Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

9.751 Comments

  1. Fiz um jardim Sun patiens, paisagista me garantiu que planta eram resistentes, mais com 20 dias, de sessenta que coloquei em meu jardim, quinze ja morreram, rego todos os dias com bastante água como o paisagista me ensinou, o que faço?

    • Junior, A foto que nos envia não mostra nenhuma anormalidade, mas, por via das dúvidas, faça três pulverizações, semanais, com sulfato de cobre.

      Talvez essas 15 que morreram sofreram com o transplante.

      Abraços

  2. Muito boa as informações. Também gostaria de perguntar. Tenho uma quaresmeira nova e as folhas estão enrolando e toda sua pequena copa apresenta de modo geral , folhas enroladas e morrendo. Tenho impressão que a plantinha vai morrer , oque fazer?

    • Olá Alexandre,

      O enrolamento das folhas de sua quaresmeira pode indicar a presença de ácaros. Faça três pulverizações, semanais, com enxofre ou com calda sulfocálcica.

      Abraços

  3. Boa noite Raul. Estou amando seu blog; já faz algum tempo que leio e obtendo informações valiosas sobre o cuidado com as plantas. E neste momento tenho um problemão: na calçada de minha casa tinhamos plantado várias murtas que, com o passar dos anos começaram a adoecer. Procurando orientação aqui em nossa cidade, fomos notificados que tratava-se do greening cítrico e que precisariamos tirar as árvores. Assim o fizemos. Após retirá-las, tiramos bastante terra dos locais, colocamos terra de superfície de mata com esterco e plantamos mudas de quaresmeiras. Estavam muito lindas!!! Aliás estavam. Há alguns dias notei que uma das plantas começou a enrugar as folhas, que caem facilmente e tem um aspecto feio. Já pesquisei e não faço ideia do que seja isso. Por favor, se com essas informações o senhor puder me ajudar, agradeço imensamente. Moro na cidade de Tanabi – SP, próximo a São José do Rio Preto e as mudas estão plantadas na calçada.

    • Bom dia Valéria,

      Esse enrugamento pode indicar a presença de ácaros, pulverize três vezes, semanalmente, com enxofre ou com calda sulfocálcica.

      Espero que solucione o problema.

      Abraços

  4. Oi Raul! Tudo bem?
    Uma dúvida: Comprei duas mudas de citrus.
    Um limão siciliano e uma bergamota Caí. Tem tamanho de 1 metro e meio mais ou menos.
    Notei que ambas deram flores e agora tem pequenos frutos.
    O que faço? Deixo crescer normalmente ou tem que retirar por ser primeiro fruto?
    Plantei elas há uns 3 a 4 meses. Por enquanto em vasos grandes pq ainda não arrumei o pátio.
    Rio Grande, Cassino- RS.

    • Oi Patricia,

      Não os retire, usufrua desses primeiros frutos. Para favorecer melhor o desenvolvimento dos frutos use o fertilizante Ferti Peixe.

      Abraços

      • Certo! Que bom! Muito obrigada!É tão legal saber que a gente escreve aqui e vai ter um retorno!Você é demais!
        Um detalhe, notei ontem que a bergamota tá com umas folhinhas com aquelas marcas típicas da larva minadora! Que raiva! Já perdi uma muda de bergamota com essa praga! Descuidei de passar o óleo de neem. Tem jeito de salvar?
        Abraço!

        • Obrigado Patrícia!

          Tem jeito sim. Primeiramente retire as folhas afetadas e depois faça pulverizações usando uma tampinha de óleo de neem em um borrifador de 500 ml, três tampinha de óleo de alho curtido no álcool e uma colher de detergente de coco. Repita o procedimento a cada dois dias até desaparecer os sintomas.

          Abraços

  5. Tenho uma Tuia Holandesa, e de uns tempos pra cá, tenho observado que as folhas estão ficando com uma cor amarelada como se estivessem queimadas.
    Moro em Mesquita /RJ, aqui faz muito calor, muito sol, como salvar a planta.

    • Cosme,

      A tuia-holandesa prefere o sol da manhã ou uma iluminação solar filtrada, suas folhas não devem ser molhadas e as regas devem ser dirigidas ao solo onde ela está plantada.

      Essa cor amarelada pode indicar o ataque de algum fungo. Faça três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy.

      Abraços

  6. Tenho uma Tuia Holandesa e de uns tempos pra cá, as folhas estão ficando como se queimadas, como resolver esse problema e salvar a planta.

    moro em Mesquita/RJ e aqui faz muito calor, muito sol.

