Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

6.624 Comments

  1. Prof, este é um Crinum procerum?

  2. Bom dia Raul, tudo bem, gostaria que me ahudasse em 2 duvidas:

    1 – minha grama esmeraldas esta queimada devido ao inverno, o que fazer para ela ficar verdinha de novo.

    2 – Tenho que reafzer um plantio de grama esmeralda, pois ele esta totalemente irregular, estava pensando em fazer assim:

    1 – colocar uma camada de brita para nivela o terreno, apos a brita colocarei a terra preta e por cima a grama esmeraldo.

    Isso que penso em realizar esta correto?
    Desde já agradeço atenção.

    Att. Luis Claudio

    • Boa tarde Luis Cláudio,

      1 – Para voltar a ter uma coloração viva faça uma cobertura de 1 centímetro com 80% de areia média lavada e 20% de Forth Condicionador Gramados, aplicando juntamente 30 g do fertilizante DImygrass por m².

      2 – Essa camada de brita está correta, por cima dela faça uma cobertura de 15 centímetros de areia média lavada misturada com o mesmo condicionador mencionado, só que usando 10% dele na mistura e acrescentando, imediatamente antes do plantio, 50 g de superfosfato simples por m². Não use terra, nem como base nem como cobertura.

      Abraços

  3. Boa tarde.
    Meu pai gostaria de adquirir o manual intitulado “Um Jardim Para Sempre”. Já fiz busca pela Internet mas não o encontrei disponível em nenhum site. Seria possível indicar-nos onde podemos comprá-lo? Moramos em Bento Gonçalves – RS.
    Agradeço de antemão pela atenção.

    • Boa tarde Camile,

      A edição está esgotada, entretanto temos uns seis exemplares reservados para uma eventualidade. A 3ª edição estará pronta para venda em pouco mais de 30 dias.
      Vou ver com minha equipe o que podemos fazer para que possa adquirir o livro.

      Abraços

  4. Gostaria de ajuda , as minhas palmeiras rabo de raposa ficam com as pontas das folhas queimadas . Qual o problema w q posso fazer ?

    • Moro em Erechim RS clima frio no omvemp e quente no verão

      • Valdomiro,

        Apesar de sua cidade sofrer invernos frios, com temperaturas baixas em junho e julho, é muito raro que sejam inferiores a 13º. Entretanto se durante a noite a temperatura cair (como já aconteceu em 2007) as folhas podem sentir mostrando esse sintoma.

        A carência de magnésio também é manifestada pela perda de cor nos nervos principais e a “queimação”
        das folhas, começando pelas mais velhas. As palmeiras sofrem esta deficiência com frequência.
        O calcário dolomítico e as sais de Epsom (2 colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água) em regas ou pulverização, resolvem o problema. Pode adubar ao mesmo tempo com: farinha de ossos, cinzas de lenha, húmus de minhocas e cascas secas trituradas de ovos.

        Abraços

  5. Olá Raul,
    Hoje uma vizinha me mostrou uma árvore que começou a crescer num vaso… transplantaram no jardim e ela cresce muito e até já deu uns frutinhos. Ela precisa saber que árvore é e se as raízes vão precisar de mais espaço…os ftutos são pequenos, redondos e começam verdes se tornam bem escuros.

    • Olá Juliana,

      Pela foto não faço ideia sobre essa espécie. Precisaria ver flor e fruto para – talvez – identifica-la.

      Abraços

  6. Boi dia Raul, moro em Petrópolis RJ

    Gosto muito de jardinagem ornamental, horta e pomar. Agora que estou aposentado posso me dedicar mais a essa atividade. É muito prazeroso mas também muito trabalhoso e surgem muitas dúvidas. Gostaria de poder contar com sua ajuda e lhe agradeço desde já.
    Envio-lhe duas imagens: uma de um calanchoe que está com as folhas muito feias, com essas manchas que não sei o que é e está se espalhando para os outros calanchoes. Podem ser ácaros?
    A outra imagem é de um frasquinho de Óleo de Neen que comprei achando que seria para diluir em água, mas acontece que nas instruções de uso diz: “Pronto para uso”. Será que essa informação procede? É um frasquinho de apenas 100ml. O líquido é relativamente espesso e esbranquiçado. Conhece essa marca? Não estou com segurança para usa-lo assim, sem diluição em água. O que me aconselha?

