Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

8.559 Comments

  1. Boa tarde!
    Tenho uma palmeira carpentária que está soltando seiva. Solicitei ajuda de alguns jardineiros, mas não consegui bons resultados. Disseram para eu colocar chá de fumo no buraco por onde a seiva saia, borrifei “melathion”. Nâo quero perdê-la. Gostaria de saber o que posso fazer para salvá-la. Moro na zona leste de São Paulo.

  2. Olá Raul Grande Mestre, tudo bem!
    Vi essa árvore em uma calçada de Campinas sua beleza e perfumes me chamaram a atenção que parei para tirar fotos.
    Gostaria de saber o seu nome e se há produtores conhecidos dessa espécie.
    Muito obrigado Raul…

    • Olá Rodrigo,

      É um algodão-do-cerrado (Cochlospermum regium). você pode conseguir mudas na Fazenda Citra – Luis Bacher – Limeira SP – http://www.fazendacitra.com.br/‎ – (19) 3451-1221 – http://www.luisbacher.com.br

      Abraços

      • Olá Raul ela é muito parecida com a algodão-do-cerrado. Como só pude encaminhar apenas uma foto, fica difícil a identificação, hoje consegui encontrá-la no livro do Lorenzi: Árvores e Arvoretas exóticas no Brasil – Madeireiras, ornamentais e aromáticas, pgs 410 e 411. É uma Gardenia, pode ser a Cornuta ou Spathulifolia, preciso confirmar pelo fruto, a achei muito ornamental.
        Abs,

  3. Olá bom dia! Caro Raul, tenho uma samambaia Chifre- de-veado que está sendo cultivada em vasos e em terra,as regas são feitas dia sim,dia não. Sempre uma das folhas amarela e cai como se tivesse podre,perdir umas 4 folhas, também notei que tem cochonilhas (brancas e bem pequenas) já usei chá das folhas do Neem com detergente neutro, mais não vi melhora.Moro no interior da Bahia,durante o dia é quente, a noite a temperatura cai mais ou menos 19°.A samambaia está na parte externa e normalmente recebe o sol da manhã.Pode me ajudar? Desde já agradeço.

    • Boa tarde Tamara,

      Talvez sejam pulgões, eles podem se tornar um problema, assim como as cochonilhas, também são um perigo. Essas pragas literalmente sugam o chifre- de-veado deixando danos.
      O chifre-de-veado produz esporos nas suas folhas inferiores, por isso é importante não molhar a sua planta com água para tentar retirar essas pragas. Em vez disso, opte por uma pulverização delicada de todas as superfícies das plantas com um sabão inseticida, o que irá eliminá-las.
      Como outras plantas de folhas grossas, o chifre-de-veado é suscetível a uma questão fúngica chamada mancha negra, também conhecida como rizoctonia, neste caso pulverize a planta com um fungicida suave.

      Abraços

  4. Olá Raul, tudo bem?
    Hoje minhas dúvidas são sobre floração em duas plantas:
    Minha yucca rostrata vai florescer e essa mesma tem 2 brotinhos na base dela, o mais estranho é que essa yucca que está florindo e tem os filhotes é a que parece a menos saudável das minhas 3 yuccas, isso teria alguma relação? Tem algum risco de ela morrer após a floração?
    A outra planta é a minha ravenala, eu devo cortar a floração dela que já secou? deixar a flor poderia enfraquecê-la? Como proceder?
    Muito obrigada!
    Carolina
    Novo Hamburgo/RS

    • Gostaria de adicionar as fotos mas não tenho mais conseguido fazer isso… obrigada!!!

    • Olá Carolina,

      Não há risco dela morrer depois da floração e o fato de ser a mais enfraquecida delas é que antecipou essa florada. É aconselhável cortar as flores assim que começarem a declinar.

      Sim, deve cortar a flor quando ela começa a degradar, evitando que frutifique e desgaste a Ravenala.

