Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

9.324 Comments

  1. Cirleu Ritapolis MG
    Boa noite mestre Raul,obrigado pela analise do meu problema com minha palmeira Bismarckia na msg do dia 28/10/17,que esta sendo atacada por coleobrocas,em relação ao uso do inseticida,qual eu poderia usar? Um forte abraço.

    • Boa tarde Cirleu,

      Segue uma receita para acabar com elas:

      Abra uma janelinha próxima à base de uma garrafa plástica, na base da abertura dessa garrafa colocar uma fita adesiva vermelha de aproximadamente 3cm de largura para abraçá-la.
      coloque no fundo da garrafa dois dedos do seguinte preparado:

      – 500 ml de Metanol
      – 500 ml Álcool 46º
      – 10g de café puro torrado e moído ou 6g de café solúvel.
      Misturar e colocar em um vidro deixando-o curtir durante 3 dias. Filtrar o produto da garrafada e usa-lo na garrafa pet.

      Abraços

  2. Boa Tarde SrRaul.
    Sou seu ex-aluno.
    Se possível por favor me passe seu fornecedor de mudas de frutiferas no Ceasa

    • Sua pergunta já foi respondida Oscar.

  3. Boa tarde,Raul.Moro em Paraguaçu Paulista, sudeste do estado de SP.O meu problema é com uma muda de sapucaia que plantei há 3 anos e ela está exatamente com o mesmo tamanho de quando plantei, pouco mais de 1 metro.Coloquei calcário, esterco ,adubo quimico 4:14:8 folhas secas ao redor dela,e em tempo de seca sempre é regada. O crescimento da sapucaia é demorado? Posso fazer algo para acelerar o crescimento?Obrigada

    • Boa tarde Wilma,

      É provável que as raízes dessa sapucaia estejam enoveladas, impedindo o crescimento normal da muda. Lhe recomendo arranca-la do solo, com cuidado, para verificar o sistema radicular e, caso elas estejam enroscadas, desembarace-as e plante-a novamente.

      O ideal é fazer esta operação no final da tarde em dia chuvoso.

      Abraços

  4. Boa tarde , Raul !
    A minha cica está com as folhas queimadas . Como posso tratar ?
    Sou de Brasília.
    Obrigada!

    • Olá Juliana,

      – As folhas não devem ser molhadas com água tratada, por causa do cloro;
      – A umidade em excesso tem que ser evitada. Devendo ser regadas com mais frequência na época em que novas folhas aparecem;
      – Essas queimaduras nas folhas surgem quando foi cultivada em viveiro sombreado ou em ambientes internos e a colocamos, repentinamente, sob sol pleno, ou quando são aplicados, sob sol intenso, defensivos ou adubos foliar;
      – Aplique o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, misturadas com 5 kg de esterco curtido de curral em volta do tronco, mas a uma distancia de 10 centímetros em toda a área da projeção das folhas, afofe em seguida e regue moderadamente.

      Abraços

  5. Boa tarde, Raul.
    Ganhei esse cacto e estou achando a aparência do tronco dele meio estranha. Ele é assim mesmo ?
    Sou de Brasília.
    Obrigada!

    • Boa tarde Juliana,

      Na realidade não é um cacto e sim um “candelabro” (euphorbia trigona). As manchas são uma característica desde que sejam sólidas. Caso apresentem flacidez, supuração e cheiro deve-se considerar que fungos a atacaram.

      – Regue-a muito pouco a cada 10 dias;
      – Mantenha-a em local ensolarado;
      – Cuide para que a terra do vaso seja bem drenada. Caso contrário adicione areia;
      – Polvilhe uma camada 5 milímetros de carvão bem picadinho por cima da terra.

      Abraços

    • Muito obrigada , Raul !!

      • Disponha da gente Juliana!

  6. Obrigada pela atenção!

  7. Boa noite, professor Raul!
    Uma amiga possui uma planta muito diferente, que floresce a partir das raízes bulbosas, ela me questionou sobre a espécie, mas eu não conheço. O senhor pode ajudar-me na identificação dessa espécie?

    • Boa tarde Renata,

      É uma variedade de gladíolo (Gladiolus sp).

      Abraços

  8. Sou seu antigo aluno.Sou de Arujá
    Me informe se possível seu fornecedor de mudas de frutas no Ceasa

  9. Tenho uma dúvida: Plantei uma trepadeira em minha casa, não sei o nome mas ela produz flores azuis. Ela está já grande e uns dois ou três meses atrás começou a amarelar as folhas e a cair bastante e seus ramos pararam de crescer. Gostaria de saber se isso é normal ou se ela está pra secar toda. Ela está produzindo suas flores agora nesse momento. Sou da cidade de Araçuaí-MG Vale do Jequitinhonha.