    Sou-lhe grato. Um forte abraço.

    • Óleo de Neen

    • Boa tarde Alexandre,

      Sim, possivelmente é um ataque de ácaros. O kalanchoe é muito vulnerável às pragas.
      O Nim-I-Go, é um repelente natural à base de óleo de Neem, óleo de Karanja, pimenta malagueta, artemísia, alho e urucum, combate os ácaros. 1 colher de sopa de farinha de trigo em 1 litro de água, para pulverizar as folhas, é também eficaz.

      O Neenmax é um produto pronto para uso. Agite o frasco, em seguida colocar a solução em um pulverizador, aplicando diretamente nas folhas do kalanchoe. A mortalidade dos
      insetos ocorrerá após o período de 24 horas.

      Abraços

  7. Olá, Raul. Como vai? Quero plantar uma palmeira Carpentária de mais ou menos 3 metros. Como deve ser os cuidados após a plantação? Deve-se molhar a palmeira todos os dias? Se sim, por quanto tempo terei que fazer essa irrigação diária? Sou de Goiânia. Desde já, muito grata. Abraços

    • Olá Fátima,

      A época para o plantio da carpentária é boa porque começa a chover mais em Goiânia a partir de agora até março. É claro que não deve faltar água nos dias secos. Portanto um rega diária, sem encharcar o solo e na parte da manhã é bem vinda. Fora isto uma adubação complementar, a que será feita no momento do plantio, é aconselhável, podendo ser utilizado o fertilizante Forth Palmeiras, que possui uma fórmula específica para ela.

      Abraços

  8. Ola Raul, moro em SP , nos jardins e a prefeitura colocou 2 Ipes no lugar de arvores imensas arrancadas na minha calçada, por conta da rede eletrica. Um dele eu ainda não morava aqui mas meu vizinho diz q faz quase 10 anos e nada dele crescer , florescer e vive com as folhas secas e feio…. o outro eu vi quando plantaram, faz uns 2 anos e esta na mesma situação. Gostaria de saber q tipo de adubo eu mesma posso colocar neles, ja que não posso mexer muito na arvore por conta da prefeitura q plantou. Queria ajudar a elas virarem arvores bonitas e sadias. Obrigada, Bia

    • Olá Bia,

      Seguramente o raquitismo e atrofia delas foi causado por um plantio mal feito ou ainda por terem usado mudas com as raízes enoveladas.
      A única maneira de proceder seria retirar essas árvores com cuidado e, em seguida, melhorar o estado desse solo retirando entulhos e terra saibrenta, colocando no lugar um bom substrato de plantio enriquecido com calcário dolomítico e o fertilizante Forth Plantio.
      Paralelamente observar o estado das raízes, desenroscando-as e suprimindo as que estão ressequidas. Uma leve poda cortando as pontas dos ramos da copa é aconselhável.
      A época, agora em setembro, é propicia, já que é inicio dos calores e das chuvas.

      Abraços

      • Muito obrigada! Vou achar alguem que saiba fazer isso com cuidado!

        • Por nada Bia!

  9. Tenho um pé de Bambu Mosso com cerca de 3 m, já comprei nesse tamanho e estava muito bonito, mas quando plantei no meu jardim a céu aberto, as folhas secaram e começaram a cair. Isso é normal, as folhas crescerá novamente em quanto tempo?

    • Isto aconteceu, seguramente, porque as raízes foram afetadas no momento do transplante. O sol não é responsável, pelo contrario, o bambu necessita de insolação total para desenvolver.

