Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

6.425 Comments

  1. Boa noite!!

    Plantei manacá de cheiro, heliconia, beijo pintado e moreia recentemente, todas estão murchando, há algo para fazer? A heliconia está amarelando, pode podar as folhas? Ou espera? Obrigada

    • Boa noite Aline,

      Pode cortar essas folhas amarelas. Sobre as outras que plantou aconselho que não lhes falte água diariamente e faça uma adubação com farinha de ossos.

      Abraços

  2. Boa noite Raul. Como vai? Plantei há cerca de 05 meses na casa de um cliente, uma Jabuticabeira híbrida, que foi retirada de uma casa e descansou por cerca de três meses antes de estar neste local definitivo. Depois que foi plantada, passamos pelo inverno que diminuiu muito a luz do quintal onde ela está. Em Setembro esquentou e o Sol já está mais direto. Até agora ela só perdeu folhas….fizemos uma adubagem há 10 dias e nada…ela está sendo irrigada corretamente e seus ramos também estão verdes, mas não estão brotando novas folhas…ainda. O que vc acha Raul? O nosso cliente está muito ansioso por uma resposta da planta…

    • Olá Rodrigo,

      Li com atenção sua mensagem e em um momento você diz que adubou a jabuticabeira. Seria importante saber que fertilizante usou e qual foi a quantidade aplicada.

      Observo que ela está com uma aparência “queimada”. Será que não foi a adubação que estressou a muda?

      Por favor, me informe sobre o produto usado e de que modo o aplicou, só assim poderei lhe responder dando uma solução para o problema.

      Abraços

      • Boa noite Raul! Adubarmos com o Forth frutas há 15 dias..aproximadamente 200g bem espalhado e bem irrigado. Conversei com uma amigo fornecedor e ele me orientou a repetir com um 10 10 10 pra estimular a folhagem. Quando quebro os raminhos mais finos, estão verde! Muito obrigado pela atenção Raul! Abraço!

        • Ela já estava exatamente com este aspecto antes da adubada…não respondeu nada…

        • Boa tarde Rodrigo,

          A dosagem do Forth Frutas foi correta, entretanto o NPK 10-10-10 não foi conveniente, mesmo porque para estimular a folhagem só precisaria de nitrogênio (neste caso a fórmula seria de 10-00-00, isto é feito com ureia, salitre do chile ou sulfato de amônia. Meu conselho é de não aplicar mais fertilizantes e esperar as brotações que surgirão nos próximos dias com a chegada dos primeiros calores e das chuvas. Aliás a água é fundamental, regue-a diariamente.

          Abraços

  3. Boa noite…
    Meu pé de manacá da serra foi plantado em maio, tem 5 meses. Troquei toda a terra, comprei terra própria plantio, e o forth plantio. Só que a impressão que dá, é que não cresceu nada, não sai do lugar. Ficou florido no inverno, mas o pé continua do mesmo tamanho. As folhas nas pontinhas ficam marrons. só nas pontas parecem enferrujadas, só nas pontas, as vezes até as folhinhas novas já nascem amareladas. O que será??? Este é o quinto pé de manacá que insisto em plantar.Por favor, me ajude a salvá-lo!!! Molho todos os dias, será isso???

    • Boa noite Sandra,

      Talvez alguma deficiência nutricional, que pode ser corrigida com um produto orgânico. É o Biotech Plus, da Arsil Agroquímica, ele é aplicado semanalmente até restabelecer a coloração das folhas, que se nutrem de vários elementos.

      Mas pode ser uma doença causada por fungos (difícil saber sem examinar a planta), por isso pulverize, também, com Forth Cobre.

      Abraços

  4. boa noite raul sou o rodry baiano que fez a pergunta onde encontrar a palmeira laca
    sou design de interiores e adoro plantas e jardinagem…

    • Olá Rodry,

      Seguem dois endereços, no Rio, onde pode encontrar a palmeira-laca:

      – Hermínio – simoesherminio@uol.com.br – (21) 9-8571-7954/2442-2759 / 9-7234-4898
      – Horto das Palmeiras – Moysés Abitbol – (21) 3427-5222 / 3427-5204 / 8498-3100 – http://www.hortodaspalmeiras.com.br/‎ palmeiras.