    • Wesley,

      São muitas as trepadeiras com flores azuis:

      Thunbergia grandiflora – tunbérgia-azul;
      Mansoa difficilis – cipó-de-sino;
      Ipomoea purpurea – gloria-da-manhã;
      Strongylodon macrobotrys – trepadeira-jade;
      Wistaria floribunda – glicínia;
      Petrea volubilis – viuvinha, etc.

      Não é normal que qualquer das mencionadas tenham esses sintomas. Fungos, pragas ou vírus podem afeta-la e cada problema deve ser resolvido com produtos específicos.

      O que pode fazer é pulverizar alternadamente com sulfato de cobre e enxofre, semanalmente, 3 aplicações de cada e adubar o solo com cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, sendo um material fortemente alcalino, neutraliza o pH do solo. Use o equivalente a 6 litros no pé da trepadeira revolvendo superficialmente o solo.
      É recomendável sua aplicação junto à 500 g de torta de mamona.

      Abraços

  10. Bom Dia Caríssimo Raul, venho retomar as minhas perguntas de pupilo que sou. Estive ausente deste canal por motivos humanos, nada de mais.
    Então eis a pergunta: estou tendo muita dificuldade em cultivar as plantas no viveiro, nos saquinhos e baldes, sem o aporte de adubação química. Sei da lixiviação, sei que meu composto produzido localmente não é bom, sei que plantas sem a comunicação com a terra sofrem de solidão. Há viveiros que produzem tudo com adubação exclusiva orgânica ? qual tipo ? bokashi talvez ! como posso nutrir as plantas que estão na espera de serem plantadas ?

    obrigado e em breve lhe mando outra pergunta que tenho já na manga.

    Érico Zorba – Viveiro do Senado

    • Meu caro amigo Érico,

      A compostagem pode ser enriquecida com o que você possa conseguir mais facilmente e de modo econômico. Por exemplo: farinha de peixe, cinzas de madeira, vinhaça, aguapés depois de secados, farinha de ossos, farinha de sangue, cascas trituradas de ovos, borra de café, folhas secas, palhas, vermiculita, fibra de coco, serragem, torta de algodão ou de mamona, extrato pirolenhoso (O Natupirol e o Mokussu são as marcas mais conhecidas), supermagro, etc. Há também fertilizantes orgânicos como NEORGAN 61, AMINON-SOLO, RIBUMIM e ECOLIFE 40, que devem ser levados em conta.

      O bokashi, sem dúvida, é uma alternativa e pode ser comprado pronto (Korin é uma marca confiável).

      Abraços

  11. Ola, moro em Porto Velho, gostaria de saber qual flor é essa da foto! Obrigada

    • Olá Rozicler,

      É um lírio-de-natal (Scadoxus multiflorus). Prefere um local com sol pela manhã, evitando o sol forte da tarde.

      Abraços

  12. Olá! Tenho uma cerca viva com leeas rubras e metade delas estão com as folhas derrubadas, os galhos soltando com muita facilidade e as folhas novas que estão nascendo então atrofiadas é retorcidas. O que será que é ?

    • Olá Raquel,

      Possivelmente sua leea foi atacada por alguma praga e, apesar das fotos, não consigo identificar de que se trata. Folhas retorcidas podem indicar ácaros ou tripes.

      Faça pulverizações alternadas e semanais com enxofre e óleo de neem (3 de cada) e uma adubação com extrato pirolenhoso das marcas Natupirol ou Mokussu.

      Com estes procedimentos suas mudas devem se recuperar.

      Abraços

  13. Olá Raul , pode me informar o que está acontecendo com essa planta agave.Fica serra de Teresopolis

    • Olá Rose,

      Penso que possa ser um problema sistêmico ocasionado por um vírus. Os sintomas mais comuns são exatamente esses: clorose, mosaico e mancha anular.

      O vírus, na fase inicial, pode ser controlado identificando o patógeno, mas, quando instalado, como nesse caso, só será erradicado eliminando-se a planta e deixando os rebentos que crescem junto a ela.

      Abraços

  14. Boa noite!!!!!! Olha eu aqui de novo. Raul, hoje venho perguntar com o que fazer com um pequeno quintal de aproximadamente 60 metros quadrados que perdeu o gramado devido à sombra das frutífera. Não quero cimentá-lo, pois acho que esquenta muito. Qual seria a alternativa mais viável?

    • Olá Coracilda, Benvinda novamente ao Jardim Cor!