      Regue-o diariamente no período da manhã, preferentemente bem cedinho, molhando-o por completo, sem encharcar demais o solo. Não use nenhum adubo por enquanto. Ele irá se restabelecer em pouco tempo, inclusive soltando novos colmos.

      abraços

  10. Boa tarde Sr. Raul,

    Eu tenho um pé de arruda, e recentemente eu troquei ela de local pois estava ao lado de um pé de manjericão e ela estava ficando sem espaço. Já estava com cerca de 1 m, e no novo local parece que ela não se adaptou bem, porque as flores secaram as folhas também. Ela sobreviverá ou tenho que fazer alguma coisa?

    • Boa tarde Fabio,

      É provável que sua arruda ficou estressada com a mudança de local. Faça uma poda drástica suprimindo 1/3 dos ramos, usando luvas de borracha para evitar contato com a pele, já que pode causar irritações, especialmente se fizer esta operação em contato com a luz solar.
      Polvilhe na terra onde está plantada uns punhados de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, afofando para que penetrem melhor e regue suavemente em seguida.
      A muda deve receber sol por, pelo menos, 4 horas diárias.

      Abraços

  11. Raul minha samambaia tá caindo as folhas as verdes uque pode ser

    • Boa tarde Keyllah,

      O motivo pelo qual as folhas caem pode ser uma infestação de pulgões ou um fungo. Faça o seguinte:

      Retire as folhas murchas;
      Macere 100 g de alho descascado e limpo em 2 colheres de sopa de óleo mineral, adicione 20 g de sabão de coco diluído em 1/2 litro de água. Deixe descansar por 24 horas. Dilua esse conteúdo em 1 litro de água e pulverize sua samambaia com ele durante uma semana.

      Abraços

  12. Prezado senhor Raul. Minha samambaia tá caindo as folhas verdes muito muito mesmo uque pode ser

  13. Amigo,tenho vários pés de chifre de veado em meu jardim, mas um deles está apresentando umas manchas redondas e negras, nas folhas; o que posso fazer?
    Sei que é um tipo de praga, mas não sei como tratar.
    Agradeço a informação, sou de Pedra de Guaratiba, RJ.

    • Oi Jupyra,

      Seu chifre-de-viado foi atacado por fungos. Pode ser podridão de Phytophthora ou mancha de Phoma.
      Essas doenças se caracterizam pelas máculas irregulares que afetam as folhas.
      Proceda do seguinte modo:
      – Retire, na medida do possível as folhas contaminadas e queime-as;
      – Faça 3 pulverizações com sulfato de cobre, uma a cada 15 dias, diluindo 10 ml em 1 litro de água;
      – Regue a região onde as folhas nascem, uma vez, diluindo 30 g de sulfato de potássio em 1 litro de água.

      Acho que resolverá o problema.

      Abraços

  14. Bom dia , Raul.
    Qual planta, de preferência que tenha flores, ficaria bonita pra compor um canteiro de meia sombra com 3 pacovás?
    Moro em São Paulo. Mto obrigada.

    • Boa tarde Cláudia,

      Seguem algumas:

      Anthurium andraeanum – antúrio;
      Gloxinia sylvatica – semânia;
      Impatiens walleriana – maria-sem-vergonha;
      Scutellaria costaricana – escutelária (FOTO)

      Abraços

  15. Olá, Raul!
    Minha mãe sempre cultivou Peperomia sandersii e observo que é comum a aparecer pequenos estragos que vão adentrando a folha, como se um bicho estivesse comendo-a. Estou cultivando uma no apartamento agora e o mesmo sintoma aparecendo. Já pesquisei muito na web e não cinsegui descobrir o que é. Você tem alguma ideia? Obrigada.

    • Olá Eliani,

      Inúmeras são as espécies de besouros que atacam as plantas
      ornamentais, destacando-se as coleobrocas e as vaquinhas.
      Com hábitos noturnos, perfuram e roem folhas.

