Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

6.693 Comments

  1. Olá Raul, tudo bem?
    Essa árvore nasceu espontaneamente na calçada e gostaria de saber qual espécie que ela é, se seria uma árvore ideal para calçadas… muito obrigada!
    Novo Hamburgo/RS

    • Olá Carolina,

      Talvez seja uma canelinha (família das lauráceas, gênero Ocotea). Porém precisaria de ver a flor para identifica-la melhor. Se for ela é um bela árvore de sombra de porte médio ou alto, dependendo da espécie.

      Abraços

      • Obrigada Raul!!! :)

  2. Carlos Taubaté – São Paulo desculpe Sr. Raul mas faltou a foto da jabuticabeira tristonha.

  3. Raul moro em Taubaté – SP, parabéns pela disposição em nos ajudar.

    2) Cultivo também arvores frutíferas em vasos e a jabuticabeira e esta tristonha, poucas folhas o que vc me orienta para recuperar o seu vigor? veja foto:

    • Essa jabuticabeira precisa ser recuperada. Para tanto faça o seguinte:

      – Retire uma camada de 5 centímetros da terra existente e adicione uma outra, com a mesma espessura de Forth Condicionador Floreiras;
      – Junto com o condicionador incorpore 150 g de farinha de ossos e 250 g de torta de algodão, misturando bem;
      – Regue a muda diariamente, mantendo o solo levemente úmido;
      – Quinzenalmente pulverize a copa da jabuticabeira com o fertilizante Forth Solúveis Inicial. Isto deve ser feito em horários onde há pouca incidência de luz solar.

      Abraços

  4. Raul moro em Taubaté – SP, parabéns pela disposição em nos ajudar.

    1) Cultivo plantas em vaso e as folhas estão muito queimadas, vc pode me orientar, veja foto:

  5. Raul parabéns pelo trabalho e disposição em nos ajudar.

    1) Cultivo plantas e vasos e as folhas estão queimadas veja fotos.
    2) Outras duas plantas a cochonilha tomou conta que tive que cortar todas as folhas deixar no galho, agora estão brotando o que eu faça para não voltar a praga.
    3) O meu pé de jabuticaba esta triste sem folhas aplico para para reanima-lo, veja foto?

    • Bom dia Carlos,

      Para controlar essa “queima” causada por fungos, Pulverize as mudas com com Fulland, um fertilizante mineral composto por fósforo, enxofre e cobre e alternadamente use (também mediante pulverizações) o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo.

      As cochonilhas, conhecidas como pulgão branco ou
      pulgão verde, atacam hastes e folhas sugando a seiva.
      Causam atrofiamento e podem transmitir viroses. O inseticida rural Natural Camp ou o Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta) é eficaz. O macerado de urtiga também é eficiente. Polvilhe no solo carvão vegetal bem picadinho, junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, isto também ajuda.

  6. Boa tarde! Tenho varia plantas murchando, morrendo, tem umas mosquinhas pequenininhas, pretas, parece de fruta, que está sugando essas plantas, não sei como eliminá-la.
    Já tentei armadilha amarela, inseticida natural, mas não adiantou.

    Obrigada

    • Bom dia Aline,

      Para controlar a infestação da mosca-das-frutas elimine frutos e pétalas caídos no chão, evitando assim a proliferação desta praga. Pode usar a armadilha adesiva X-315, da 3M ou a armadilha Mc Phail, com atrativo de proteína hidrolisada diluído em água a 5%.

      Concomitantemente o óleo de Neem e/ou o inseticida rural Natural Camp ou o Combat (composto por Neem, citronela e pimenta) resolvem o problema.

      Abraços

  7. Boa dia senhor Raul, moro no DF em um local que venta muito. Há 3 dias comprei uma Tuia Holandesa aparentemente saudável, mas hoje, no terceiro dia ela está começando a morrer, alguns galhos que eram verdes agora são marrons. Nesses 3 dias molhei ela todos dos dias, inclusive seus galhos e no segundo dia meu sogro me deu algumas bolinhas cinzas, dizendo ele, essas bolinhas servem para ajudar no crescimento.
    Ela ainda se encontra no mesmo vaso em que comprei e logo que comprei removi um mini caramujo, mas nada demais. O local que ela fica é arejado e tem bastante luz, porém não pega sol. Meu histórico com plantas é bem ruim, dizem que eu tenho a mão ruim, mas gosto muito e estou insistindo.
    O que eu devo usar para ela não morrer de vez ??