      Abraços

  5. Gratidão por compartilhar toda sua sabedoria. Pode ter certeza que estou aproveitando todo seus ensinamentos. Gostaria de acompanha-lo mais pessoalmente.Um grande abraço.

    • Oh Ivana, que bom! Quem sabe em um futuro próximo possa participar de algum evento comigo.

      Abraço grande

  6. boa tarde sou produtor de arvores e palmeiras adultas exelentes precos!!!! at normand 32 999173259

    • Boa tarde Normand,

      Onde está localizado seu cultivo?

  7. Bom dia Raul, montei um canteiro com 3 palmeiras fenix e para deixar florido o ano todo plantei Heliconias Papaguaio, ficou bonito, mas as heliconias dominaram e encobriram as mudas das palmeiras. as palmeiras estão me parecendo muito raquiticas e uma parece q vai morrer. minhas heliconias podem estar matando as palmeiras, ou poderia ser só falta de vitaminas.

    grande abraço

    • Bom dia Sandra,

      Não acredito que essas helicônias prejudiquem suas palmeiras. Claro, isto depende da altura dessas mudas, caso as helicônias ultrapassem às fênix, estas podem sofrer um bom sufoco.

      Você diz que a terra é dura, então afofe-a e agregue um pouco de areia e de substrato, junto com farinha de ossos e torta de algodão, para fortalecer sua palmeiras.

      Abraços

      • obrigada, grande abraço

  8. Bom dia Raul, com vai? Aqui estou triste com meu canteiro. Plantei em um canteiro de 1x5m , 3 palmeiras FENIX com 1m de altura. e para dar um colorido o ano todo plantei heliconia papaguaio. no começo, estava tudo lindo, bem florido e dava para ver as palmeiras , mas as heliconias dominaram e as palmeiras esão se desenvolvendo pouco e acho que uma esta´morrendo.Me socorra, AS HELICONIAS, estão matando minhas Fenix? ou será que o solo ficou pobre, a terra esta´bem durinha.

  9. Bom dia Sr. Raul. Gostaria de saber se o Jacarandá Cuspidifolia vai bem aqui em Maricá, Região dos Lagos – RJ? Pretendo inserir alguns no paisagismo da minha empresa que fica a 500 metros da lagoa e da praia. Em caso negativo o J. Obtusifolia seria recomendável? Att.

    • Bom dia Rodrigo,

      O jacaranda cuspidifolia prefere terrenos rochosos e secos e não é comum na sua região. Já o J. obtusifolia é nativo da região norte (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima).

      Prefira o J. macranha ou o J. puberula (FOTO), mais adaptáveis a Região dos Lagos

      Abraços

  10. Raul, este Jardim está em uma área interna fechada, com pouca incidência de sol, mas com claridade.
    Poderia me orientar se ele está no local adequado e quais cuidados devo tomar.
    Esta bromélia maior é a Vrisea fosteriana?
    Procurei informações sobre ela e não encontro…

    • Sim, Cristina, é uma Vriesea fosteriana a que aparece na parte alta da foto.

      Essa luminosidade é adequada para elas.

      – Mantenha o tanque, que é o receptáculo formado pelo alargamento das folhas, com água.
      – Não use adubos foliares, já que podem manchar as folhas. Esterco bovino, bem diluído em água é indicado.
      – Deve ser utilizado um substrato que garanta uma aeração boa e uma drenagem rápida.

      Abraços

  11. Bom dia,Raul!
    Gostaria de saber sobre o filodendro lua clara.
    Obrigada!

    • Bom dia Marya,

      Esse filodendro é indicado para ser cultivado em locais sombreados, se adapta bem como planta de interior e também embaixo de árvores onde é o seu habitat natural; prefere uma boa umidade ambiente e uma irrigação a cada 3 dias.

      Adube-a com torta de algodão.