      Uma ideia econômica e elegante é fazer trilhas com pedrisco fino para andar e grupos de forrações com:

      – Tradescantia zebrina – lambarí;
      – Blechneum brasiliense – samambaiaçu-do-brejo;
      – Calathea Makoyana – planta-pavão;
      – Impatiens walleriana – maria-sem-vergonha;
      – Asystasia gangetica – asistásia;
      – Barleria repens – barléria-vermelha;
      – Spathiphyllum wallisi – lírio-da-paz;
      – Syngonium angustatum – pé-de-galinha.

      Pode ficar lindo!

      Abraços

  15. OI RAUL, SOU CAMPÊLO QUE FEZ PARTE DO PRIMEIRO SEMINÁRIO DE PAISAGISMO EM PERNAMBUCO E GOSTARIA QUE VOCÊ PROMOVESSE ESSE CURSO DE JOINVILLE DE IMERSÃO EM PAISAGISMO.

    • Oi Campêlo,

      O curso de Joinville será no próximo dia 18 de novembro. O link é: http://www.jardimcor.com/joinville/

      Ele já foi formatado, você tem alguma sugestão?

      Abraços

  16. Olá!
    Tenho um flamboiant no meio do meu jardim…fiz uma casinha em volta para meus filhos brincarem. No inverno as folhas todas cairam apos uma geada. Quando comecou a brotar notei que a maior parte dos galhos nao tinham nem sinal de brotos e alguns, logo após amarelavam, murchavam e caíam. Tambem notei que a casinha estava cheia de po amarelo tipo cerragem . Comecei a investigar e vi uns furinhos e em alguns saia uma gosma. Pela pesquisa que fiz as características são do mal da seca que atinge as mangueiras. Sera que e possível essa doença estar afetando o flamboiant? Tinha uma mangueira proximo que acabou morrendo. Tem como tratar a planta?

    • Olá Cris,

      Sua árvore foi contaminada por brocas e são mais de 150 mil espécies de mariposas e borboletas que depositam seus ovos nas axilas das folhas ou nos terminais dos ramos. Quando a lagarta nasce, penetra no tronco e constrói galerias entre a casca e o lenho deixando uma trilha de serragem de forma alongada. Quando não controladas a tempo, as larvas causam um enorme prejuízo, abrindo galerias, que podem até levar à morte da árvore.

      Pulverize com Bovenat PM ou Boveril B102, da Itaforte.

      Abraços

  17. Boa tarde Raul,

    Gostaria se possível de uma orientação, minha grama com esse inverno, queimou, e nao consigo recuperar, o que eu posso fazer?

    Estou enviando a imagem abaixo, desde ja agradeço a sua atenção.

    • Boa tarde Luis Claudio,

      Pela imagem que nos envia não vejo outra solução do que fazer um novo gramado. Já que a recuperação desse ficaria onerosa e demorada. Acredito que não seja o inverno o responsável pelo declínio de seu gramado e sim a compactação do solo e, até, ataque de fungos.

      Pense no preparo correto do terreno antes desse novo plantio.

      Abraços

  18. Bom dia !
    Sou de Santos – SP
    Gostaria de sua ajuda sobre o uso de pedrisco em paisagismo sobre laje, mas precisamente sobre uma guarita de prédio, vista que preocupo-me se haverá problemas de deslocamento ( dos pedriscos) em dias com vento forte. São 8 m2 com uso de pedrisco.
    Antecipadamente, agradeço-lhe

    • Boa tarde Maria Alice,

      A pedra britada número 1 ou número 2 não sofreriam deslocamento causado pelos ventos. Entretanto absorverão o calor aumentando a temperatura interna da guarita.

      Se a laje foi bem impermeabilizada lhe recomendo implantar um jardim. Isto evitará que a manta sofra dilatação acarretando trincas futuras.

      Uma camada de 2 centímetros de pedra britada, por cima dela uma manta de Bidim e uma camada de 10 centímetros de um bom substrato de jardim lhe permitirá plantar forrações com plantas suculentas (como a da foto) que prescindirão de regas.

      Abraços

  19. Cirleu Cidade Ritapolis Minas Gerais,encontrei este inseto nas folhas da palmeira nao sei se tem alguma coisa a ver com o problema relacionado as manchas pretas.

    • Boa tarde Cirleu,

      Sua bismarckia está sendo atacada por coleobrocas e o combate é feito com inseticidas nos ferimentos da palmeira. Também com a utilização de fungos e insetos parasitas e o uso de armadilhas iscadas com atrativos alimentares e feromônios.