    • Bom dia Isabella,

      A tuia holandesa dever ficar em um local bem iluminado onde receba, pelo menos, duas horas de sol diariamente. Deve rega-la todos os dias usando mais ou meno um copo e meio de água, mantendo o substrato levemente úmido, mas nunca molhe as folhas, já que isto pode causar doenças fúngicas que ocasionam esse sintoma amarronzado nelas.

      Tampouco use, pelo menos por enquanto, qualquer tipo de fertilizante, dado que a planta que você adquiriu estava bem nutrida quando saiu para venda. O excesso de adubo também pode malograr o crescimento dela.

      Abraços

  8. Raul, gostaria de saber que tipo de vegetação pendente é esta da foto. Tem no Brasil ? Att

    • Anne,

      É um aspargo-véu-de-noiva (Asparagus asparagoides), nativa do leste e sul da África, é comumente usado em arranjos florais, mas difícil de achar mudas para venda.

      Abraços

  9. Boa tarde! Vi dicas aqui muito boas ate pra quem não tem muito conhecimento como eu e esta sempre precisando de ajuda. a minha jabuticabeira esta com as folhas marrom e quase sem folhas,alem de nunca ter dado fruto. vi aqui que outra leitora estava com o mesmko problema e vc indicou usar o forth soluvel. Esse seria o do pote com letras azuis correto? A outra coisa o que poderia fazer pra acelarar o processo pra ela frutificar?

    • Oi Aline,

      É provável que sua jabuticabeira, além de deficiências nutricionais, está sofrendo uma doença causada por fungos (ferrugem talvez).

      Proceda da seguinte maneira:

      – Faça 3 pulverizações a cada dez dias, com calda bordalesa;
      – Na projeção da copa adube a muda (afofando o solo superficialmente)com:
      o equivalente a 1 litro de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura por m²,
      250 g de esterco de galinha por m²
      250 g de farinha de ossos por m²
      400 g de torta de algodão por m²;
      – Pulverize a cada 15 dias, a copa, com o fertilizante Forth Solúveis Vegetativo seguindo as instruções da embalagem;
      – Regue-a diariamente, mas observe que o solo deve ser bem permeável.

      Abraços

      • Raul eu esqueci de colocar que sou do rio de Janeiro e dei uma pesquisada sobre a ferrugem, mas não é. E como sem foto fica dificil pra você tb imaginar o que deva ser. Achei uma aqui na internet que é exatamente o que esta acontecendo. Ela esta quase com as folhas marrom, inicia sempre o marrom pelas pontas da folha, e alem disso ela ja esta quase sem folhas e mesmo as folhas novas que nasceram também estao ficando assim marrom..

        • Aline,

          As folhas mostradas na foto foram atacadas por antracnose, um fungo que deixa essas manchas pardas.

          – Na medida do possível, retire as partes afetadas;
          – Faça pulverizações com Fulland, alternado com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. Este último garante uma alta fonte de potássio, essencial para as defesas da planta.

          Abraços

          • muito obrigada!!!ja arranquei as folhas assim queimadas e ela ja nasceu novas folhas, acabou que não tinha esse fort soluvel axzul e comprei o amarelo pra frutiferas mesmo. mas depois comprarei o azul tambem. O fulland não achei em lugar nenhum nem na internet. apliquei um inseticida contra pragas que tb ja deu uma ajudinha e ela ja ta voltando a ficar bonita em poucos dias. muito obrigada

  10. Oi Raul, boa tarde!

    Tenho uma trepadeira que vive com cochonilha, já tentei de tudo, lavei com sabão neutro, óleo mineral, inseticida natural, mas nada tem resolvido. Elas sempre voltam.