  7. Prezado senhor, boa tarde.
    Por gentileza, seria possível que o senhor me ajudasse com um problema?
    Trata-se de uma espécie de gel que escorre do tronco de uma carpentaria acuminata. Não sei que tipo de providencia tomar.
    Agradeço antecipadamente qualquer tipo de contribuição.
    Muito obrigado

    • Boa tarde Ronieri,

      Trata-se da broca-das-palmeiras. São besouros grandes que se
      alimentam dos tecidos da palmeira fazendo galerias. O sinto-
      ma deste ataque é a murcha, o gel que escorrega no tronco e o amarelamento das folhas, que acaba por tombar toda a coroa foliar. Folhas mortas deverão ser queimadas e em seguida enterradas, evitando desse modo que a praga se alastre.

      Para combater esta praga faça assim:

      Cozinhe 1 kg de sabão de coco numa panela com 3 litros de água; uma vez fria, adicione a essa calda 3 litros de querosene. Para pulverizar, dilua 1 litro do preparado em 15 litros de água. Pulverize ou pincele o tronco 3 vezes consecutivas a cada 7 dias.

      Abraços

  8. Boa tarde Sr Raul. Tenho 2 palmeiras rabo de raposa em casa e tudo que planto embaixo delas não sobrevive. Existe realmente algum problema?

    • Boa tarde Kelly,

      Acredito que sua falta de sorte esteja vinculada a escolha das plantas. Tente com estas espécies:

      – Syngonium angustatum – pé-de-galinha;
      – Plectranthus nummularius – hera-sueca;
      – Calathea Makoyana – planta-pavão;
      – Adiantum raddianum – avenca;
      – Pteris cretica – samambaia-prata;
      – Pteris ensiformis “Victoriae” – samambaia-prata-miúda (FOTO);
      – Epipremnum pinnatum – jibóia;
      – Peperomia scandens – peperômia.

      Abraços

  9. Bom dia! Minha Tuia Holandesa está secando de baixo pra cima. Eu podei uns galhos inferiores, quando percebi que ela começou a secar, mas não deu muito certo, agora mais galhos começaram a secar. Colocamos todos os dias 500 ml de água diretamente no solo. Ela fica dentro do apartamento, mas nessa sala há uma janela imensa que deixa o apartamento muito bem iluminado. Mas nunca bate sol direto. Temos o cuidado de coloca-la num corredor aqui do prédio onde incide sol diretamente, por menos por pelo menos 2 horas, todos os dias. Não sei o que fazer, estou com pena dela. Não queria perdê-la. Sou de Curitiba – PR.

    • Tentei colocar a foto aqui, mas por algum motivo não está indo. :-/

    • Boa tarde Eduardo,

      Há vários motivos para uma tuia-holandesa secar, uma delas pode ser um fungo nos ramos da planta, eles ocasionam o ressecamento da tuia e um aspecto amarelado; isto ocorre comumente devido a rega molhando as folhas.

      Neste caso procure regá-la apenas no solo. Diminua essa rega diária e deixe a tuia duas horas ao sol.

      Faça também três pulverizações, semanais, com calda bordalesa.

      Adube-a com 100 g de superfosfato simples, associado com 4 ou 5 kg de esterco bovino; isto irá fortalecer o sistema radicular dela.

      Abraços

  10. Bom dia! Minha Tuia Holandesa está secando de baixo pra cima. Eu podei uns galhos inferiores, quando percebi que ela começou a secar, mas não deu muito certo, agora mais galhos começaram a secar. Colocamos todos os dias 500 ml de água diretamente no solo. Ela fica dentro do apartamento, mas nessa sala há uma janela imensa que deixa o apartamento muito bem iluminado. Mas nunca bate sol direto. Temos o cuidado de coloca-la num corredor aqui do prédio onde incide sol diretamente, por menos por pelo menos 2 horas, todos os dias. Não sei o que fazer, estou com pena dela. Não queria perdê-la. Sou de Curitiba – PR.

  11. Esqueci de mencionar. O pó que aparece na parte superior não é parte da doença. É pó de canela. Minha última e fracassada tentativa.

  12. Tenho umas 50 plantas em meu apartamento, que fica de frente para o mar e pega bastante Sol. E à noite ainda uso aquela lâmpada que o pessoal usa para plantar maconha dentro de casa. A planta de que mais gosto é uma Palmeira de Madagascar, com tronco de 50 cm, comprada há muitos anos. Há bastante tempo as folhas estão nascendo muito pequenas, contorcidas e logo escurecem. Há nelas um líquido semelhante ao mel. A parte superior do tronco (em torno de 12 cm) está mais magra e os espinhos em um tom diferente. Já tentei de tudo o que conheço, tentei ver na internet se alguém descreve um problema semelhante e nada encontrei. O que devo fazer?