      Segue uma receita para afasta-las:

      Colocaque 5 pimentas malagueta em um vidro, acrescentando 200 ml de álcool para cobri-las, feche o frasco e deixe-o curtir longe da luz por mais ou menos 3 dias. Depois desse tempo o extrato já pode ser utilizado ou guardado em um local escuro. Normalmente uma colher de sopa desse extrato, em 1/4 litro de água, é suficiente para pulverizar sua peperômia, repetindo a operação semanalmente por 3 vezes. Faça isto bem cedo de manhã ou no final da tarde, de modo a molhar totalmente as folhas por baixo e por cima e não regar as plantas, molhando as folhas, por, pelo menos, 12 horas.

      Abraços

  16. Oi, Raul,tudo bem? Mais uma vez peço sua ajuda. A clivia (Clívia miniata)perde as folhas na época de dormência como a Açucena(Hippeastrum hybridum)?
    Obrigada!

    • Não Marya, a clívia mantem suas folhas durante o ano todo.

      Abraços

  17. Olá Raul,
    Carlos,Juiz de Fora,MG.
    Tenho uma propriedade e tornei-me vizinho de um condomínio (de casas).
    Há construções acontecendo e o muro possui 3 mts altura.Tenho pensado em colocar uma estrutura de ferro e alambrado a partir de do topo e mais 2 mts para cima.
    Intenção> plantar Ipomea Rubra.
    Já andei lendo que ela gosta de sol pleno,mas alguns percalços devido a construção por aqui estar há menos de meio metro do muro causando muita sombra.
    Se permitir faço filmagem do ambiente e envio pelo whatsapp.
    Andei conversando nos hortos daqui mas o negócio não está avançando.
    Se puder “jogar uma luz” será muito bem vinda!
    Meu numero 32 9 8874-3676.
    Muitíssimo grato.
    Abs.

    • Olá Carlos,

      Algumas trepadeiras, além da ipoméia-rubra (Ipomoea horsfalliae) podem suprir sua necessidade de vedação:

      Tetrastigma voinierianum – trepadeira-castanha;
      Cuspidaria convoluta – cipó-rosa;
      Epipremnum pinnatum – jiboia;
      Podranea ricasoliana – sete-leguas;
      Turbina corymbosa – lençol-branco;
      Ipomoea alba – boa-noite.

      Juntamente com elas pode plantar outras que alcancem entre 5 e 8 metros de altura mantendo uma estrutura colunar, para não tomar muito espaço:

      Schefflera actinophylla – cheflera-alta;
      Bauhinia galpinii – bauínia-vermelha (FOTO);
      Dracaena fragrans massangeana – pau-d’água;
      Triplaris brasiliana – pau-formiga.

      Abraços

  18. Professor, minha veitchia está com as folhas perdendo a cor, começou aos poucos perdendo o verde escuro mas só algumas partes das folhas e essa descoloração está aumentando mesmo eu tendo adicionado fertilizantes líquido, acho que 14-14-14, antes disso usava o 8-12-10. Ela fica a sol pleno das 10:00 as 17:30. Está no vaso bem grande, próximo de alt 0,90 cm x 0,70 larg. Transplantei a para o vaso BA uns quatro meses. Ela deu antracnose mas não está mais dando, usei sulfato de cobre em spray nas folhas, demorou bastante e não as folhas afetadas não melhoraram, já pode uma, muito danificada. Depois do novo vaso, nasceram duas lindas folhas, verdes bem clarinha.Me ajude, não sei oque fazer

    • Caro Manoel,

      Esses fertilizantes que aplicou podem ter sobrecarregado sua palmeira e não são as melhores fórmulas para ela. Palmeiras sofrem com a deficiência de magnésio com frequência, assim como a de cálcio e de enxofre. Os NPKs nem sempre vem acompanhados pelos micronutrientes, fundamentais no desenvolvimento e coloração das folhas dessa vitchia.

      Sais de Epsom (2 colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água), em regas ou pulverização, podem devolver a tonalidade verde perdida. Farinha de ossos, cinzas de lenha, esterco de frango e cascas trituradas de ovos, irão fornecer os nutrientes mencionados. Mas, cuidado com as quantidades para não estressar ainda mais sua muda.