    Obrigada

    • Olá Aline,

      Se nada disso deu resultados tente o inseticida rural Natural Camp ou Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta); também o Boveril B103, da Itaforte é eficaz. O macerado de urtiga também pode resolver.
      Outra dica é polvilhar no solo carvão vegetal bem picadinho, junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

      Abraços

  11. Boa tarde, meu nome é Ruy Carlos moro em Recife/PE. Gostaria de saber o que devemos fazer com as brotações laterais de Pata de Vaca? elas poder ser aproveitadas como mudas?
    Atenciosamente,
    Ruy Carlos
    ruy_neves_58@hotmail.com

    • Boa tarde Ruy Carlos,

      Não, as brotações laterais da pata-de-vaca (Bauhinia variegata) não originam novas mudas e devem ser suprimidas para que o tronco forme uma copa.

      Abraços

  12. Se puder me ajudar com uma infestaçāo de lagartas.
    Tem algumas lagartas comendo principalmente um jasmin manga aqui de casa. Tenho notado que surgiram muitos buracos pelo gramado. Pela foto da pra ver como sāo imensas. Há alguma maneira de afasta-las ? O que faço, pois elas andam muito e vao entrando pela casa…tenho netos aqui e nao sei se elas causam algum mau, pelo visto creio que sim, devido a côr intensa que possuem, creio ser um sinal de alerta. Poderia me ajudar o que fazer? moro em Ribeirão Preto SP.Muito grata,

    • Boa tarde Maria Angelica,

      Essa lagarta é a Pseudosphinx tetrio e origina a mariposa da foto em anexo.

      São facilmente combatidas com Dimypel ou Agree, inseticidas biológicos a base de Bacillus thuringiensis, inofensivos para seus netos. Também ervas como tomilho, manjerona e camomila repelem essas lagartas.

      Abraços

  13. olá.. .
    Se puder me ajudar com uma infestaçāo de lagartas…
    Tem algumas lagartas comendo principalmente um jasmin manga aqui de casa. Tenho notado que surgiram muitos buracos pelo gramado. Pela foto da pra ver como sāo imensas. Há alguma maneira de afasta-las ? O que faço, pois elas andam muito e vao entrando pela casa…tenho netos aqui e nao sei se elas causam algum mau, pelo visto creio que sim, devido a côr intensa que possuem, creio ser um sinal de alerta. Poderia me ajudar o que fazer? moro na.cidase de Ribeirao Preto SP.Muito grata,Angelica

  14. E a última doente: louro. Pontos pretos, bordas das folhas que vão tornando-se marrons até secar. Enviei 3 plantas. Espero que exista algum remédio para todas. Muito obrigado pela atenção!!

    • Brasília DF

    • A doença fúngica é a mesma. Faça pulverizações alternadas, Roberto, com enxofre e sulfato de cobre, três de cada, semanalmente.

      Esse controle irá sarar suas mudas.

  15. Mais uma doente: manacá. Pontos amarelos e marrons, folhas murcham. Com certeza é algum fungo….

    • Pode aproveitar o mesmo processo que o da jabuticabeira, Roberto.

  16. Olá Raul! As folhas da jabuticabeira estão ficando pretas.principalmente nas pontas e vão se espalhando. Ela está na varanda e toma sol só na parte da manhã. Será falta de sol ou praga? Muito obrigado!

    • Olá Roberto,

      A ferrugem é uma doença que ataca as jabuticabeiras e é provocada pelo fungo Puccinia psidii. Afeta folhas, botões, frutos e ramos, formando essas manchas necróticas. Ocorre principalmente em períodos de baixas temperaturas e alta umidade do ar.

      Faça pulverizações alternadas com enxofre e sulfato de cobre, três de cada, semanalmente.

      Abraços

      • Gratidão, Raul! Muito obrigado pela atenção e ajuda!! Abraços!

  17. O que fazer para a primavera ficar com flores bem coloridas?

    • Adriana,

      Adube-a com o fertilizante Forth Flores juntamente com farinha de ossos e esterco de galinha.