      Abraços

  12. Bom dia Raul meu nome é Patrícia e estou com problemas em algumas Rosas do deserto e gostaria de pedir a sua orientação se possível. Na verdade estou meio que desesuperada com medo de perder minhas plantas

  13. Bom dia Raul meu nome é Patrícia e estou com problemas em algumas Rosas do deserto e gostaria de pedir a sua orientação se possível. Na verdade estou meio que desesuperada com medo de perder minhas plantas

    • Bom dia Patricia,

      A rosa-do-deserto (Adenium obesum) devem receber cuidados especiais. É importante não molhar as folhas para evitar o apodrecimento delas. Remova as folhas e flores secas e mantenha as plantas livres de qualquer material orgânico, como estercos.– Posicione a muda em local ensolarado e protegido dos ventos, melhore a drenagem do vaso usando areia e carvão vegetal e regue menos e mais espaçadamente.

      É recomendado fertilizar as plantas a cada duas semanas durante a primavera, especialmente quando as mesmas são jovens. Recomendo o fertilizante Forth Cactos.

      Abraços

  14. Bom dia senhor Raul,

    Estou enviando foto de uma planta que nasce espontaneamente no jardim. Pode me dizer o nome dela?

    Queria também perguntar se seria suficiente pulverizar os tomateiros e os pés de abóbora com Cupro Dimy ou devo usar calda bordalesa mesmo.

    Espero que se encontre bem. Muito obrigada

    • Bom dia Catalina,

      A planta da foto é um birí-silvestre (Canna limbata), nativa de América do Sul e, claro, também do Brasil.

      Os tomateiros e os pés de abóbora podem ser pulverizados tanto com Cupro Dimy como com calda bordalesa.

      Abraços

  15. moro em marilia–interior do estado de sao paulo

  16. ola, adoro ler seus post. diariamente.. parabens pelas suas explicacoes. Por gentileza preciso de sua ajuda-
    gosto desta planta vermelha. nao sei o nome. mas apareceu uns fungos –eu acho– o que posso aplicar??
    grata

  17. Raul.sigo o site todos os dias.adoro.parabens.enviando foto desta planta que eu acho linda.mas tá com problemas.fungo?grata

    • Oi Adriana,

      Fico contente sabendo que gosta do Jardim Cor.

      Sim, sua dracena foi atacada por fungos. Proceda do seguinte modo:

      – Corte as folhas contaminadas e queime-as;
      – Faça 3 pulverizações com sulfato de cobre, uma a cada 15 dias, diluindo 10 ml em 1 litro de água;
      – Regue uma vez diluindo 30 g de sulfato de potássio em 1 litro de água;
      _ Pulverize uma vez com bórax.

      Abraços

  18. Bom dia Raul comprei uma muda da trepadeira jade vermelha e plantei no chão tem três dias e a pontinha dela secou uns 4cm o q eu faço e normal pois está vetando muito ou tenho q podar a ponta seca? Obrigado Raul

    • Bom dia Poliana,

      Sim, pode esse ramo e mantenha uma umidade nas outras folhas pulverizando a muda com água limpa.

      Abraços

  19. Plantei uma muda de jade vermelha e a pontinha dela secou uns 4 cm o q devo fazer?

  20. Olá Raul, tudo bem? Estou aqui de novo para vc me ajudar com o seu conhecimento =) Tenho uma árvore de romã já adulta, hoje fui cavar um buraco ao lado dela para plantar um agave, e quando mal comecei a cavar surgiram duas raizes da romãzeira, a minha dúvida é se eu cortar essas raizes para continuar o buraco para plantar a agave, irei matar a romãzeira? Infelizmente não tenho outro lugar no meu jardim para plantar o agave, pois como tenho paixão por plantas o jardim já está cheio =) mas amo minha romãzeira e não quero prejudicá-la. Sou de Novo Hamburgo/RS. Muito obrigada e ótima semana!

    • Olá Carolina,

      Evite fazer isto. A romãzeira talvez não morrerá por causa do corte de alguma raiz, mas pode sofrer com isto desequilibrando a parte aérea.

      Além do mais as agaves precisam de sol e sob a copa de uma árvore não receberia iluminação solar suficiente para desenvolver.

      Abraços

      • Obrigada Raul =)

      • Olá Raul, tudo bem?
        Voltei para lhe contar que não cortei as raizes da romãzeira e também não plantei o agave debaixo dela, achei um lugar no sol para ele e debaixo da romãzeira plantei orquideas cymbidium, phaius, anturio clarinervium e alocasia amazonica, ficou muito bonito =)
        Muito obrigada pelos conselhos!
        Um Abraço =)

  21. Boa tarde! A minha grama está ficando com partes amareladas e outras estão morrendo.O que devo fazer para recuperá-la?
    Sou de João Monlevade MG

    • Bom dia João,

      Isto pode ser motivado por uma deficiência nutricional ou por uma doença causada por fungos.

