Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

8.808 Comments

  1. Como acabar comfungos da acácia

    • Eliana,

      Existem centenas de fungos que atacam as plantas e a Acácia pode ter sido infestada por manchas foliares de Colletotrichum, Cercospora, Costra rosada, Roya foliar, etc.

      Em principio pode tratar sua árvore misturando 3 partes de água com 1 parte de Leite de Magnésia Phillips e pulverizando com essa solução.

      Talvez isto possa resolver.

      Abraços

  2. Plá Profesdor Raul , boa tarde !

    Como combater Pulgão e lagartas das Couves ?
    Abs

  3. Olá ,
    Como adubar meus coqueiros p produzirem mais Rápido no Sitio ?

    Como combater Fumagina nas Laranjeiras ?

    Aguardando seu retorno !!
    Adorei sua Palestra em São Paulo !!
    Arq Noemi

    • Olá Noemi,

      É muito bom saber que gostou da minha palestra!

      Para estimular a produção do coqueiro deve adubar com o fertilizante Forth Coqueiros a cada 90 dias e regar uma vez com 2 colheres de sopa de sais de Epsom dissolvidas em 1 litro de água e 700 gramas de esterco de galinha.

      Para combater a fumagina lave as folhas com uma calda de sabão de coco e posteriormente pulverize com óleo mineral a 1%.

      Abraços

  4. A tuia holandesa fica melhor no jardim ou em um vaso grande, paea não amarelar as folhas.
    A minha está no jardim, mas as folhas estão amarelando.
    Posso tirar as folhas anareladas e elas brotarao outra vez. Eka estáccom mais ou menos 1,50 cm.

    • Jandura,

      Ela pode desenvolver mais quando cultivada diretamente na terra. O amarelamento é causado pelo excesso de sol ou por muita umidade nas folhas, que não devem ser molhadas quando é regada.

      Essas folhas amareladas podem ser retiradas.

      Abraços

  5. Bom dia, plantamos uma palmeira rabo de raposa em frente à nossa casa, porém tenho a impressão que ela está morrendo pq estou achando ela meio seca, é normal ficar assim? Obrigada

    • Boa tarde Micheli,

      Não é normal que sua rabo-de-raposa apresente esse sintoma. Talvez ela tenha sofrido com o transplante ou com excesso de fertilizantes. Neste último caso regue a palmeira diariamente, tomando o cuidado de molhar, também, a coroa foliar. Use 100 a 200 mL/100 L de água do fertilizante Absolut’s para pulveriza-la três vezes a cada 30 dias.

      Abraços

  6. Bom dia! Rau gostaria de saber que planta e essa?

    • Boa tarde Elia,

      Acredito que você deve ter enviado uma foto para identificar a planta, mas não chegou até nós. Tente novamente.

      Abraços

  7. Paulo Blumenau Santa C.

    • Hola.
      Sou Paulo de Blumenau-SC
      Gostaria de saber porque as minhas cabeludinhas ficam com esse pontos pretos igual aos da imagem

      • Olá Paulo,

        Esse sintoma é causado pela antracnose, que pode infectar frutos com ou sem ferimentos. Aparece na fase de maturação. Os frutos da cabeludinha atacados pela doença amadurecem mais rápido do que os sadios.
        Há uma formação de lesões escuras e deprimidas em condições de alta umidade. Geralmente, a polpa não é afetada, exceto quando os frutos são expostos a altas temperaturas ou quando se encontram em adiantado estágio de maturação.

        Faça pulverizações com Mancozeb, seguindo as instruções da embalagem.

        Adube, também, com 4 kg de composto orgânico feito de esterco de galinha curtido e 30 gramas de NPK 10-10-10. Distribua os nutrientes à 5 cm superficialmente e a 20 cm do caule.