      Abraços

  18. Olá Raul querido, tudo bem?
    Olha eu aqui de novo com outra dúvida…. Agora a dúvida é com a minha plumeria rubra, esse ano suas flores não estão abrindo completamente, abrem só um pouco permanecem assim e depois caem… Essa plumeria comprei ano passado e veio com a doença fúngica que deixa as folhas cheias de pontinhos laranjas, eu não conhecia e qdo me dei conta era tarde e todas outras foram contaminadas… na época tratei todas com uma calda concentrada de camomila. Na época essa branca aparentemente se curou (uma cor de rosa nunca consegui curar completamente), mas agora esse ano as flores que não se abrem… Ela fica em vaso, bem grande, pega todo sol da tarde e rego pouco, no máximo 1x por semana… Desculpe o longo relato mas penso que talvez tenha relação com a doença que ela teve… um abraço e mto obrigada!
    Novo Hamburgo/Rio Grande do Sul.

    • Querida Carolina,

      O excesso de nitrogênio pode ser o motivador para o aparecimento dessa doença conhecida como ferrugem, na sua plumeria. As partes atacadas devem ser eliminadas.

      É aconselhável não molhar a folhagem e fazer uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água para regar a muda. Repita isto mais duas vezes a cada 10 dias.

      Essa adição de potássio estimulará a abertura total das flores.

      Outro produto que pode usar é o extrato pirolenhoso, que proporciona ambiente favorável para a multiplicação de microrganismos benéficos e da micorriza, reduzindo a necessidade de adubo químico e aumentando o volume das raízes secundárias, o que melhora a absorção de nutrientes pela plumeria. Atua também controlando pragas. É um notável adubo, favorecendo o aumento de brotos e o número de flores. O Natupirol e o Mokussu são as marcas mais conhecidas.

      Abraços

  19. Bom dia senhor Raul, meus citrino estão tendo problemas de enrolamento das folhas que leva ate a morte e todas elas com uma fraqueza ate que algumas parte de tronco esta a secar. O que poode causar esses danos? Atenciosamente

    • Boa tarde Abdul,

      São inúmeras as doenças causadas por esses sintomas. O declínio, por exemplo, paralisa o crescimento deixando as folhas opacas, murchas e enroladas e acaba por matar a árvore em 2 ou 3 anos após o aparecimento dos sintomas. Neste caso a melhor solução é a destruição das plantas afetadas. Também pode ser ocasionada pelo ataque de pulgões ou da larva minadora dos citros.
      O que causa também deformações em folhas e ramos novos, com lesões salientes e ásperas é a verrugose. Sendo o cancro cítrico outro dos problemas que mostra indícios similares, provocando danos folhares, nos ramos e nos frutos.
      Lhe recomendo uma consulta junto a um agrônomo que possa examinar essas ocorrências, observando-as de perto. Seria uma temeridade de minha parte lhe receitar algo sem saber exatamente o que afeta seus citros.

      Abraços

  20. Tb em Araxá vimos esta bela flor numa árvore.
    Saberia o nome?

    • Claro Shirley,

      É uma magnólia-branca (Magnolia grandiflora)

      Abraços

  21. Boa tarde!
    Em Araxá fiquei encantada com este arbusto (anexo).
    Saberia o nome?

    • Boa tarde Shirley,

      A imagem não é muito nítida, mas parece uma azaleia (Rododendron simsii).

      Abraços

  22. Bom dia amigo Raul!
    Estou precisando de sua orientação com relação ao meu pé de romã.
    Os frutos estão apodrecendo no pé, antes de amadurecerem.
    Estou em Campo Grande MS

    • Boa tarde cara Janete,

      Esse sintoma indica uma infestação por antracnose. Nos períodos mais quentes e úmidos do ano, os frutos da romã podem mostrar pontos pretos e rachaduras, além do apodrecimento causado por um outro fungo, o Botrytis, penetrando a partir dentro dos frutos.
      É fundamental que a copa da romãzeira receba sol em toda sua extensão, portanto uma poda que mantenha a planta arejada deve ser feita, assim como pulverizações quinzenais com Cupro Dimy. E uma adubação foliar a cada três meses com Fosway.

      Ela vai melhorar, mande notícias!

      Abraços

  23. Bom dia Sr. Raul

    Tudo bem? Tenho um espaço que está infestado por tiririca e com várias partes de acúmulo de água. Tirei toda grama com uma parte de terra, fiz uma drenagem e vou replantar a grama. Minha pergunta é com medo da tiririca voltar eu posso cobrir a terra com lona preta, e jogar terra vegetal por cima e plantar a grama?