      Abraços

  5. Boa noite!
    Tenho uma pata de elefante e a secretária daqui sem querer quebrou. Tem como eu recuperá-lá? Meu maridoe eu estamos muito tristes com o ocorrido. Segue imagem

    • Bom dia Rosenilda,

      Infelizmente não a nada que possa recupera-la. Lamento muito o ocorrido.

      Abraços

  6. Minha palmeira rabo de raposa não abre a folha. Fica toda fechada igual a um tronco? O pode ser?

    • Edson,

      Isto pode ser indicio de lagartas. Faça três pulverizações, semanais, com Dimypel.

      Também pode ser uma carência de nitrogênio e de potássio e para suprir isto use:

      – 1 kg de borra de café;
      – 500 gramas de torta de algodão;
      – 60 gramas de nitrato de potássio.

      Esta mistura deve ser aplicada a uma distancia de 10 centímetros do tronco da palmeira. O solo deve ser afofado para que estes componentes penetrem melhor.

      Abraços

  7. BOA TARDE GOSTARIA DE SABER PORQUE AS MINHAS ROSAS DO DESERTO NÃO SEGURA OS BOTÕES?

    • Boa tarde Carmelita,

      Isto se deve a uma carência de fósforo, potássio e, provavelmente, cálcio.

      Faça uma pulverização com 2,5 ml em um litro de água do fertilizante Fosway a cada 30 dias e aplique no solo do vaso cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura e cascas trituradas de ovos. Em seguida afofe a terra para que penetrem melhor.

      Abraços

  8. Boa tarde Raul,
    Estou fazendo algumas mudas de ipe rosa, estao com aproximadamente 50 cm, e nas extremidades esta aparecendo uma especie de cipo ou trepadeira, e normal isso?

    • Bom dia Maria Solange,

      Não é normal esse cipó ou trepadeira. Talvez seja uma invasão de ervas-de-passarinho (Phthirusa stelis ou Phthirusa pyrifolia).

      Recomendo que as retire sem deixar fragmentos.

      Abraços

  9. Boa tarde Sr. Raul, tudo bem?
    Há quase 1 ano atrás eu pedi auxílio quanto a minha tuia holandesa, na época alguns galhos estavam ficando marrons, passado o tempo nada ocorreu com ela. Desde então ela está bem, porém ao observa-la nesse último mês percebi que ela cresceu pouco durante um ano e não está cheia de galhos como as fotos que vemos na internet. Moro em Brasília e ela pega sol pleno durante a tarde. Se possível eu gostaria de saber como lidar com ela para que fique super/hiper/mega frondosa e saber como seria o trato dela em geral, já que na internet não tem informações suficientes.:)
    Obrigada por sempre me ajudar.

    • Segue a foto

    • Bom dia Isabella,

      Na realidade a tuia holandesa prefere meia-sombra ou cerca de duas horas de sol por dia. As regas devem ser diárias, sem molhar a folhagem, deixando o substrato levemente úmido. Para adensar a folhagem dela use o fertilizante Forth Cote na fórmula 18-05-09, seguindo as instruções do fabricante.

      Isto irá melhorar sua muda!

      Abraços

  10. Bom dia Raul eu estou procurando a solução pra um problema nas minhas palmeiras reais mas não tá fácil, as folhas delas começao a secar pelas pontas e fica como se tivesse pegado fogo e estou com medo de morrao a outro detalhe faço adubação com forth palmeiras uma vez por mês des de já agradeço Obrigado

    • Boa tarde Marcos,

      Talvez o excesso de fertilizante cause esse sintoma. Examine o seguinte: se as pontas e as laterais das folhas de suas palmeiras se apresentam queimadas, mas com as nervuras verdes e estiverem inclinadas é certo que a adubação foi excessiva ou muito perto dos troncos. Também a carência de magnésio pode se manifestar dessa maneira.

      Outro motivo (raro) seria o pH alto. Alcalinidade também mostra essa característica.

      Abraços

  11. Oi minha muda de pimenta arco iris esta deitado será q ela ta morrendo o q eu devo fazer pra ela ir pra frente

  12. Oi minha muda de pimenta esta deitando pq o q eu devo fazer pra ela ir pra frente e deu uns mosquito pq ?

    • Oi Maria Carolina,

      Você mora onde? Será que não foi o frio o motivo por ela estar com esse sintoma?

