Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

9.760 Comments

  1. quero saber , qual o nome popular da planta cassia-angustifobia-fabaceae(ACF+) e propriedades.

    • Nildes,

      Os nomes populares são: sena, fedegoso-do-rio-de-janeiro, cássia, mamangá, cene e lava-pratos.

      É purgativa, catártica,carminativa, antiácido, depurativa e vermífuga.

      Abraços

  2. Porém, gostaria de orientações para horta e o que podemos fazer mais por essa área pública. No sentido de ser útil mesmo para todos – ricos e pobres, tipo unir mais as pessoas por meio do meio ambiente

    • Fabíola,

      A orientação que posso lhe dar é a de manter as plantas dessa horta muito bem nutridas com adubos orgânicos.

      As que fornecem folhas para nossa alimentação devem receber emulsão de peixe, torta de mamona e/ou farinha de sangue. Já as que oferecem suas raízes, como cenoura, nabo ou batata, requerem farinha de ossos e/ou termofosfato magnesiano e as que produzem frutos, como o tomate, cinzas de lenha.

      Também favorece a produção o mulching, feito com uma camada de 3 a 5 centímetros de material orgânico composto de folhas secas, substratos, turfa, palhas, vermiculita, fibra de coco e/ou serragem, isto evita a perda de nutrientes e a queima causada pelo frio, mantém a umidade e ofusca a visão de insetos voadores, minimizando, também, a proliferação de fungos ou bactérias.

      Estas atividades devem ser executadas por todas as pessoas que integram a comunidade, despertando assim o sentimento de colaboração e usufruindo dos resultados que virão em poucos dias, com a produção dessa horta.

      Abraços

  3. Enviando foto.adriana

    • Adriana,

      Infelizmente a foto não chegou até nós. Tente novamente.

      Abraços

  4. Boa noite Raul estou com minhas plantas patas de elefante adultas 10 anos e notei hoje que o caule está descascando com coloração preta parece fungos que fazer?? Obrigado.

    • Bom dia Túlio,

      Sim, suas patas-de-elefante estão sendo atacadas por fungos. Pincele os troncos com pasta bordalesa e pulverize três vezes, semanalmente, com Trichonat.

      Isto irá resolver.

      Abraços

  5. Bom dia Raúl . Como vai? O que eu faço para acabar de vez com a pinta preta nas minhas roseira trepadeiras . Essas são lindas . Sa usei folícur . É também como posso acabar com a minha bananeira roxa que está cheia de formigas . Desde já te agradeço Um beijo grandeEliana Beck

    • Bom dia Eliana,

      Para controlar a pinta preta da roseira apanhe as folhas caídas no chão e espalhe um pouco de palha em volta do pé da muda. Retire sempre folhas doentes.

      Faça três pulverizações, semanais com Forth Cobre, ele supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre.

      As formigas que atacam sua bananeira-roxa podem ser espantadas com barreiras feitas com carvão, cinzas, cascas de ovos ou farinha de ossos. As iscas formicidas granuladas Mirex ou Citromax, são também menos prejudiciais ao meio ambiente e eficientes em casos de proliferação alta.

      Beijos!

  6. Limão cravo

    • Infelizmente não estou conseguindo enviar as fotos.
      Obrigada!

  7. Bom dia, Sr. Raul. Ontem eu estive na casa de meu pai e ele mandou perguntar sobre o pé de limão, o pé de laranja da terra e um pé que ele não sabe o que é. Ele perguntou para algumas pessoas e disseram que o pé de limão cravo e de laranja da terra estão morrendo. Ele não quer acreditar nisso. Eu vou tentar postar o pé de limão e de laranja para o senhor ver, ok. Primeiro o pé de limão cravo.

    • Limão cravo.

      • limao cravo

    • Limão cravo

    • Bom dia Luciene,

      Infelizmente as fotos não chegaram até nós. Mas não está demais fazer uma adubação para, eventualmente, corrigir alguma deficiência.
      Aplique esterco de boi curtido e torta de algodão, além de três pulverizações foliares, semanais, com uma solução composta por 100 g de ácido bórico, 300 g de sulfato de zinco, 300 g de sulfato de manganês e 300 g de cal, diluídos em 100 litros de água.

      Espero que isto revitalize o pé de limão cravo e o de laranja da terra.

      Abraços

  8. ola, Raul, tudo ok. Esta planta secou agora no verao.Gostaria de saber qual produto aplicar? grata.adriana. marilia-interior sao paulo

    • Olá Adriana,

      Precisaria saber qual é a planta e ver o estado dela, para lhe responder. Envie-nos uma foto, por favor.