      Precisaria de, pelo menos, uma foto que mostre bem seu gramado para lhe recomendar um manejo.

      Em principio faça pulverizações com sulfato de cobre e uma cobertura de 1 centímetro com uma mistura de 80% de areia e 20% de um bom substrato.

      Abraços

  22. Gel de plantio: qual a forma correta de usar e se realmente faz a diferença.

    • O gel é um polímero com capacidade de retenção de água, podendo segurar centenas de vezes seu próprio peso. Age como uma reserva de água e de nutrientes para as plantas, tornando-a disponível de acordo com a necessidade, reduzindo o stress hídrico, os efeitos da estiagem e a mortalidade de plantas. O resultado é o rápido estabelecimento da cultura e redução de custos com replantio e irrigação.

      Em contato com a água os cristais incham rapidamente formando um gel pela absorção da água. Este gel cria um reservatório contínuo de água e nutrientes na região das raízes promovendo um aumento do crescimento delas.

      Abraços

  23. Oi Raul,
    Gostaria de sua ajuda. Estão aparecendo uma praga em algumas de minhas plantas. Já pulverizei 3x com Cupro dimy, não resolvendo. Depois pulverizei 3x com óleo de neen . Também sem resposta. Vc sugere algum outro tratamento? Muito obrigada. Ilza

    • Oi Ilza,

      É uma doença fúngica conhecida como mancha-cinza-da-folha ou brusone e é favorecida pela ocorrência de temperaturas entre 22 e 30°C e umidade relativa acima de 95%.

      Você deve fazer o seguinte:

      – Corte as folhas, e queime-as, deixando apenas os tocos;
      – Regue apenas o solo onde estão plantadas;
      – Não use adubos nitrogenados (NPK, esterco, torta de mamona, etc.)
      – Aplique o equivalente a 6 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura por cima da terra e afofe superficialmente;
      – Adicione ao solo 300 g de calcário dolomítico misturado com 30 g de sulfato de potássio, revolvendo até uma profundidade de 10 cm;
      – Regue com extrato de casca barbatimão a 5%
      – Pulverize todo o canteiro com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Bem, você tem que se armar de paciência para combater isto e para não entrar com fungicidas altamente tóxicos.

      Abraços

  24. Boa noite, Raul.
    Estou fazendo um projeto em que a cliente pediu um jardim estilo provençal. Só tenho uma dúvida, por que ela gosta de folhagem grande, como costela de Adão, guimbe e gostaria de uma sugestão sua para estar colocando essas plantas. Será que fica bom ou teria outra sugestão. Esse projeto é em São Paulo na zona sul. Desde já agradeço. Um grande abraço, Ivana

    • Boa tarde Ivana,

      Folhas grandes são características das plantas tropicais e subtropicais. A Provence tem temperaturas médias entre 5 e 27 graus, isto é, um clima temperado muito ameno, onde crescem: lavandas, buganvileas, espirradeiras, giestas, choupos, ciprestes, abelias, nandinas, jasmins de todo tipo, cinerarias, magnólias e até o Chamerops humilis, que é uma palmeira típica na Côte d’Azur.

      Isto não quer dizer que você não possa harmonizar essas plantas com um guaimbê aqui ou acolá. Mas com prudencia para não ficar desarmonioso.

      Abraços

  25. Bom dia sr. Raul, sobre a grama zeon zoysia, o sr saberia me informar se ela cresce parelha como a esmeralda, ou se ela não cresce uniforme, criando pequenas moitas ao longo do gramado. Desde já agradeço sua atenção.

    • Boa tarde Jaqueline,

      A grama Zeon cria um gramado extremamente denso, uniforme e tolerante ao sombreamento leve. Não forma moitas, como é o caso da grama coreana (Zoysia Tenuifolia).