      Abraços

  19. oi Raul, boa tarde! Tudo bem? Estou precisando muito de uma ajuda. Estou iniciando agora com paisagismo, e uma amiga muito querida que ja teve a oportunidade de participar de palestras e cursos seus( breve serei eu), me indicou o Pergunte ao Raul. E aqui estou :)
    Sou da cidade de Boa Vista, RR, e surgiu um jardim que é bem grande e tem partes em que a grama esta com o aspecto queimado. Então gostaria de saber se daria pra recuperar ela? Espero que me ajude!
    Desde de ja agradeço . Abraços ;)
    att. Sharonn

    • Oi Sharonn,

      Você pode recuperar esse gramado com um pouco de paciência e de método. Siga estes passos:

      – Remova suavemente o colchão de grama morta com um rastelo;
      – Descompacte o solo usando um aerador. Ele fará pequenos furos;
      – Faça uma cobertura de 1 centímetro usando uma mistura composta por 80% de areia e 20% de um bom condicionador de solos. Repita esta cobertura 5 vezes a cada 30 dias;
      – Aplique 50 g do fertilizante Forth Jardim por m². Repita a cada 45 dias;
      – Regue diariamente na parte da manhã cedo, sem encharcar;
      – Corte a grama suprimindo apenas 1/3 das folhas, para que ela possa formar uma massa mais densa.

      Abraços

      • Muuuuuuito obrigada pelas dicas e ajuda Raul! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Abraços ;D

        • Oh, Sharonn, você merece!

  20. Olá, gostaria de saber se existe alguma palmeira que eu possa colocar ao lado de uma construção(30 cm distância de uma viga), que tenha raiz Axial e não invasora… Me interesso por butiá da praia, ou outras espécies semelhantes ao coqueiro, como palmeira manila(veria), e também rabo de raposa… O que vc me diz? Qual distância segura? Qual espécie é aconselhável, existe alguma? Obrigada

    • Olá Miriam,

      O butiá-de-praia (Butia capitata)assim como a palmeira-de-manila (Veitchia merrillii) possuem raízes pivotantes e não oferecem maiores perigos. Mas a rabo-se-raposa (Wodyetia bifurcata) tem um sistema radicular um pouco mais expansivo.

      Lhe aconselharia a carpentária (Carpentaria acuminata – FOTO), é a mais indicada para espaços reduzidos.

      Abraços

  21. Raul , Boa noite!
    Há necessidade de cortar as pontas das folhas do clorofito qdo for replantá-los?
    Obrigada.

    • Boa tarde Marya,

      Sim, corte as folhas tirando 2/3 partes. Desse modo a muda não sofre com a desidratação e enraíza rapidamente.

      Abraços

  22. Olá, boa tarde, moro em Joinville

    Tenho aqui dois probleminhas:
    Envio a foto de um tipo de besourinho que está fazendo um estrago em algumas coisas na horta, principalmente nos tomateiros. Como faço para combater o danadinho?
    Tem algum bichinho comendo meus moranguinhos, mas durante o dia não vejo nenhum. Mando uma foto de um frutinho furado de lado a lado!

    • Aqui vai a foto do moranguinho. Outro problema com eles é que não crescem muito, são sempre muito pequenos. Usei composto orgânico, húmus de minhoca e farinha de osso no plantio. Falta alguma coisa? Com que frequência devo adubar

      Muitíssimo obrigada, Raul. Grande abraço

      • Sofia,

        Besouros, brocas e lagartas causam isto. Mantenha o solo livre de frutos caídos ou muito maduros.

        Em termos de adubação essa é correta, já que a matéria orgânica é fundamental no cultivo do morango. Veja o pH, ele deve ser de 6,0.

        Abraços

    • Olá Sofia,

      Vamos tratar desse “danadinho”
      Algumas plantas os repelem: arruda, alecrim, hortelã e tomilho podem ser cultivados na horta. Pulverizações com extrato pirolenhoso também afastam esses besouros.
      As armadilhas feitas com garrafas PET pintadas na cor amarela e besuntadas com óleo diesel as atraem e por fim ficam grudados.