      Abraços

  9. Boa tarde Raul? Voce conhece alguma planta(sol) que consiga ficar próxima das condensadoras de ar condicionado,fazendo assim tipo cerca viva para esconde-las?Obrigada

    • Bom dia Kassia,

      Recomendo as seguintes:

      Calliandra brevipes – quebra-foice;
      Plumbago auriculata – bela-emilia;
      Mirabilis jalapa – maravilha;
      Carissa macrocarpa – ameixa-de-natal (FOTO);
      Clusia fluminensis – clúsia;
      Malpigia ilicifolia – falso-azevinho.

      Abraços

  10. Boa noite Raul!Como saber que meu pé de limão siciliano está começando florir?Ele é plantado em vaso.Obrigada,

    • Bom dia Ana Lúcia,

      Não entendi sua pergunta, você me diz que quer saber sobre seu pé de limão siciliano está começando florir? O que exatamente?

      Fico aguardando seus esclarecimentos.

      Abraços

    • sou de Bragança Paulista/ SP

  11. Olá
    Tenho uma Boungavili bem aí lado da piscina. Estou com receio das raízes dela destruírem o muro e a piscina. Ela é linda e não gostaria de retira la. O que vc me aconselha?

    • Olá Thiana,

      A bougainvíllea não possui raízes invasivas, elas são pequenas e quebradiças portanto não oferecem perigo a sua piscina.

      O que pode fazer é cavoucar a uma certa distancia da muda para observar a evolução delas. Mas não acredito que encontre uma proliferação dessas raízes.

      Abraços

  12. Raul segue mais uma foto das folhas. Muito grata

  13. Raul bom dia, tenho uma planta tumbergia azul e as folhas comecaram a cair subitamente em grande quantidade. as folhas também estão irregulares, como se estivessem sendo comidas. Você poderia me orientar?

    • Bom dia Danielle,

      Acho que são formigas as que estão atacando sua Tumbergia.

      Faça uma barreira com carvão. As iscas formicidas granuladas Mirex ou Citromax, são menos prejudiciais ao meio ambiente e eficientes em casos de proliferação alta.

      Abraços

  14. Boa tarde, tenho uma jabuticabeira de uns 2 anos, fui fazer uma poda e tirei todas as folhas só deixando os galhos, Será que matei o meu pé de jabuticaba?

    • Bom dia Lucineia,

      Acho que não, ela irá brotar logo, mas não deixe de rega-la diariamente para que isto aconteça.

      Também pode estimular o aparecimento das folhas adubando com borra de café, emulsão de peixe, farinha de sangue e/ou torta de algodão.

      Abraços

  15. Olá! Minha Hera estava indo muito bem, cresceu muito no vaso e estava com mais de um metro de altura. Porém, no verão, com viagens – diminuindo a rega – e o calor excessivo, ela começou a secar e cair as folhas. Eu notei e comecei a cuidar muito bem, aumentei a rega e pulverizei as folhas cotidianamente, mas ela não apresentu melhora. As folhas caíram e os galhos secaram. Ainda tem um galho bem verdinho mas que está começando a secar da raiz para baixo tambem, não sei o que fazer para salvá-la.

    • Olá Victoria,

      Acredito que é um fungo de solo que está debilitando sua hera, talvez o fusarium. Esse fungo causa murchidão entrando através da raiz.

      Proceda da seguinte maneira:

      – Diminua drasticamente as regas;
      – Adicione ao solo 100 g de calcário dolomítico misturado
      com 20 g de sulfato de potássio, revolvendo até uma profundidade de 10 cm;
      – Regue com extrato de casca de barbatimão a 5%;
      – Pulverize a hera com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Espero que sua hera melhore com estas medidas.

      Abraços

  16. Olá Raul,por inexperiência própria,ao gramar minha área (grana esmeralda) esqueci de nivelar, de modo que ficou mto feio.
    Gostaria de saber o que fazer para nivelar sem matar a grama .
    Obg

    • Olá Eliezer,

      O único método que aconselho é de fazer várias coberturas, de 1 1/2 centímetros, usando uma mistura de 80% de areia média de rio e 20% de um bom substrato indicado para gramados.

      Fazendo este procedimento a cada 15 dias você terá o gramado nivelado e muito bonito.

      Abraços

      • Bom dia Raul!
        Estou com esse mesmo problema, tenho um pequena gramado de 60m, que foi desnivelado posteriormente por obras para passagem de canos e fios. Ficou com alguma áreas de desnível. Coloco a areia 80 / substrato 20% apenas nos locais ou preciso colocar um pouco em todo o terreno? Obrigada!