    • Wanderley,

      Acho que se trata de uma podridão cinzenta do caule. É caracterizada pelo cheiro desagradável e por uma aparência melada na base das folhas.
      Suspenda as regas, revolva o solo e polvilhe 5 kg de
      carvão bem moído junto com 500 g de calcário dolomítico,
      pulverize as folhas e troncos usando 10 ml em 1 litro de água
      de sulfato de cobre e repita a operação mais 4 vezes com intervalos de 20 dias. (Se possível pode e limpe as partes afetadas).

      Abraços

      • Grato pela ajuda. Não senti qualquer cheiro, mas quando nascer alguma folha vou aproximar o nariz. Também não verifiquei melado na base das folhas, apenas nas próprias folhas – parece mel mesmo. Vou ter que adaptar a receita. O vaso (um filtro antigo que furei para drenar – ver foto) é muito pequeno para adicionar 5 Kg de carvão. Talvez seja melhor transplantar para um vaso maior. Seria o caso de jogar a terra fora e substituir por outra (além dos procedimentos citados)? Encontro o calcário e o sulfato em algum tipo de loja ou só pela internet?

        • Olá Wanderley,

          Adicione apenas 1 kg de carvão. O calcário e o sulfato podem ser comprados em logas que vendem produtos agrícolas ou até em Pets.

          Abraços

  13. Raul
    Plantei em meu Jardim duas mudas de Jasmim da Índia bem perto uma da outra já fazem 2 anos e até hoje não deu flores.
    Rego constantemente com Forth Flores e nada de flores, será que é devido ao fato de ser plantado bem juntas uma da outra?

    Raul pretendo comprar Pulverizador de longo alcance,poderia me indicar alguma marca confiável.
    INDAIATUBA SP

    Tudo de bom para você nesse novo ano. Um forte abraço José 31.12.18

    • José,

      Não acredito que a proximidade entre elas influencie na floração. Tente uma adubação com FosTec, da Rigrantec, acompanhado por 100 g de superfosfato simples, associado com 4 ou 5 kg de esterco bovino.

      Recomendo o pulverizador STIHL SR 420, é um aparelho para pulverizar granulados e líquidos e combate de pragas e vetores. É seguro e com amplitude do jato de até 12m (horizontal) e 11,5m (vertical). Pode ser usado como pulverizador, polvilhador e soprador.

      Um abraço forte!

  14. Bom dia, Sr. Raul, têm 03 meses que plantei várias flores rabo-de-gato em meu jardim. Mantiveram-se bem viçosas até o meio de dezembro e então começaram a ficar enrugadas e enegrecidas conforme a foto. Nessa época houve bastante chuva na região. O jardim tem irrigação 2x dia (06h30 e 18h30 além de gotejamento lento por 30 minutos após). O que poderia ser? Excesso de água? Falta de algum nutriente? Obrigado pela ajuda.

    Bruno – Uberaba – MG

    • Bom dia Bruno,

      As folhas enrugadas de sua rabo-de-gato (Acalypha reptans) evidenciam sintomas de um ataque de ácaros. Em geral muito pequenos, possuem oito pares de patas; existem milhares de espécies, entre elas, os carrapatos e os causadores de sarnas. Os que atacam as plantas são: o branco, o rajado e, especialmente, o vermelho, que provoca o aparecimento de manchas avermelhadas no dorso das folhas em posição oposta à das colônias, que vivem na parte inferior, evitando a luz solar.
      Com o tempo, a folha necrosada cai. Outro dos sintomas são
      as verruguinhas que aparecem formando um empolamento na
      superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha, provocando esse enrugamento de sua rabo-de-gato.

      Para acabar com esses ácaros pulverize três vezes, semanalmente, com enxofre ou com calda sulfocálcica. Por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, nos canteiros, também inibe os ácaros.

      Abraços

      • O ataque de ácaros pode deixar as flores enegrecidas e enrugadas também?

        • Sim Bruno,

          especialmente as flores vermelhas, eles consomem 40 % do volume de néctar das flores do rabo-de-gato.

          Abraços

          • Obrigado, professor! Vou começar a aplicar hoje o acaricida. Assim que tiver resposta te dou um feedback.

            • Você merece, Bruno!