      Faça uma poda suprimindo esse ramo deitado, pulverize-a com 5
      ml de creolina diluída em 10 litros de água e adube com 50 gramas de torta de algodão.

      Abraços

  13. Olá Raul
    Vc poderia me dizer o nome desta planta.

    • Olá Edialdo,

      É uma ócna (Ochna serrulata), arbusto sul-africano que pode alcançar mais de três metros de altura.

      Abraços

  14. Bom dia Raul, tínhamos uma arvore no vizinho em Itanhaém que foi cortada. Suas flores amarelas estavam lá o ano inteiro. Gostaria que você me esclarecesse o nome dessa arvore pois quero planta-la no meu terreno. Como obter muda ou semente ? Obrigado.

  15. Olá, Raul. Tudo bem?
    Ganhei uma muda de Ponkan e gostaria de saber como plantar de forma orgânica? Posso usar este mesmo procedimento para outras frutíferas?
    Te agradeço de antemão e um grande abraço.

    • Olá Valmir,

      Proceda da seguinte forma:

      – Faça um berço com 50 X 50 X 50 centímetros;
      – No fundo dele polvilhe 200 gramas de calcário dolomítico e afofe para que penetre melhor no solo;
      – Misture a terra de superfície com 50% de Forth Condicionador Solos e 100 g de superfosfato simples, associado com 5 kg de esterco bovino, 500 gramas de farinha de ossos e o equivalente a 5 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura;
      – Plante a ponkan e regue.

      O procedimento pode ser usado para outras frutíferas.

      Abraços

      • Obrigado, Raul.
        Tenha uma boa semana.

        • Você merece, Valmir.

          Abraços

  16. Boa tarde, fiz algumas mudas recentemente e parecia que estava indo tudo bem. No entanto, quando troquei as mudas para um vaso maior, apareceram algumas mudinhas com as folhas escuras e ou tipo queimadas. O que devo fazer?

    • Bom dia Neto,

      O excesso de fertilizantes e de calor pode causar esse sintoma, assim como as regas nos horários de sol forte.

      Outro fator que resulta em folhas queimadas é o pH muito baixo, nesse caso um pouco de calcário dolomítico resolve.

      Abraços

  17. Boa tarde Raul, tudo bem? Parabéns pelo site e à disposição em nós ajudar. Faz tempo que acompanho seu trabalho e inclusive já usei algumas dicas. Ocorre que dessa vez não encontrei nada ainda, minha jabuticabeira teve ferrugem e se curou um tempo atrás, agora ela tá com muitas folhas mas os frutos não vingam. Nem chega a dar flor. As jabuticabas iniciais, verdinhas acabam secando.. mesmo usando forth flores. Oq será que devo fazer?? Moro em Curitiba/PR. Segue a foto.
    Muito obrigada desde já :)

    • Olá Ana Carolina,

      Agradeço o reconhecimento!

      Jabuticabeiras que crescem em solos com excesso em nitrogênio
      florescem e frutificam menos, têm suas raízes pouco desenvolvidas e são propensas ao ataque de pragas. Outro fator pode ser a irrigação deficiente. A jabuticaba é muito dependente das regas diárias e abundantes.

      Faça uma adubação usando;

      – 1 kg de farinha de ossos;
      – 1 kg de torta de algodão;
      – O equivalente a 6 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura;
      – 150 gramas do fertilizante Forth Frutas;
      – Pulverizar com Fosway, seguindo as instruções da embalagem.

      Esta adubação deve ser feita na projeção da copa e a uma distancia mínima de 15 centímetros do tronco principal, para não afetar a muda.

      Abraços

  18. Olá Raul, tudo?
    Comprei uma muda de orquidea arundina, bem alta com brotos laterais e flores, mas depois em casa o que achei que fosse sujeira não saiu tentando limpar. O que seriam essas manchas? Vc acha que tento um tratamento ou elimino a muda e nem planto :( pois tenho outras arundinas plantadas já e saudáveis, e iria plantar esta muda junto…
    Obrigada!