        • Bom dia Maria Clara,

          Lhe recomendo o mesmo procedimento que indiquei para o Eliezer, isto é aplicar a cobertura em toda a área, sendo que nas depressões pode aumentar a espessura.

          Abraços

          • Muito obrigada!!

            • Você merece, Maria Clara!

  17. Boa noite, Sr. Raul. Eu tenho depressão e o meu médico mandou eu fazer alguma coisa. Eu gostei muito do seu Blog!! Eu moro de aluguel e tenho um pequeno espaço na frente de casa e pensei em fazer um jardim, tanto que já perguntei ao senhor quais as plantas que tem flores que eu poderia colocar nesse jardim, já que eu possuo gatos. Eu já vi as flores que o senhor mandou plantar, são lindas. Não sei se vou conseguir faze o jardim, mas vou tentar. Muito obrigada!!! Eu continuarei lendo o seu Blog. Um grande abraço.

    • Querida Luciene,

      Inclua no seu jardim uma muda de alecrim. Ela combate a depressão fortalecendo o organismo.

      Muito obrigado pelo comentário. Fique em paz!

      Abraços

      • Ok. Eu vou plantar o alecrim. Obrigada!!!

      • Muito obrigada!!! Eu estarei sempre por aqui lendo o seu Blog. Um grande abraço!

        • Você merece, Luciene.

          Abraço grande!!!

  18. Raul, a minha renda portuguesa está perdendo folhas e observo um tipo de pó branco. O que pode ser e que eu devo fazer? Obrigada.

    • Valeria,

      Pode ser míldio ou oídio. As duas são doenças fúngicas e podem ser controladas pulverizando com sulfato de cobre e com enxofre. Faça três pulverizações com cada um desses produtos, semanalmente.

      Abraços

  19. Boa noite Sr. Raul, tudo bem? Sou de São Paulo – SP. Por favor, tenho uma samambaia renda portuguesa e muitas folhas tem uns pontinhos amarelados na parte de baixo das folhas, no chão um posinho amarelo, poderia me dizer o que é? Se for algum problema o que faço para recuperá-la? Muito obrigada.

    • Bom dia Eliane,

      É uma doença conhecida como ferrugem. O excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente na primavera e nas regiões baixas, favorece esta doença,que surge com manchas amarelo-alaranjadas ou marrom-avermelhadas na face inferior das folhas.
      Segue-se o aparecimento de pústulas, geralmente, de cor alaranjada.

      As partes atacadas devem ser eliminadas. É aconselhável não molhar a folhagem e fazer uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água para
      regar a renda-portuguesa. Repita isto mais duas vezes a cada 10 dias. Pulverize também três vezes com sulfato de cobre e/ou enxofre, semanalmente.

      Abraços

  20. Boa noite Sr. Raul, tudo bem? Por favor, tenho uma samambaia renda portuguesa e muitas folhas tem uns pontinhos amarelados na parte de baixo das folhas, no chão um posinho amarelo, poderia me dizer o que é? Se for algum problema o que faço para recuperá-la? Muito obrigada.

  21. Boa tarde Raul!
    Gostaria de saber se existe alguma coisa para secar a raiz da lágrima de Cristo?
    Nasceu uma em uma floreira que eu tinha encostada no muro, o fato é que a raiz levantou toda calçada da porta de entrada da minha casa, e como vamos trocar a porta percebemos que a raiz esta indo nessa direção e parece não ter fim, numa profundidade espantosa. Gostaria de saber se posso aplicar algo, estou com receio de afetar a construção e novamente levantar o piso que está sendo refeito.
    Desde já agradeço a ajuda!

    • Boa tarde Josinete,

      Vou lhe dar uma receita que pode funcionar bem, secando as raízes da lagrima-de-cristo, sem afetar o Meio Ambiente.

      – Dissolva 1/2 xícara de sal em i litro de vinagre branco;
      – Adicione uma xícara de detergente líquido e 10 ml de Borax em pó;
      – Despeje essa mistura quente no local onde as raízes se encontram;
      – Repita a aplicação diariamente, durante uma semana.

      Abraços

  22. Bom dia Srs, me chamo Henrique e sou de uma cidade no interior de Minas Gerais, Barroso. Gostaria de ter essa dúvida passada para o Globo Rural, tenho um pé de jabuticaba hibrida plantado no quintal e o mesmo tem apresentado as folhas amareladas e com as pontas queimadas, gostaria de saber o que é e como faço para melhorar a qualidade das folhas. Desde já agradeço a atenção

    • Boa tarde Henrique,

      Isto me parece uma contaminação por antracnose. Faça o seguinte:

      – Faça uma poda de limpeza e de arejamento;
      – Elimine as partes afetadas;
      – Regue sempre no período da manhã;
      – Elimine os restos das podas, evitando a contaminação;
      – Pulverize com o fungicida Serenade da Bayer, seguindo as instruções da embalagem.

