Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

8.809 Comments

  1. Bom dia, Raul

    Onde posso encontrar o Tinhorão da foto anexada?

    Abraços e obrigada

    Vania
    Botucatu SP

  2. Raul me ajude minha pata de elefante está doente , ela está com aqueles bichinhos brancos , limpei todas as folhas e tive que tirar varias pois estavam praticamentes soltas . Eu molho pouco ela não sei oque está acontecendo , tenho ela a 10 anos . Olhe a batata será que está doente ? Tirei uma casca e por baixo achei meu esfarelada ( foto) . Se puder me orientar lhe agradeço. Moro em Curitiba

    • Fotos

    • Foto do caule com branquinhos

      • Não consigo enviar a foto

    • Patricia,

      Pincele o tronco de sua pata-de-elefante com pasta bordalesa (feita com 1 kg de sulfato de cobre, 1 kg de cal virgem e 10 litros de água), faça isto de modo a penetrar bem nas fendas do tronco. Isto irá solucionar o problema.

      Abraços

      • Obrigada pelo retorno, posso passar na batata ? Usei o óleo de neem adianta ??

        • Patricia,

          Pode passar na batata. O óleo de neem não é muito eficaz nesses casos.

          Abraços

          • Obrigada Raul olha a minha doentinha .

            • Siga minhas instruções, Patrícia.

              Abraços

            • Obrigada Raul

  3. Olá, Raul, tudo bem? Moro em São Paulo capital, tenho um Manacá palntado em um vaso. Recebe sol quase que o dia inteiro, há vento também. Ele deu a primeira florada e nunca mais aconteceu. E as folhas dele começaram a aparecer queimada nas pontas e enrolar. E agora estão manchadas e depois ficam amarelas. Não há sinal de filhinhas novas. Quero salvá-lo. O que posso fazer? É fungo? Abraços, e muito obrigada!

    • Olá Paula,

      É um tipo de ferrugem. Pode e destrua as folhas atacadas e não molhe a parte aérea do manacá. Pulverize três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy e faça uma adubação com 50 gramas de sulfato de potássio.

      Abraços

      • Muito obrigada, salvarei meu manacá!!!!

        • Você merece, Paula!

          Abraços

  4. Olá Raul, boa tarde!!

    Olá, boa tarde!
    Colhi sementes de palmeira azul que estavam no chão (casca seca) e fiz todo processo descrito no site, mas nenhuma germinou.

    Tenho que colher ainda verdes para fazer o processo?

    Em quanto tempo elas germinam?
    moro na região sudeste na zona da mata de Minas Gerais na cidade de Cataguases.
    Obrigado e aguardo.

    Obrigado, pela atenção !

    • Olá Sonia,

      A semeadura é feita em vasos com 50% de substrato e 50% de areia, mantendo umidade e em área sombreada. As sementes, limpas da polpa, não devem ser enterradas, e sim cobertas com uma camadinha dessa mistura. A emergência demora de 2 a 4 meses. Após o desenvolvimento da segunda folha, a palmeirinha poderá ser colocada em vasos individuais.

      Abraços

  5. Boa noite comprei uma palmeira ela estava com pontinhos amarelos se alastrou em todas outras perto não sei como combater as pragas está nela me ajude por favor.

    • Boa tarde Márcia,

      Esses pontinhos amarelos indicam um tipo de ferrugem. Pulverize três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy.

      Abraços

  6. Prezado Raul,
    Boa tarde!

    Moro em Nova Lima/MG, comprei algumas mudas de jabuticabeiras Sabará e, apesar de muito ter procurado, encontrei apenas mudas com algum grau de estiolamento. Apesar disto, os troncos estão bons, com um grande pote/torrão e creio que as raízes não estão enoveladas.

    O que vc me sugere para melhorar o estiolamento após o plantio das mudas?

    Muito obrigado novamente e um forte abraço!
    Henrique

    • Boa tarde Henrique,

      Plante-as em um local ensolarado usando no momento do plantio:

      1 kg de farinha de ossos;
      1 1/2 kg de torta de algodão;
      3 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

      Isto estimulará o desenvolvimento delas de forma mais robusta.

      Abraços

  7. Boa tarde Raul . Minha mussaenda branca está dando umas manchas escuras na flor. O que pode ser e como posso tratar? Agradeço sua ajuda.
    Kátia

    • Boa tarde Kátia,

      Isto pode indicar ataque de percevejos, pulgões ou oídio. Pulverize três vezes, semanalmente, com óleo de neem, intercalando com uma solução feita com 10% de leite azedo e 90% de água pura.