      Abraços

      • Boa tarde, Raul

        Preciso lhe perguntar o que se pode usar no lugar do óleo diesel pois não consigo achar para comprar. Nos postos de combustíveis eles não têm permissão para vender.

        E para controlar tripes, vi que recomendou plaquinhas brancas ou azuis com melaço. Poderia ser mel? Ou, de preferência, algo que não fosse tão atrativo para meus 4 labradores! Hehehe.

        Muito obrigada mais uma vez. Beijão

        • Boa tarde Sofia,

          Pode ser qualquer substancia pegajosa.

          Para combater tripes, as placas atrativas na cor branca ou azul, besuntadas de mel ou de melaço misturado a um inseticida fosforado.
          Nas casas de insumos agrícolas pode comprar a armadilha BioTrap, da Proplanta. Pulverizações com Metarriz Biocontrol (Metarhizium anisopliae) também resolvem, assim como o óleo de Neem. A falsa-mirra (Tetradenia riparia) afugenta o tripes.

          Seguem duas receitas bastante eficazes:

          CALDA DE FUMO
          Picar 50 g de fumo de corda e colocar num vidro com 1
          litro de água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta),
          coar e diluir em 5 litros de água. Pulverizar.

          CALDA DE SANTA-MARIA
          Macerar 200 g de erva-de-santa-maria num litro de água
          durante 2 horas; depois de espremer o sumo do bagaço,
          diluir em 5 litros de água. Pulverizar.

          Abraços

  23. Como vai sr. raul, porque é que as folhas das peperomias estão sempre assim enroladas pra baixo nas pontas
    Vou mandar uma foto e muito obrigada.

    • Olá Creusa,

      Sinceramente não vejo anormalidade nessa peperômia mas, por via das dúvidas, prevendo uma infestação de tripes segue uma receita para combaté-los:

      CALDA DE SANTA-MARIA
      Macerar 200 g de erva-de-santa-maria num litro de água
      durante 2 horas; depois de espremer o sumo do bagaço,
      diluir em 5 litros de água. Pulverizar.

      Abraços

  24. Bom dia senhor Raul,

    Envio-lhe uma foto de folhas de um Anturium que tenho numa varanda onde por vezes o vento é muito forte. Minha dúvida é se elas estariam assim por causa do vento ou poderia ser outra razão. Inclusive a folhinhas que nascem já ficam logo deformadas e com as bordas “machucadas”.

    Uma outra dúvida: Pedi ao meu marido que comprasse Enxofre para as plantas e ele comprou um pacote onde diz “Enxofre Ventilado – Ingrediente Mineral para alimentação ANIMAL, da marca NUTRACT. Esse enxofre seria o mesmo para usar nas plantas?

    Muito agradecida, grande abraço.

    • Esqueci de lhe perguntar se pode me indicar algumas plantas ornamentais que suportem bem os ventos.

      Obrigada mais uma vez.

      • Boa tarde Catalina,

        Realmente o Anthurium não é indicada para locais onde sopram ventos, mas a causa dessa deformação nas folhas são os ácaros. Dissolva 1 colher de sopa de farinha de trigo em 1 litro de água, e pulverize as folhas, por baixo e por cima.

        Enquanto ao enxofre que seu marido comprou, ele serve para nutrição animal. Pode usar enxofre Dimy para combater esses ácaros também.

        Há plantas que preferem locais com ventos contínuos, por exemplo:

        Allamanda cathartica – alamanda-amarela;
        Catharanthus roseus – vinca-de-madagascar;
        Nerium oleander “Carneum Plenum”;
        Clusia fluminensis “Pedra azul” – clúsia-da-pedra-azul;
        Neomarica candida – íris-da-praia;
        Hibiscus rosa-sinensis – hibisco;
        Ixora coccinea – ixora;
        Acalypha wilkesiana “Macafeana” – acalifa-mosaica;
        Euphorbia fulgens – chiquita-bacana;
        Mirabilis jalapa – maravilha;
        Lantana undulata – lantana-branca.
        Bulbine frutescens – bulbine;
        Pentas lanceolata – estrela-do-egito (FOTO);
        Turnera ulmifolia – flor-do-guarujá.