      Abraços

  23. Angatuba-SP
    Prof.,meu médico encomendou uma flor de lótus,poderia indicar onde conseguir?obrigada,sdds.

  24. Olá Raul, estou com um problema em meu abacateiro, a mais ou menos uns 6 meses que impossibilitou sua safra que começa na primavera, todas as suas folhas apresentam bastante furos de tamanhos diferentes, inclusive as folhas novas também estão sendo atacadas, creio que pode ser o fungo oídio furador mais não tenho certeza, como ele é um abacateiro de tamanho grande e não uma planta pequena, não sei o que fazer nessa situação para recuperá-lo, existe alguma forma como uma poda total por ser um abacateiro grande ou algum outro tipo de solução que possa ser aplicada ?
    Desde já agradeço a sua atenção !

    • Olá Uellington,

      Podem ser besouros. Inúmeras são as espécies de besouros que atacam as árvores, como é o caso de seu abacateiro, destacando-se as coleobrocas e as vaquinhas. Com hábitos noturnos, perfuram folhas e furam frutos.
      Não se deve deixar galhos caídos que foram serrados por esses
      insetos, já que podem conter ovos do besouro. É prudente queimá-los.

      Algumas plantas repelem esse inseto: arruda, alecrim, hortelã e tomilho. Pulverizações com extrato pirolenhoso também afastam os besouros. A armadilha adesiva X-315, da 3M e as armadilhas adesivas da Promip, na cor amarela, são muito eficazes.

      Abraços

  25. vamos la.adriana

    • Adriana???

  26. Amo a natureza.
    SAO PAULO,ZONA LESTE.

    • Ah, que bom Jucilene!

      Um abraço grande!!!

  27. Tenho duas flores de cera, dando flor, mas as folhas estão amarelas e caindo. Como posso salvá-las?

    • Maria Rosicler,

      Faça três pulverizações, semanais, com calda bordalesa, sempre no final do dia.

      Uma adubação com 1 kg de torta de algodão e 1 kg de borra de café irá melhorar esse sintoma.

      Abraços

  28. Raul, minha jabuticabeira, que deve ter mais de 60 anos, está com as folhas como mostra a foto em anexo. A árvore toda está assim. Poucas folhas, mirradas e secando. Nenhuma folha nova brotou com as chuvas. Há algum tempo as frutas, também, já não mais estavam vindo grandes e carnudas como quando a conhecemos, há 35 anos atrás!! Alguma sugestão? Grata

    • Fica em São Paulo, Capital. Bairro do Sumaré

    • a minha esta igual, não sei mais o que fazer…

      • Vera,

        Aproveite meu aconselhamento na sua muda.

        Abraços

    • Marisa,

      Esse sintoma pode indicar antracnose, recomendo a poda e destruição das folhas doentes. Faça três pulverizações, semanais, com calda bordalesa e com Fulland, um fertilizante mineral composto por fósforo, enxofre e cobre.

      Faça também uma adubação usando 10 kg de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, combinando com 200 gramas de salitre do chile duplo potássico. Em seguida afofe até uma profundidade de 30 centímetros e regue moderadamente.

      Abraços

      • Obrigada, Raul.
        Estou tomando algumas providências e quando tiver alguma notícia repasso aqui.
        abç

        • Você merece, Marisa!

          Abraços

  29. Boa tarde Raul.

    Minha Senna macranthera está amarelando e caindo as folhas, é normal nessa época (fevereiro) oou ela está doente?

    • Boa tarde Odair,

      Não é normal que ela perca as folhas no verão. Observe se há algum inseto e analise se não está regando pouco; no verão a necessidade de água é alta.

      Abraços

  30. Boa noite, Raul. Espero que se encontre muito bem.

    Gostaria, por favor, de saber o nome desta palmeira. Tenho umas vinte dessas no meu jardim, mas não fui eu que plantei. Já estavam ali quando me mudei, embora estivessem bem menores. Cresceram muito e continuam crescendo. São lindas, mas estou tendo problema com uma delas que as raízes estão atravessando um muro de pedras da frente da casa e não sei o que fazer.

    Agradeço sua informação e conselhos. Grande abraço

    • Boa tarde Catalina,

      Trata-se de uma seafórtia (Archontophoenix cunninghamii). Você pode fazer um corte nas raízes daquela que está atravessando o muro. Este corte deve ser em uma profundidade de 70 centímetros, no mínimo, para que o procedimento ofereça bons resultados.

      Abraços