        Abraços

  8. Esqueci de mencionar na pergunta anterior, sou de São Paulo/Capital.

  9. Olá senhor Raul, tudo bem? Depois de muitas pesquisas como uma iniciante de varanda de apartamento completamente perdida com suas plantinhas, encontrei esse blog e acho que encontrei uma luz no final do túnel! Acho que com toda essa sua experiência possa me ajudar a não perder minhas plantinhas.
    Estou com um problema aqui que eu acho que é ácaro! Começou em uma floreira com dois pezinhos de morango e até eu conseguir descobrir o que era e tratando com a calda de fumo que foi tão eficiente pra os pulgões, ele se espalhou para um manacá da Serra e um jasmim gardênia. São bichinhos minúsculos, branquinhos, só consigo vê-los quando o dia está muito claro e se passo o dedo por cima eles andam.
    As plantas estavam indo muito bem.
    O morango de repente começou a ficar com as folhas com uma cor estranha, depois fica marrom pelas bordas até que caem. No manacá e no jasmim, amarelam, apodrecem, caem e as folhas novas nascem meio deformadas e retorcidas, e com esses mesmos bichinhos.
    Pesquisei muito na internet.
    Tentei o Enxôfre dimmy, fiz varias aplicações a cada dois dias, uma colher de sobremesa rasa em 500 ml de água, borrifando principalmente no verso das folhas onde os bichinhos ficam mais. Melhorou um pouco, mas ainda caiam folhas e sempre que olhava ainda via folhas novas nascendo esquisitas ou apodrecendo.
    Depois tentei outra sugestão, a cada três dias, umas quatro aplicações, 1 colher de detergente, 01 de óleo vegetal para um litro de água. Mas ainda acho que não está 100 por cento. Mando umas fotos.
    Coloquei húmus de minhoca na terra, farinha de osso com torta de algodão, para dar uma ajudinha.
    O morango está bem comprometido, acho que vou perdê-lo, mas será que tem algo que possa fazer para resolver mesmo este bichinho?
    Desde já agradeço sua atenção!

    • Boa tarde Ana Lúcia,

      Os ácaros são geral muito pequenos, possuem oito pares de patas; existem milhares de espécies, entre elas, os carrapatos e os causadores de sarnas. Os que atacam as plantas são: o branco, o rajado e, especialmente, o vermelho, que provoca o aparecimento de manchas avermelhadas no dorso das folhas em
      posição oposta à das colônias, que vivem na parte inferior,
      evitando a luz solar.
      Com o tempo, a folha necrosada cai. Outro dos sintomas são
      as verruguinhas que aparecem formando um empolamento na
      superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha.

      O controle deles pode ser feito através do fungo Beuveria bassiana, ou pulverizando com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal virgem + enxofre), ou com o inseticida rural Natural Camp ou com Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta), também o biofertilizante PF, o Bovenat PM, e o Boveril B103, da Itaforte, surtem um bom efeito no combate dos ácaros.

      Outra forma de combate-los é com o Nim-I-Go, um repelente natural à base de óleo de Neem, óleo de Karanja, pimenta malagueta, artemísia, alho e urucum. E, também, 1 colher de sopa de farinha de trigo em 1 litro de água, para pulverizar as folhas, é bastante eficaz.

      Acho que estas são as melhores formas de vencer o ataque de ácaros.

      Abraços

      • Olá Sr. Raul! Sou de São Paulo, capital e Agradeço muito a atenção dedicada a todos aqui e por todas as explicações que me passou!
        Eu tentei o Enxôfre dimmy, o po que dilui em água, mas talvez tenha errado na quantidade. Usei uma colher de sobremesa rasa em 500ml de água. Qual você sugeriria? Uma quantidade para um litro de água e a periodicidade de aplicação? Acrescenta alguma outra coisa pra ajudar na fixação?
        Alguns dos outros produtos indicados, como para mim é tudo muito amador, pesquisei na internet, mas tive certa dificuldade de encontrar.
        No início eu via uns bichinhos, muito pequenos, parecem pontos brancos, quando encostava neles, eles andavam, por isso descobri que eram bichos.
        No início achei que as folhas estavam caindo depois da floração, demorei a encontrar estes bichinhos. Hoje não vejo mais, mas as folhas ainda nascem estranhas e estão amarelando, apodrecendo e caindo. Não estou conseguindo carregar fotos por aqui, uma pena. Pode até ser que não seja o tal do ácaro, e tenha achado semelhança nas descrições dos sintomas que encontrei, mas interpretei errado.
        Vou tentar postar as fotos novamente!
        Obrigada novamente!!!