  15. Bom dia. Me ajudem por favor. Moro no litoral e no meu terreno na maior parte do ano não bate sol. Porém agora no verão está batendo bastante sol num determinado local. Tenho grama preta. Neste local que está batendo bastante sol a grama preta está queimada. Ela foi plantada a uns 3 meses. Estava linda. Mas agora está queimada. O jardineiro veio há uns 20 dias e jogou adubo e um pouco de terra e removeu as ervas daninhas. Desde que foi feito isso ela começou a ficar feia. O que deve ter acontecido? Observação : rego todo dia de noite. Desde já agradeço. Abraços

    • Boa tarde Luciana,

      Seguramente os sintomas e o fato do jardineiro ter adubado indicam um estresse por excesso de fertilizantes. Sua grama-preta irá melhorar em poucas semanas. Continue regando mas de preferencia na parte da manhã.

      Abraços

      • Olá sr Raul. Mto Obrigada pelo retorno. Farei o que o senhor me indicou. E logo te mando foto da grama linda novamente. Mto Obrigada. Abraços

        • Olá Luciana,

          Você merece meu retorno!

          Abraços

  16. Bom dia Raul!
    Gostaria de sua preciosa ajuda.
    Moro em Curitiba. Em junho comprei duas mudas de Midinilla Magnífica, os pés não estavam exatamente bonitos. Não tinham flores. Mas me convenci quando me mostraram fotos.
    Estavam indo bem, até 1 semana atrás, quando notei manchas brancas nas folhas, que ficam secas nas manchas. Pensei em larva minadora, mas percebi que essas ficam realmente brancas. Pode me ajudar? Desde já agradeço. Feliz Ano Novo.
    Att;
    Viviane

    • Boa tarde Viviane,

      Talvez seja um fungo. O oídio surge com temperaturas suaves e umidade alta, esse fungo aparece em ambas as faces da folha, revestindo-a com uma poeira cinzenta. Ataca principalmente as brotações que recebem menos sol e quando há deficiência de zinco. Neste caso deve-se aplicar 20 g de óxido de zinco em cada vaso.

      Pulverize as mudas três vezes, semanalmente, com enxofre, calda bordalesa ou com creolina a 1%. Também pode pulverizar semanalmente com uma solução feita com 10% de leite azedo e 90% de água pura.

      fico torcendo para que elas melhorem.

      Abraços

  17. Raul, primeiramente parabéns pelo site!

    Tenho umas helicônia papagaio e as folhas estão comidas, queria saber como faço pra impedir isso e o motivo que causou esse problema.

    Obrigado e ótimo 2019!

    • Bom dia Tiago,

      Obrigado pelo elogio!

      Seguramente foi um ataque de lesmas. Pulverize com Dimypel, ele é um produto específico para combate-las.

      Abraços!

  18. Boa noite! Encontrei esta plantinha (imagem anexa),mas infelizmente ela acabou morrendo… gostaria muito de saber o nome dela.

    Sou de Porto Alegre, RS

    • Bom dia Marjane,

      Infelizmente a foto não chegou até nós. Tente novamente, por favor.

      Abraços

  19. Boa noite! Encontrei esta plantinha (imagem anexa), mas infelizmente ela acabou morrendo… gostaria muito de saber o nome dela. Obrigada

  20. Olá, Raul!
    Posso aplicar Forth Cobre nas folhas que estão surgindo em um Acer palmatum?
    Desde já, agradeço!

    • Olá Alex,

      O Forth Cobre possui, além de cobre, cálcio e enxofre o que lhe permite controlar uma série de doenças fúngicas. Pode pulverizar seu Acer com esse produto.

      Abraços

  21. Meu cabrito comeu espada de São Jorge faz mau pra ele

    • Francisco,

      Sim, ela é uma planta tóxica, causando náuseas, vômitos e diarreia se ingerida.

      Abraços

  22. Socorro!! Meu pé de Cambará está morrendo.. não tem mais flores e as folhas estão esbranquiçadas e secando. O que devo fazer?

    • Nilvana,

      Seu cambará foi atacado por um fungo, o oídio. Com temperaturas suaves e umidade alta, esse fungo aparece em ambas as faces da folha, revestindo-a com uma poeira cinzenta.

      Para resolver este problema, pulverize três vezes, semanalmente, com enxofre, calda bordalesa, creolina a 1% ou com uma solução feita com 10% de leite azedo e 90% de água pura.

      Abraços

  23. Olá Raul, como vai? ganhei uma Monstera deliciosa que estava em um vaso e passei ela pro chão para cobrir um cano, porém o lugar onde foi plantado tem sombra no inverno mas no verão faz sol à tarde. vou voltar com ela pro vaso, mas não sei onde eu poderia tirar, você poderia me indicar onde posso fazer o corte? ou preciso necessariamente plantá-la com a raiz que está no solo?