      Abraços

  8. Heliconias com furos nas folhas…o que devo fazer???

    • Iramir,

      Foi um ataque de lesmas. Embeba um pano com cerveja ou leite ou espalhe cascas de mamão ou melancia para atraí-los; procure-os à noite com uma lanterna e elimine-os polvilhando sais de Epsom.

      Abraços

  9. Não consigo enviar o arquivo. Última tentativa.

  10. Não foi o arquivo da foto. Aqui vai.

  11. Boa tarde Raul. Vi esta planta num hipermercado da cidade e me apaixonei. Foi vendida como beaucarnea. Mas não tem a bolota da pata de elefante. Vc sabe me dizer quem é esta mocinha descabelada?

    • Oh Ana, que pena, a foto não chegou até nós.

  12. Plantei um pé de manacá num vaso, no terraço do meu apartamento. Bate sol pela manhã. Logo que plantei caíram todas as folhas e botões. Começou a brotar novamente, porém as folhas nascem enrugadas, com as pontas se as e cheias de umas bolinhas meio esbranquiçadas. Acho que está morrendo. As folhas novas não crescem. Secam logo e caem. O que devo fazer?

    • Salete,

      Seu manacá está com ácaros. Pulverize três vezes, semanalmente, com enxofre ou com calda sulfocálcica.

      Ele irá melhorar.

      Abraços

      • Obrigada Raul. Posso usar o preparado de água com coentro?? Será necessário trocar a terra? Por que ás vezes junta bastante mosquitinhos bem pequenos na terra?

        • Oi Salete,

          Pode usar o chá-de-coentro. Com um punhado de folhas, prepare um chá e, depois de frio, pulverize o manacá.

          Abraços

          • Obrigada Raul. Já estou pulverizando com o preparado de coentro. Quando estiver florido enviarei uma foto.

            • Ótimo, Salete!

  13. Esqueci de informar o local!
    Boa tarde, Raul, tem uma parte do meu gramado que está ficando com buracos bem redondos, onde a grama seca toda e fica só a terra, inclusive observei que a grama ao redor desses buracos não está crescendo a contento como no resto do gramado. Já descartei caramujos, mas vejo formigas cortadeiras por lá. Seria problema de fungo ou formiga? Me ajude com sua sabedoria, obrigada.
    Eusébio-Ceará.

  14. Boa tarde, Raul, tem uma parte do meu gramado que está ficando com buracos bem redondos, onde a grama seca toda e fica só a terra, inclusive observei que a grama ao redor desses buracos não está crescendo a contento como no resto do gramado. Já descartei caramujos, mas vejo formigas cortadeiras por lá. Seria problema de fungo ou formiga? Me ajude com sua sabedoria, obrigada.

    • Boa tarde Ana Luísa,

      É um fungo conhecido como rhizoctoniose. Se manifesta em folhas molhadas por vários dias, por mais de 10 horas; em solos mal drenados; com poda de altura baixa nos gramados; com excesso de matéria orgânica ou de nitrogênio.

      Seus sintomas são manchas circulares de amarelo a avermelhado, que variam de 2,5 cm a vários metros de diâmetro nas áreas gramadas. Para preveni-la, é preciso manter o nível de nitrogênio moderado, do outono à primavera, evitar irrigação no fim da tarde e elevar a altura da poda dos gramados.

      Para combater esta doença, pulverize com Trichodermil, da Koppert, um fungicida indicado para esta doença. Siga as instruções do fabricante.

      Abraços

  15. Bom dia Raul!
    Há 1 ano plantei uma trepadeira jade vermelha em vasos e,segundo paisagista,nesse ano teria fechado o pergolado.No entanto isso não ocorreu e ultimamente,as folhas novas que saem,ficam com as pontas pretas e não seguem adiante.Apliquei NPK 20 20 20 e também adicionei um pouco de esterco no vaso,mas continua essa ocorrência…me socorre por favor!
    Moro em Sinop -MT
    Att
    Claudia

    • Boa tarde Claudia,

      Pela foto que nos envia observo dois problemas. As folhas furadas são consequência de ataque de besourinhos que podem ser controlados usando a armadilha adesiva X-315, da 3M ou as armadilhas adesivas da Promip, na cor amarela.

      Já as folhas queimadas nas pontas são indicio de um fungo que pode ser combatido com 3 pulverizações, semanais, de Cupro Dimy.

      De resto, com essa adubação que você fez, a jade vermelha vai melhorar.

      Abraços

  16. Boa tarde! Gostaria de saber como tratar do meu jasmim manga com ferrugem.
    Se possível com produtos naturais, mas se não houver pode ser químico mesmo.