        • Morango, ou o que restou dele.

          • Como o Manacá está depois de perder bastante folhas

            • Como as folhas do Manacá vai ficando e asnices folhas que já nascem esquisitas

          • Verso da folha do morango

            • Folhas que nascem com formato esquisito no jasmim gardênia .
              Desculpe esse tanto de fotos, mas acho que não saberia explicar melhor o que acontece!
              Obrigada!

        • Olá Ana Lúcia,

          A dosagem do enxofre Dimy que utilizou está correta. Talvez tenha que encurtar os períodos para cada 2/3 dias por 15 dias.

          A foto das folhas do morangueiro estão sendo atacadas por um fungo, talvez rizoctônia. Neste caso use o Ecotrich da Ballagro, um fungicida biológico que combate esta doença.

          Abraços

  10. Boa tarde! Raul, é um grande prazer conhecer o senhor tenho aprendido muito com as perguntas dos colegas, sou do interior de São Paulo, Pacaembu, minha duvida consiste em: há uns 4 meses comecei a me encantar com as plantas, e de cara fui plantando varias plantas, temperos etc, ocorre que o meu quintal é todo cimentado e tive que comprar terra vegetal para meus vasos e há um mês percebi a presença de mosquitinhos (parece os de fruta, aqueles que atacam no final da tarde alguns conhecem como mosquitinhos de cachorro) até borrifei óleo de neem, mas não adiantou muito, já que eles estão em praticamente todos os vasos gostam de umidade, então, para minha tristeza tirei a planta do vaso e no interior dele em sua terra e próximo a raiz estão cheios inclusive encontrei uma larva (parecida com minhoca, mas não era), como faço para acabar com isso? Esses insetos faz mal as plantas? alguns conhecidos informaram me de que algumas terras são vendidas contaminadas? Eu teria que troca a terra de todos os vasos (são muitos)? E minha outra pergunta é em relação a um antúrio ficava dentro de casa pareceu umas marcas de ferrugem atrás das folhas e uma outra apresentou manchas marrom, será que seu passar sulfato de cobre resolve o problema? Obrigada pela atenção!

    • Segue a foto do antúrio

      • Outra foto do antúrio, só uma observação eu tirei essa folha e coloquei a planta fora de casa. Mas uma vez obrigada.

    • Boa tarde Edilene,

      A armadilha adesiva X-315, da 3M e a armadilha Mc Phail, com atrativo de proteína hidrolisada diluído em água a 5%, são muito eficientes nesse caso, eliminando os mosquitinhos. Também pulverizações com óleo de Neem ou com o inseticida rural
      Natural Camp ou o Combat (composto por Neem,
      citronela e pimenta), resolvem esse problema.

      Para controlar o fungo que infestou seu antúrio pode usar o sulfato de cobre pulverizando três vezes, semanalmente.

      Abraços

      • Obrigada! Irei seguir suas recomendações, que Deus o abençoe sempre.

        • Eu que agradeço sua pergunta, Edilene!

  11. Olá, Raul! Como vai?
    Gostaria de saber se pode me ajudar.
    Essas duas plantas seriam a mesma espécie ou são diferentes?
    Muito obrigada. Abraços

    • Essa é a outra planta

      • Olá Lara, tudo bem comigo e com você?!

        Acho que se trata da mesma espécie: Sansevieria trifasciata ‘Hahnii’

        Abraços

  12. Bom dia se Raul! A folhas da minha rosa do deserto estão com essas manchas

    • Boa tarde Paola,

      Não chegou a foto de sua rosa-do-deserto. Mas se as folhas estão manchadas, faça pulverizações com Fulland, um fertilizante mineral composto por fósforo, enxofre e cobre, além de uma adubação com torta de algodão, que irá fornecer os nutrientes necessários para a muda enfrentar essa doença.