    • A foto não foi, tentando enviar novamente, se não for tento depois de novo…

      • Tentando enviar a foto novamente :)

        • Bom, acho q a foto não vai ir mesmo… mas as manchas são pretas, no caule e folhas.
          Obrigada!

    • Olá Carolina,

      Pena, as fotos não chegaram até nós. Mas penso que essas manchas podem indicar algum fungo. Tente fazer três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy. Isto pode eliminar o sintoma.

      Abraços

      • Ok Raul muito obrigada :)

  19. Tentando enviar a foto da palmeira.

    • Não vai mesmo, não entendo o por quê! É a primeira vez que isso acontece. Tenho que tirar outra foto. Desculpe o incomodo.

      • Puxa vida! Continue tentando, Catalina.

  20. Olá Raul.. sou de Niterói… a um tempo atras fiz uma pergunta a respeito de bolinhas amarelas na terra da minha árvore da felicidade. Não sei se isso tem alguma ligação, porém, ontem apareceu isso tanto na árvore da felicidade quanto em um mini Limoeiro que estou cultivando. Não sabia oque era e resolvi tirar essa foto… no outro dia abriu um cogumelão amarelo… Li algumas coisas sobre, mas prefiro a opinião do especialista.. RS oque me indica fazer?? Como tratar?? A minha preocupação maior é com o Limoeiro, se afetará os frutos… Fico no aguardo amigo.. grande abraço.. obrigado!

    • Olá Victor,

      Essas bolinhas amarelas que aparecem na terra são conhecidas como pérola-da-terra, uma cochonilha que se localiza nas raízes das plantas e se alimenta delas sugando a seiva, o que faz com que as plantas morram. O inseto se espalha através das mudas contaminadas.

      Os inseticidas que contém neonicotinóides, derivados da nicotina, são os mais indicados para controlar essa praga. Mas recomendo a retirada manual delas, caso seja possível.

      Abraços

  21. Bom, não consegui mandar a foto da palmeira no Replay. Seria porque ó é permitido mandar 1 única foto?
    Tentando assim agora.

  22. Boa Noite Raul, Duas perguntinhas:

    O que devo fazer com gerânios pendentes quando ficam com folhas só nas pontas?

    E, por favor, saberia o nome da palmeira da foto que vou enviar a seguir?

    Muitíssimo obrigada e grande abraço

    • Esta é a palmeira, Raul

      • Nova tentativa.

      • A palmeira se recusa a ir, vamos ver agora

    • Bom dia Catalina,

      As fotos da palmeira não chegaram até nós. Esses gerânios precisam de poda e de uma adubação completa com o fertilizante Forth Flores, usando uma colher de sobremesa diluída em 2 litros de água. Faça esta adubação semanalmente. Eles ião reagir bem.

      Abraços

  23. Os frutos da jabuticabeira estão cobertos por pozinhos brancos como na foto e as filhas estão secando. Por favor, me oriente.

    • Giselle,

      A aplicação de enxofre em pó molhável, é o recomendado nesses casos. Outra maneira de controlar esse problema é fazer uma poda de limpeza, retirando os ramos doentes, em excesso, os quebrados e os mal posicionados, a fim de arejar e aumentar a insolação interna da copa. É importante não deixar faltar água a jabuticaba e aduba-las com esterco de curral curtido.

      Abraços

  24. Olá Raul, tudo certo? Sem querer cliquei pra enviar antes de terminar minha pergunta hahah

    Moro em São Paulo, em um apartamento.
    Tenho uma peperômia rosso e estou tendo alguma dificuldade em mantê-la bem. Ela está ficando meio murcha, as folhas estão meio opacas e moles (quando comprei estavam bem verdinhas, brilhantes e duras). Além disso, essa semana quando fui regar reparei que no pratinho dela existiam uns bichinhos brancos minúsculos, quase imperceptíveis, parecem um grão de poeira, menores que uma migalha de pão. São bem pequenos mesmo!
    Procurei na internet e só encontrei imagens de cochonila, pulgão, mosca branca… não é nenhum desses. Tem ideia do que pode ser? Infelizmente não tenho uma foto pra te mandar, a câmera do meu celular não conseguiu capturar a imagem deles, de tão pequenos.