    Grata,
    Tania Mara

    • Boa tarde Tânia,

      O excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente na primavera e nas regiões baixas, favorece esta doença, que surge com manchas amarelo-alaranjadas ou marrom-avermelhadas na face inferior das folhas.
      Segue-se o aparecimento de pústulas, geralmente, de cor alaranjada. Evite de molhar as folhas e faça uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água e regue o jasmim-manga com este preparado. Repita isto mais duas vezes a cada 10 dias.

      Também use 1 kg de alho macerado durante 24 h. em 20 colheres de sopa de óleo mineral, adicione a 100 g de sabão de coco em 5 litros de água. Dilua em 15 litros de água e pulverize 3 vezes, a cada 10 dias.

      Abraços

  17. Boa noite Sr Raul, já pedi uma orientação ao Sr.. meu gramado foi muito mal plantado, os tapetes não fecharam e foi recomendado condicionador de gramado e areia, acontece que estão nascendo muito mato ao redor dos tapetes e no meio tb, arranco sempre a raiz, porém não resolve parece q cresce cada vez mais, o q o Sr recomenda para matar esses matos e continuar com o tratamento do gramado?

    • Boa tarde Ricardo,

      Lhe recomendo o Glifosato da Dimy, ele é eficiente nesse caso. Mas faça várias coberturas, a cada 20 dias, com um centímetro de uma mistura composta por 85% de areia e 15% de um bom substrato para gramados.

      Abraços

  18. Segue foto!

  19. Boa tarde, Sr Raul!
    Moro em Macaé – RJ e tenho ficado com o coração partido ao ver minha rosa do deserto tão feinha.
    De uns dias para cá, está cheia de bichinhos brancos, com as folhas deformadas e amareladas. Não sei o que fazer.Por favor, me ajude.
    Certa de sua atenção.

    • Boa tarde Andressa,

      Infelizmente a foto que enviou não chegou até nós. Mas quando você diz “bichinhos brancos” acredito que sejam ácaros ou cochonilhas e tanto o primeiro como a segunda causam atrofiamento das folhas.

      Esmague uma cebola numa trituradora e junte uma quantidade igual de água; coe a mistura e use o líquido resultante para pulverizar. Enterre essa polpa amassada no vaso.

      Também corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100 g da pasta para cada 5 litros de água fria.

      Estas duas receitas vão acabar com a praga que afeta sua rosa-do-deserto.

      Abraços

      • :)

        Muito obrigada.
        Gostaria que especificasse qual sabão devo utilizar na mistura.

        • Andressa,

          Pode ser o sabão azul da Minuano.

          Abraços

  20. Oi Raul, gostaria de saber se existe mesmo uma variedade de ipê, que seja vermelho, da região do Jequitinhonha.
    Sou da região sudeste, centro oeste mineiro. Grata.

    • Oi Darly,

      Há um ipê que é chamado de ipê-púrpura (Tabebuia gemmiflora) e é nativo da caatinga do Vale do Jequitinhonha, ele produz uma florada de coloração escura, roxa púrpura, com 2 pequenas faixas amarelas no interior do cálice. É de baixo porte não ultrapassando 4 a 6 metros de altura.

      Segue uma foto dele.

      Abraços

  21. Boa tarde! Raul, comprei duas mudas de Jade Vermelha, depois de uma semana começaram aparecer umas pintas amareladas nas folhas, é normal ou é sinal de doença? sou da Região de Ribeirão Preto – SP.

    Abs.

    • Boa tarde Franklin,

      A jade-vermelha (Mucuna bennettii) deve receber água conforme necessário para manter a planta úmida, mas nunca encharcada, já que a planta é propensa a podridão radicular em solo encharcado. Como regra geral, é melhor regar quando o solo está um pouco seco, mas nunca ressecado. Talvez essas pintas amarelas revelem esse problema.

      Pulverize a muda três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy e aplique na terra o equivalente a 3 kg de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e revolva superficialmente para elas penetrarem melhor. Em seguida regue moderadamente.

      Também aconselho uma pulverização com o fertilizante Fosway, para estimular a florada e preveni-la de doenças.