      Abraços

  13. Boa Noite Sr.Raul!

    Por gentileza,
    Tenho um muro alto de 4 m,litoral norte, recebe muito sol, mas preciso deixá-lo verde. Pensei na hera japonesa, mas tem a piscina e quando as folhas cairem… Então pensei na hera inglesa, minha preocupação é saber se as raizes são agressivas. Caso tenha outra sugestão agradeço imensamente.
    Grata
    Dulcinéia

    • Boa tarde Dulcinéia,

      Sim, tenho outras sugestões para cobrir esse muro sem ser, necessariamente, uma trepadeira. Seguem algumas plantas de formato estreito e altas que podem dar uma boa perspectiva sem tomar espaço:

      Polyscias guilfoylei – arália-cortina
      Schefflera actinophylla – cheflera-alta;
      Bauhinia galpinii – bauínia-vermelha (FOTO);
      Dracaena fragrans massangeana – pau-d’água;
      Aglaia odorata – aglaia.

      Abraços

      • Grata pela sua atenção.
        Vou plantar a aralia cortina. Creio que ficará perfeita.

        • Você mereces, Dulcinéia.

          Vai sim!

  14. Boa Tarde!

    O que devo usar em jardim quando está nas condições mostradas nas fotos.

    Agradecemos.

    Fortaleza – Ceara

    • Boa tarde Eugenia,

      Infelizmente as fotos não chegaram até nós. Tente novamente.

      Abraços

      • Bom Dia!

        Segue fotos novamente.

        Sr. Raul, o adubo e a ureia resolve para melhorar a grama, em algumas partes já não tem mais, seria bom plantar um pouco de grama nesses locais?

        • Boa tarde Eugenia,

          Nas áreas onde não há mais grama é interessante fazer um novo plantio. Em seguida pode fazer uma cobertura de 1 centímetro composta de 70% de areia de construção e 30% de Forth Condicionador Gramados e 30 gramas por metro quadrado do fertilizante Dimy Grass.

          Esta cobertura pode ser repetida a cada 20 dias até lograr um gramado verdejante.

          Abraços

      • tentando enviar a foto.

        • segunda foto

  15. Hola, boa tarde.
    Gostaria de saber que doença é essa que deu nas cabiludinhas. É um ponto preto que dã nas frutas e elas começam a cair. Ontem apanhei algumas e escolhi aquelas que não tinham nenhuma mancha preta e hoje elas já estavam assim.
    Segue foto.
    Atenciosamente
    Paulo Testoni

    • Olá Paulo,

      É um fungo. Pode-se usar o fungicida microbiológico a base de
      Trichoderma (há várias marcas: Trichodermil, Bio Trich, etc.) e concomitantemente pulverizar com Fosway.

      Isto irá resolver essa doença.

      Abraços

  16. Boa tarde Raul! Mais uma vez preciso sua preciosa ajuda.
    Minha jabuticabeira não está segurando os frutos…só alguns maiores . Nos outros anos não aconteceu isso. Obrigada pela ajuda! Um abraço.

    • Boa tarde Dirce,

      E mais uma vez estou aqui para ajuda-la.

      A borra de café é rica em matéria orgânica, possui ainda alto
      teor de nitrogênio e potássio, resulta uma opção quando associado com esterco animal e um bom condicionador, por causa de sua fina granulometria. Ela pode ser usada junto às cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, além de sulfato de potássio.

      Isto fornecerá o potássio necessário para que os frutos amadureçam sem cair.

      Abraços

  17. Tenho esta planta aqui eu acho q é comigo ninguem pode, mas nao tenho certeza, e ela parou de dar folhas, isso é normal ? tem alguma forma de podar pq acho q ela ta muito grande.

    • Sim Fabio,

      Pode cortar o tronco a um palmo para cima do tutor que a sustenta e aduba-la com o fertilizante foliar Foligreen na fórmula 24-12-12.

      Abraços

  18. Olá Raul o meu Manacá da Serra Anão está com essa praga, o que é, e o que fazer para eliminar e como evitar nova infestação,tem em frente e ao lado da minha casa muitas plantas e uma mini praça bem arborizada sou de São Paulo Capital. Obrigada

    • Olá Tabata,

      Para combater esses insetos use calda de fumo.

      Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e diluir em 5 litros de água. Em seguida pulverize.

      Abraços

  19. Olá Raul , tudo bem ??

    Plantei uma palmeira rabo de raposo já é a segunda que planto , a primeira as folhas secaram e a palmeira morreu a outra qe plantei agora tem um mês estavam com seus galhos lindos qdo plantei dois galhos secaram completamente .
    A pergunta é …. posso cortar esses galhos secos ?? E será qe ela vai sobreviver ??

    • Segue a foto da palmeira Rabo de raposo .

    • Olá Nilvia,

      A foto não chegou até nós, infelizmente.

      Possivelmente a primeira palmeira sofreu com o transplante e esta está passando por uma etapa parecida.

      Pode podar essas folhas secas e regue-a diariamente, molhando também toda a coroa foliar.

      Vamos torcer para que ela sobreviva.

      Abraços

  20. Raul, bom dia. Tudo bem?
    Preciso de uma orientação: tenho uma heliconea e as folhas estão apresentando pintas marrons nas folhas. O que vc me sugere?

    • Boa tarde Julieta,

      Trata-se da mancha de phoma. Se caracteriza pelas máculas pardas irregulares que afetam as folhas.

      Tratamento:

      – Retire na medida do possível as folhas contaminadas e queimá-las;
      – Faça 3 pulverizações com sulfato de cobre, uma a cada 15 dias, diluindo 10 ml em 1 litro de água;
      – Regue uma vez diluindo 30 g de sulfato de potássio em 1 litro de água;
      – Pulverize, para completar, com bórax.

      Abraços

  21. Olá, gostaria de saber o que pode ser esse problema que apareceu na glicinia da nossa área no sitio, é semelhante a que aparece nesse video:
    https://www.youtube.com/watch?v=yZ3e4k-J91Q

    • Olá Jocemar,

      Trata-se de cigarrinhas. As bordas das folhas ficam viradas
      para baixo e, em casos mais severos, ocorre o amarelecimento
      das margens delas e em seguida o murchamento e seca, em anos
      chuvosos, surgem na primavera e, em anos secos, aparecem no
      início do verão. Pode transmitir doenças de origem viral e clorose.
      No estágio jovem ficam protegidas por uma espuma branca-amarelada característica.

      O Metanat PM, o Metarril da Koppert e o Metarriz Biocontrol, controlam bem essa praga.

      Abraços

  22. Olá, Raul! Moro em Florianópolis, SC. Há algum tempo minha jabuticabeira híbrida de uns dois anos de idade tem tido manchas marrons nas bordas das folhas. Muitas folhas e brotos caíram depois de ficar pretos, a ponto de ela ficar quase pelada. Achei que o problema era rega em demasia, então passei a controlar mais, diminuí um pouco a quantidade de água, mas sem deixar a terra secar totalmente. Olhei as raízes e elas não estavam apodrecendo. Mas minha planta continua a perder as folhas. A terra dela é boa, com humus de minhoca e utilizei neem e fertilizante npk 10-10-10 bem diluído há algum tempo. Nada resolveu. O que será que devo fazer?

    • Olá Haíra,

      Indico uma poda que permita maior arejamento e insolação interna da copa dessa jabuticabeira, o que irá colaborar para a formação de um ambiente que desfavorece a existência desse fungo que aparece na foto. Também recomendo que elimine frutas doentes, inclusive as que já secaram.

      As pulverizações feitas com o fertilizante Forth Solúveis
      Produtivo dão resultado. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes.

      Abraços

  23. Oi adubei minha planta com npk e de repente ficou assim.

    • Elaine,

      A foto não chegou até nós. Qual é a planta? Que fórmula de NPK usou?

      Aguardamos uma complementação de sua pergunta.

      Abraços

  24. Boa tarde Sr. Raul! Encontrei alguns bichinhos na minha Tuia, poderia me ajudar a identificar o que é e como eliminar? Desde já te agradeço imensamente!
    Nova Serrana-MG

    • Boa tarde Stephanie,

      São percevejos. Alimentam-se da seiva e injetam uma saliva tóxica, provocando a secura das folhas. Podem, também, transmitir fungos e outras doenças. Os ovos em forma de barril surgem alinhados na página inferior das folhas.