      Abraços

      • Muito obrigada Sr. Raul
        Forte abraço

  26. Gostaria de saber o que devo fazer com meus pés de lichias que estão ficando com as folhas enrugadas e com uma crosta marron na parte inferior da folha. Moro no oeste do Paraná

    • Vera,

      Sua lichia está sendo atacada por uma praga conhecida como erinose da lichia e causa esse enrugamento e manchas amarronzadas onde a colônia de ácaros está instalada. Proceda da seguinte maneira:

      – Pode os ramos atacados e suprima todas as folhas. Em seguida queime isto. O procedimento deve ser feito mesmo deixando o pé totalmente desnudo de folhas;
      – Pulverize, quinzenalmente, com enxofre alternando com Azamax, tomando o cuidado de molhar todas as partes aéreas da lichia. Não suspenda este processo até a completa eliminação da praga.

      Abraços

  27. BOM dia Raul
    tenho uma orquidea de folhas ovaladas q n dá flor. ela está plantada no substrato. O que devo fazer?
    Tambem queria lhe perguntar se existe um remédio natural contra pragas (tenhoacachorros).Aqui em guaratiba dá muitas pragas.
    Na exoria tem uma praga por baixo da folha que parece umas brocas e por cima, tipo uma poeirinha.
    No pé de acerola, umas coisas brancas.
    Tenho medo de usar remedios p pragas q façam mal aos cachorros.
    Agradeço desde já sua orientação. Um grande abraço. Regina

    • Boa tarde Regina,

      -1 Se sua orquídea está bonita apenas cuide-a com carinho;

      -2 Para as pragas segue uma receita inofensiva para cachorros:

      CALDA DE FUMO
      Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta),coe e dilua em 5 litros de água, em seguida pulverize.

      -3 Para a ixora pulverize com essa calda e também, semanalmente, com uma solução feita com 10% de leite azedo e 90% de água pura;

      -4 As “coisas brancas” podem ser cochonilhas. Use também a calda de fumo.

      Abraços

  28. Caro Raul
    Minha bismarch foi plantada há 6 mseses, logo de inicio secou quase todas as folhas, chegando a brotar outras novas em seguida
    Porem a cada nova folha,elas vem mais curtas e vivem cada vez menos, algo de poucos dias
    O local onde está plantada recebe muito vento a noite, fortissimo e no inverno é frio
    O solo é de terra não muito fertil e é bem regada umas 4x semana
    Atualmente não fica com mais de uma folha verde,esta cada vez mais fraca
    Está localizada em Itu, sp
    Sabe me dizer o q esta ocorrendo?
    Muito obrigado

    • Olá Fábio,

      O fato de sofrer ventos frios e ter sido plantada em um solo pobre pode ser a causa do malogro de sua Bismarckia. O O verão de Itú é quente e chuvoso, isto irá favorecer um melhor desenvolvimento, desde que melhore as condições dessa terra onde foi plantada, adicionando um bom condicionador de solos e adubando-a com:

      – 50 g do fertilizante Forth Palmeiras a cada 45 dias;
      – 300 g de torta de algodão.

      Abraços

  29. Muito bom dia, Raul

    Preciso lhe perguntar o que se pode usar no lugar do óleo diesel pois não consigo achar para comprar. Nos postos de combustíveis eles não têm permissão para vender.

    E para controlar tripes, vi que recomendou plaquinhas brancas ou azuis com melaço. Poderia ser mel? Ou, de preferência, algo que não fosse tão atrativo para meus 4 labradores! Hehehe.

    Muito obrigada mais uma vez. Beijão

    • Sua pergunta já foi respondida, Sofia.

    • O óleo diesel vc recomendou passar em placas ou garrafas plásticas amarelas e por no pomar para atrair e grudar os besouros que estão cortando os aminhos dos tomateiros, aboboras, etc.

      • Sim, Sofia. Alguma dúvida?

        • Ui, era só um P.S. da questão anterio, sendo que a mesma já tinha sido respondida kkkkk Eu a repetí pq achei que vc não iria ver posts de dias atrás. Desculpe. Abração

  30. Olá, Doutores

    Só queria te avisar que é a ÚLTIMA CHANCE de acessar o Curso de prática trabalhista sobre audiência, de acordo com o Novo Código de Processo Civil.

    Link:

    Ele não vai ficar por muito mais tempo disponível.
    Espero que você aproveite essa chance.
    Atenciosamente,

    Marcelo Toledo
    Direito Trabalhista na Prática