      Abraços

  22. AROEIRA BRAVA 6/11/18
    Senhor Raul, bom dia.
    Tenho dois pés de aroeira brava muito lindas no meu quintal, aconteceu que neste último temporal uma delas não resistiu a força dos ventos e caiu.
    Agora não sei como proceder com o tronco e os galhos, porque me disseram que ela é perigosa de se cortar e manusear.
    O senhor teria alguma orientação neste caso?
    Obrigado Eduardo

    • Boa tarde Eduardo,

      Que pena que tenha acontecido isto. O contato com as folhas e frutos pode acarretar uma irritação na pele.
      E é normal que as bolhinhas e erupções cutâneas, decorrentes da irritação, cocem. Portanto evite o contato direto com elas usando luvas de proteção para jardineiro.

      Abraços

  23. Raul, bom dia. Estou usando cupro dimy na heliconia, como vc sugeriu. Hj cortei 3 talos e verifiquei que os talos da planta estão ficando ocos e as folhas secas.

    • Bom dia Julieta,

      É natural que a helicônia apresente essas folhas secas, dado o crescimento veloz que ela possui. É claro que a cada folha seca deva surgir uma nova para guardar a harmonia da planta.

      Abraços

  24. Bom Dia Raul

    Estou fazendo um paisagismo no meu jardim e pretendo utilizar a chada grama “preta”. Gostaria de saber como fazer a preparação do solo e se irei utilizar areia devido ao solo ser um pouco argiloso.
    Tenho utilizado areia e forth condicionador de gramado na grama esmeralda.
    Agradeço o compartilhamento dos seus conhecimentos conosco

  25. Bom Dia Raul

    Estou fazendo um paisagismo no meu jardim, e desejo plantar a grama chamada de “preta”. Gostaria de saber como fazer o preparo do solo, profundidade, e
    não sei se teria que misturar um pouco de areia devido ao solo ser argiloso.
    Moro em Campo Largo – Paraná.
    Agradeço o compartilhamento dos seus conhecimentos conosco.

    • Bom dia Paulo Cesar,

      Desde que o solo esteja bem drenado e livre de ervas daninhas, a grama preta se estabelece bem. A adição de areia é recomendada para dar mais permeabilidade e o uso de 30% de um bom condicionador de solos também. A profundidade do preparo do solo deve ser de mais ou menos 10 centímetros.

      Ela não é exigente em termos de outras fertilizações.

      Abraços

  26. Boa tarde Sr Raul!

    Ganhei uma mini azaleia veio florida e bem verde. Acabaram as flores eu retirei as flores secas e logo vieram novas brotacoes. Porem agora as folhas dessas brotacoes estao com crescimento lento e enrolando a borda foliar… como se estivessem fracas, algumas folhas dos brotos com cor vemelho amarronzada. O que pode ser? Estao no tempo, mas tomam apenas o sol da manha. FOram adubadas com 4-14-8.

    • Bom dia Daniela,

      Na deficiência de fósforo, as folhas adquirem coloração púrpura, talvez este seja o motivo desse sintoma. A adubação Co 4-14-8 pode ajudar diminuindo esse sinal, mas não exagere aplicando mais fertilizante. Deixe que o tempo corrija esse problema.

      Abraços

      • ok! Obrigada!

        • Você merece Daniela!

  27. Olá Raul. Moro no estado de São Paulo na cidade de Vargem Grande Paulista
    Tenho uma jade verde que está com 3 metros de altura e já subindo no pergolado, bate sol quase o dia todo. Mas tem ramos secando e a ponta da maioria das folhas está marrom, logo após a folha seca toda e cai. O que posso fazer?

    • Olá Sueli,

      Um fungo está atacando sua jade. O que pode fazer é pulverizar três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy, alternando com enxofre; o seja seriam seis pulverizações ao total.

      Também aconselho aplicar no solo o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, afofando em uma profundidade de 10 centímetros para que penetrem melhor.

      Abraços

  28. Meus antúrios estão com verrugas. O que fazer?!

    • Sheila,

      As verruguinhas que aparecem formando um empolamento na superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha, indicam uma infestação por ácaros.

      Pulverize com enxofre ou com calda sulfocálcica, 1 colher de sopa de farinha de trigo em 1 litro de água, para pulverizar as folhas, é também eficaz.

      Abraços

  29. Raul, bom dia! Tenho uma heliconia que está com as folhas pintadas de marrom. O que vc me sugere? Obrigada

    • Bom dia Julieta,

      É ferrugem. Pulverize três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy.

      Abraços

  30. Sr Raul

    Tenho uma kaizuka plantada no jardim e ela está bem alta e fina. Gostaria de saber se cortando a ponta ela para de crescer.
    Como devo fazer está poda, pois ela só tem uma ponta.

    Obrigado

    • Olá Eduardo,

      A kaizuka não deve ser podada. Deve ser respeitado seu crescimento normal.

      Abraços