      Três pulverizações, semanais, com óleo de neem, resolve essa infestação.

      Abraços

  25. Minha trepadeira jade verde produziu seu PRIMEIRO cacho. Porém, caíram vários botões antes de abrir completamente. Quando as flores abriram, num prazo de 04 dias caíram todos e as folhas não param de cair, inclusive as verdes /novas. Estou em Belo Horizonte/MG e ela toma muito sol. Não encontrei um motivo na internet.

    • Rafael,

      Ácaros, percevejos, pinta-preta e outros fatores como deficiência de potássio podem ocasionar esses sintomas.

      Remova as folhas infectadas, depositados no solo. Crie uma cobertura morta na área da projeção da copa. Pulverize
      com ureia as folhas caídas, sua decomposição poderá ser
      acelerada, diminuindo a infestação. O Forth Cobre supre as
      necessidades de cálcio, cobre e enxofre.

      Pulverize três vezes, semanalmente, com óleo de neem e pulverize, também, alternadamente com Forth Solúveis Produtivo, na fórmula 10-02-30.

      Abraços

  26. Ola sr Raul, eu esqueci de mencionar q qndo matei o inseto da minha gynura, veludo roxo, ele soltou um cheiro horrivel e identifiquei no google como sendo percevejo marrom atraves da foto q tirei… ql tipo de inseticida ou remedio uso pra isso? Obrigada e desculpa a falha.

  27. Ola, esses dias encontrei 2 desses bichinhos na minha planta veludo roxo, oq poderiam ser? Obrigada

    • Olá Adriana,

      São besouros. Coloque 5 pimentas malagueta em um vidro, acrescentando 200 ml de álcool para cobri-las, feche o frasco e deixá-lo curtir longe da luz por mais ou menos 3 dias. Depois desse tempo o extrato já pode ser utilizado ou guardado em um local escuro. Normalmente 3 colheres de sopa desse extrato, por litro de água, é suficiente para pulverizar sua planta, repetindo a operação semanalmente por 3 vezes. Faça isto bem cedo de manhã ou no final da tarde, de modo a molhar totalmente as folhas por baixo e por cima e não
      regar a planta, molhando as folhas, por, pelo menos, 12 horas.

      Abraços

      • Pode molhar as folhas mesmo a gynura nao gostando q caia agua nas folhas dela?

        • Adriana,

          Na verdade a Gynura não tolera bem a água nas folhas.

          Abraços

      • E existe algum outro tipo de produto para comabater esses besouros? Obrigada

        • Sim Adriana,

          Existe e é a armadilha adesiva X-315, da 3M e as armadilhas adesivas da Promip, na cor amarela.

          Abraços

  28. Moro em Cotia. Tenho um muro c unha de gato e há alguns meses, áreas desfolharam e os galhos parecem secos. Algumas folhas , próximo ao solo, tem manchas brancas. Há remédio p isso?

    • Sim Maria Cristina,

      Faça três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy. Isto controlará esse fungo.

      Abraços

  29. Olá Por favor qual preparo da terra no vaso para plantar a Leea Rubra?

    • Olá Izolda,

      Pode usar o Forth Condicionador Floreiras junto com uma colher de sobremesa diluída em um litro de água do fertilizante Forth Jardim.

      Abraços

  30. Boa tarde!
    Tenho uma palmeira carpentária que está soltando seiva. Procurei 2 jardineiros que me mandaram colocar no furo chá de fumo, outro borrifar melathion (não sei ao certo se é assim que se escreve), contudo não obtive bons resultados. Gostaria de saber o que posso fazer para salvá-la. Moro na zona leste de São Paulo

    • Boa tarde Genir,

      Sua palmeira foi atacada por brocas. Pulverizações com
      extrato pirolenhoso afastam esses besouros, assim como a armadilha adesiva X-315, da 3M e as armadilhas
      adesivas da Promip, na cor amarela.

      Abraços