      Lhe aconselho procurar uma loja de insumos agrícolas onde um engenheiro agrônomo poderá lhe receitar uma alternativa para combater essa praga.

      Abraço

  20. Cirleu Cidade Ritapolis Minas Gerais

  21. Cirleu, Cidade Ritapolis Minas Gerais

  22. Boa tarde mestre,preciso novamente de sua ajuda,minha bismarckia esta apresentando pintas pretas em folhas mais jovens e manchas secas em outras mais folhas mais velhas, ultima adubação final agosto com forth palmeira e cinza de lenha,um mes apos esterco bovino ao pe da planta. Um grande abraço.

  23. Raul as folhas da minha tumbergia estão caindo e entre os galhos tem uma penugem branca o que devo fazer

    • Danilo,

      Sua planta foi atacada pelo míldio.

      As folhas novas mostram manchas pardas de forma irregular
      na face superior; na inferior, a cor é cinzenta e cotonosa. A doença surge em temperaturas amenas e umidade muito alta, deixando as folhas secas e quebradiças.
      É recomendável a poda de limpeza para o arejamento da muda e 3 pulverizações semanais com Cupro Dimy.

      Abraços

  24. Raul as folhas da minha tumbergia estão caindo, entre os galhos tem uma penugem branca o que devo fazer?

  25. Olá Sr Raul como vai?

    Sr. Raul nao sei o que esra acontecendo com as minhas heliconias, percebo que elas estão secando e não vejo nenhum bicho . Por favor o que pode ta acontecendo?
    E o como salvar minhas heliconias.
    Grata
    Laura

    • Olá Laura,

      suas helicônias podem ter sido afetadas por um fungo que ataca todo o sistema radicular.
      Plantas sadias, quando infectadas, entram em esse declínio que mostra a foto que nos enviou.

      Recomendo:

      – diminuir as regas;
      – pulverizar com cálcio foliar;
      previne
      – aplicar calcário no canteiro;
      – usar o fungicida microbiológico a base de Trichoderma (há várias marcas: Trichodermil, Bio Trich, etc.) e concomitantemente pulverizar com Fosway.

      Abraços

      • Muito obrigado sr. RAUL , esse calcário eu aplico qual medida por planta?
        Lhe agradeço muito pela ajuda esse canal é excelente.
        Laura

        • Oi Laura,

          Deve calcular 300 g por m² de calcário, revolvendo superficialmente o solo para que penetre melhor. Em seguida regue moderadamente.

          Abraços

  26. Minha tuia,ficou toda na cor marrom desidratada e dura as folhas,como fazer para recuperar,será que ela morreu?

    • Se morreu não tenho como saber, Eliane. Porém, com as folhas secas e descoloridas é provável que esteja seca.

      Abraços

  27. Há ora pro nobis comestível​?E qual é?

    • Maria de Fátima,

      Sua pergunta é inconclusiva. Mas se a questão é saber o nome científico da ora-pro-nobis comestível, é Pereskia aculeata.

      Abraços

  28. Posso deixar minha arvore Tuia Holandesa no Sol por no máximo quantas horas por dia ?

    Se eu Plantar minha Tuia Holandesa no chão de casa ela pode crescer até quantos metros?

    • Roger,

      A tuia-holandesa (Cupressus macrocarpa) pode alcançar 10 metros de altura quando cultivada diretamente na terra. Prefere o sol da manhã, por ser mais brando que o da tarde.

      Abraços

  29. Boa noite, Raul

    Gostaria de colocar a plumeria rubro em um jardim, mas fico com receio por causa da Lagarta de Pseudosphinx tetrio. É um condomínio bem arborizado e com certeza vai ter a polinização da mariposa com uma certa frequência. O que vc me aconselha? Desde já agradeço. Um forte abraço. Leme -SP.

    • Boa noite Ivana,

      Sinceramente não vejo maiores problemas essas lagartas (FOTO) são notáveis por causa do tamanho e podem ser retiradas das plumérias. Além do mais são inofensivas e preferem os jasmins-manga de flores brancas.

      O Dimypel as controla de forma orgânica sem contaminar o meio ambiente.

      Abraços

  30. A árvore a que em referi anteriormente creio que é Flamboyant e nao Bouganville.
    Está crescendo espontaneamente. Aparecem várias mudas. Mas o espaço é pequeno. como evitar que se reproduzam assim tão rápido e de forma natural?

    Maely

    • Boa tarde Maely,

      É difícil contrariar a natureza. O que pode fazer é planta-las em vasos e da-las de presente. Não tem como evitar a espontaneidade delas, pelo menos de modo a não agredir o meio ambiente.

      Abraços