    Além disso, como manter a peperômia rosso bem? Não deixo ela tomar sol direto e costumava regar 2 vezes por semana, mas li que ela costuma ser fácil de apodrecer as raízes então diminui a rega pra 1 vez por semana. Mesmo assim, não vi nenhuma mudança pra melhor, e acredito que esses mini bichinhos estejam contribuindo pro problema. Você pode me ajudar?
    Desde já agradeço.

    • Olá Marcela,

      Esses bichinhos podem ser ácaros brancos ou nematoides. No primeiro caso pode ser controlado aplicando enxofre a 40%, a cada 10 dias. Se o problema for nematoides pulverize com o extrato pirolenhoso da marca Mokussu.

      Acho que isto pode colaborar com a recuperação de sua peperômia.

      Abraços

  25. Olá Raul

  26. Bom dia Rául , como vai? A monha palmeira canariense está com uma praga . Como faço para cura-lá Os bichos sã estes . Desde já agradecida é um forte abraçp

    • Boa tarde Eliana,

      Parece um tipo de broca. Realize pulverizações semanais com Dimypel ou com Agree, inseticidas biológicos a base de Bacillus thuringiensis, visando atingir as brocas antes que penetrem no interior da palmeira.

      Abraços

  27. Boa noite Raul comprei terra para colocar no meu canteiro de flores, já tinha usado metade do saco e comecei notar umas bolinhas amarelas que ao estourar saia um tipo de água. Ao pesquisar na internet vi se tratar de cochonilla pérola da terra. Comecei a tirar a terra mas estou com receio de ainda ter ficado algumas. Como faço agora? Tem algum produto que eu possa passar na terra dos canteiros. Estou muito preocupada. Muito obrigada Salette Itapetininga/SP

  28. Olá Raul, poderia me dar umas umas orientações, por favor?

    Gostaria de saber se seria bom podar plantas como a verbena, a portulaca a lobélia para estimular florescimento.

    Pergunto também o que pode ser isso que aparece no lado de baixo das folhas das peperomias e como resolver isso. Envio uma foto de duas folhas de uma peperomoa obtusifolia.

    Muito agradecida e um abraço.

    • Olá Catalina,

      As verbenas, as portulacas e as lobélias podem ser estimuladas cortando as flores velhas. Isto impedirá que elas frutifiquem e soltem sementes, garantindo mais floradas.

      Sua Peperomia obtusifolia está sendo afetada por fungos, pulverize três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy, tomando o cuidado de alcançar as duas faces das folhas.

      Abraços

  29. Raul bjo no coração.Primeiro tenho um brejo no meu sítio quero aproveitar pra fazer uma plantação de copo de.leite.Como devo proceder.Segimdo aproveitar uma parte desse terreno uma plantação de roseira pra comercializar.Me ajuda. Preciso fazer um curso bom de lago me indica alguém.Obrigada.

  30. Oi Raul beijo no coração! Raul tenho um brejo que quero transformar em um plantio de corpo de leite,tenho que melhorar alguma coisa no solo. Ou aproveitar outro espaço do meu terreno pra um plantio de rosas isso pra eu comercializar.

    • Olá Claudia,

      O copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica) pode ser cultivado nesse brejo, apenas enriqueça o solo usando 400 gramas de torta de algodão por m².

      Para as roseiras, prepare o terreno oito dias antes de iniciar a plantação, usando 10 litros de esterco de gado curtido e 100 gramas de farinha de ossos por metro quadrado. Afofe o solo até 30 a 40 cm de profundidade e plante as mudas de roseira.

      Para fazer um curso de lagos fale com Rogério Bernardes: https://www.jardinselagos.com.br/ ele é craque!

      Abraços