    • como fazer muda? tem coo tirar mais de uma?

    • Olá Davi,

      A Monstera deliciosa possui raízes ao longo do tronco, o que permite planta-la sem maiores cuidados. A raiz que está no solo não precisa ser preservada.

      Abraços

  24. Boa tarde Raul. Gostaria de encontrar mudas da Parthenocissus quinquefolia. Saberia onde? EStá difícil. GRato!

  25. ola Raul, tenho uma peperômia pendente daquela manchada de branco. E as folhas estao ficando pretas nas pontas. O que faço? obrigada.

    • Olá Livia,

      Sua peperômia foi atacada por algum fungo. Proceda da seguinte forma:

      – Faça uma poda eliminando as folhas afetadas. Desinfete a tesoura quando acabar a operação;
      – Pulverize 3 vezes com Cupro Dimy, semanalmente;
      – Espalhe sobre a terra onde ela está plantada 30 g do fertilizante Forth Plantio e revolva o solo para que penetre melhor. Regue em seguida. Repita esta aplicação a cada 45 dias, interrompendo-a no final de outono. Este produto contém Magnésio, Enxofre, Zinco e Boro, elementos necessários para a peperômia combater esse fungo;
      – Polvilhe, também, o equivalente a 1 litro de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura em volta da muda afetada e afofe para que penetrem no solo.

      Abraços

  26. Bom dia, meu nome é Janete, eu tenho uma planta pata de elefante, e o miolo de crescimento dela apodreceu, eu estou com medo que ela não sobreviva, você pode me ajudar?

    • Bom dia Janete,

      Posso sim. Remova essa parte afetada e depois pincele com sulfato de cobre, pode ser o Cupro Dimy. A seguir adicione areia e pó de carvão, na parte superficial do solo, para uma maior permeabilidade e coloque a muda em um local que receba bastante sol.

      Abraços

  27. Olá,fiz algumas mudinhas de ipê ,e com certo tamanho algumas estão do nada murchando,quando observo o tronco está apodrecendo ,não todo,alguma parte ,e a muda vem a morrer ,mesmo com as folhas saudáveis. O que pode ser?

    • Olá Diego,

      Você deveria ter usado um solo mais arenoso para essas mudas que, seguramente, foram atacadas por algum fungo.

      Pulverize-as, semanalmente e de forma alternada, com sulfato de cobre e enxofre na tentativa de salva-las.

      Abraços

  28. Bom dia Raul tudo bem ? Obrigado por dividir os ensinamentos no blog são de enorme valia . Tive que transplantar 2 palmeira rabo de raposa da minha casa e cobri com pedriscos em volta dela já que tive que colocar piso em volta, vão aproximado de ‘60 x .60 . As copas estão caindo e escurecendo e demorando a abrir novas folhas . Posso deixar estes pedriscos em volta ? Ou abafa seu desenvolvimento ? Primeira imagem como ela era segunda como está …

    • Boa tarde Gust,

      Acho que elas estressaram por causa do transplante, os pedriscos não influenciam no desenvolvimento delas, a não ser pelo aumento da temperatura da terra, neste caso regue-as diariamente na parte da manhã tomando o cuidado de umedecer bem as folhas.

      As folhas murchas podem ser cortadas e aguarde o restabelecimento delas com paciência.

      Abraços

  29. Bom dia tenho uma ficus lyrata e suas folhas estão secando o que eu poderia fazer para recuperar?Acho que ela está morrendo!

    • Boa tarde Katia,

      É difícil diagnosticar o que está acontecendo com seu ficus, seguramente trata-se de um fungo: Botrytis, Corynespora, Myrothecium, Rhizoctonia e outras causam esse problema.

      O fungicida Biotrich, da Koppert, é bastante eficaz na maioria dos casos. Use-o seguindo as instruções da embalagem.

      Abraços

  30. Oi Raul, boa noite! Moro em Sete Lagoas, Minas Gerais e
    tenho um lago ornamental de aproximadamente 1500l e tenho umas alfaces d’águas nele, elas estavam bem verdinhas e grandes quando as ganhei, mas agora estão pequenas e as folhas de baixos amareladas. Poderia me auxiliar com este problema?

    Obrigada

    • Oi Bruna,

      Isto pode indicar a presença de gorgulhos ou uma deficiência de nitrogênio.

      Se forem gorgulhos, use o inseticida rural Natural Camp, mas se for uma deficiência de nutrientes aplique emulsão de peixe. Isto irá melhorar suas alfaces-d’água.

      Abraços