        Abraços

  25. Olá Raul, boa noite!

    Sou um grande admirador do seu trabalho. Você é um dos responsáveis por fomentar minha paixão pelas plantas.

    Gostaria de pedir a sua ajuda para identificar o nome dessa planta (anexo ). Além da sua florada magnífica,é bastante perfumada.

    Att,

    Alair Rodrigues
    Anápolis-GO

    • Oba! que bom saber disso Alair!

      A foto não está muito clara, mas pode ser uma tarumã (Vitex montevidensis) ou um jacarandá-bico-de-pato (Machaerium aculeatum).

      Abraços

  26. Olá, poderia me ajudar com essa roseira, comprei ela a 3 dias e ela so piora a cada dia. Não tenho experiência nenhuma com roseira.

    • Olá Letícia,

      Para fortalecer sua roseira, proceda assim;

      – Com um canivete afiado corte 10 centímetros de cada haste;
      – Deixe a muda a pleno sol;
      – Regue diariamente sem molhar as folhas de manhã cedo e de forma moderada;
      – Misture no solo 3 colheres de sopa de torta de algodão.

      Ela ficará bonita em 30 dias.

      Abraços

  27. Ola tenho uma tuia holandesa adulta tem 3 metros de altura e plantada no chao esta secando e ficando marron somente o topo ainda tem folhas verdes coloco agua na raiz todos os dias mas nao vejo resultado o que devo fazer?Obrigado.

    • Olá Priscila,

      Se com esse porte só tem folhas verdes nas brotações terminais não tem muito a fazer. Ela não rebrota novamente.

      sinto muito…

      Abraços

  28. Boa tarde Raul!
    Primeiramente gostaria de parabenizar a sua dedicação, cuidado fundamentado e presteza com seus leitores.
    Bem, tenho uma palmeira Rabo de raposa e apos suas folhas amarelarem estão com as pontas queimadas nas novas folhagens. Sabe o que pode ser? Poderia me ajudar? Desde ja agradeço a atenção e espaço.
    Moro em Porto Seguro/BA

    • Boa tarde Sarah,

      Obrigado pelo carinho!

      Suas palmeiras carecem de cálcio e de ferro. Faça assim:

      – Adube com farinha de ossos, cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e cascas trituradas de ovos moídas totalmente no liquidificador, até formar um pó;
      – Pulverize de manhã cedo com 250 g de sulfato de ferro diluídos em 10 litros de água;
      – Use o fertilizante Forth Palmeiras seguindo a dosagem recomendada na embalagem.

      Abraços

  29. Tenho um jasmim dos poetas, mas sempre esta com as pontas da folhas queimadas, vc pode me informar o que ocorre?
    Moro em Guarulhos na Vl Rosália, SP

    • Sim Eloiza,

      Sua muda pode sofrer uma carência nutricional, um ataque de fungos ou a falta de regas.

      É difícil diagnosticar o problema apenas com esse seu relato.

      Aconselho;

      – Expo-lo ao sol;
      – Rega-lo diariamente de forma moderada;
      – Fazer 3 pulverizações com Forth Cobre;
      – Adicionar ao solo torta de algodão e farinha de ossos.

      Abraços

  30. Olá bom dia tenho uma tuia holandesa a uns 9 meses deve ter 50cm, e ela está ficando verde escuro depois que usei ureia, acho que está morrendo o que posso fazer? Realizei a poda nas folhas q estavam murchas.
    Obrigada desde já pela tenção.

    • Olá Rebeca,

      Por enquanto não faça nada. Espere a que se restabeleça do estresse provocado, talvez, pelo excesso de ureia. apenas regue…com moderação.

      Abraços