    Obrigado!

    • Olá Vagner,

      Não, não faça isso. Se cobrir com uma lona a drenagem ficará totalmente comprometida.

      Faça o seguinte:
      – Polvilhe 200 g de calcário dolomítico por m²;
      – Aplique 20 g por m² de sulfato de magnésio, diluído em água;
      – Passados 10 dias aplique o herbicida Sempra, seguindo as instruções da bula;
      – Faça uma camada de 3 centímetros de areia lavada de rio e afofe superficialmente para mistura-la ao solo existente;
      – Plante a grama;
      – Use um firmino caso surja essa tiririca novamente.

      Abraços

  24. Boa tarde Raul. Adquiri um pinheiro há algum tempo mas ele nunca foi muito “encorpado”, sempre teve falhas. Antes ficava no vaso mas reparei que estava ficando bem amarelado. Plantei numa calçada mas não sei se o espaço foi suficiente. Mesmo depois de alguns anos, a planta continua falhada. O que acontece? Será que ela tem chance de crescer e ficar “cheia” algum dia? Moro no Maranhão.

    • Boa tarde Layne,

      No Maranhão, existem três tipos distintos de clima: o tropical superúmido, o tropical com chuvas de outono e o tropical com chuvas de verão, com elevação das temperaturas médias anuais, que oscilam perto de 26 °C, mas são diferentes quanto ao comportamento das chuvas.

      Dependendo da espécie desse pinheiro, raramente desenvolvem bem nesse tipo de clima, já que a maioria é nativo de regiões de clima mais frio.

      É por esse motivo que sua muda fica com esse aspecto minguado, algo que não vai conseguir reverter.

      Abraços

  25. Boa tarde Raul. Adquiri um pinheiro há algum tempo mas ele nunca foi muito “encorpado”, sempre teve falhas. Antes ficava no vaso mas reparei que estava ficando bem amarelado. Plantei numa calçada mas não sei se o espaço foi suficiente. Mesmo depois de alguns anos, a planta continua falhada. O que acontece? Será que ela tem chance de crescer e ficar “cheia” algum dia?

  26. Boa tarde sr. Raul.
    Tenho a lágrima de Cristo, que ficam com as folhas bem manchadas de amarelo e caem, algumas mais novinhas se enrolam e não desenvolvem, estão florecendo pouco, estão plantadas no solo e recebem sol, a terra é boa, tem até minhocas, moro em Garça S.P., por favor, pode me ajudra?
    Amo demais essa planta, agradecida!

    • Boa tarde Tânia,

      Provavelmente sua trepadeira foi atacada por tripes, insetos pequenos e sugadores que causam, além das deformações nas folhas, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.

      Placas atrativas na cor branca ou azul, besuntadas de
      melaço misturado a um inseticida leve resolvem o problema, quando penduradas junto a lágrima de Cristo.

      A falsa-mirra (Tetradenia riparia) é ótima para afugentar o tripes.

      Abraços

  27. Boa noite.
    gostaria de saber se posso usar adubo foliar na terra ,pois apliquei nas folhas de uma samambaia que começou dar ferrugem é se posso usar casca de arroz carbonizado em orquídeas.
    Obrigada

    • Boa tarde Rosângela,

      Na terra onde a samambaia está plantada pode misturar borra de café, ela é rica em matéria orgânica, possui ainda alto teor de nitrogênio e potássio.

      As cascas de ovos contem cálcio e magnésio. Sua aplicação eleva o pH, aumenta a resistência às doenças.

      Para seu total aproveitamento deve-se fazer o seguinte:

      – Deixá-las secando na sombra;
      – quebrá-las manualmente;
      – moê-las totalmente no liquidificador, até formar um pó;
      – misturar a farinha resultante na proporção de 50 g em 20 litros de substrato ou 50 g por m².
      É importante enterrar a farinha para não ficar exposta ao sol e ser melhor aproveitada pelas plantas.

      A casca de arroz carbonizada possui uma ótima aeração e pode ser usada nas suas orquídeas. Ela contem um alto poder energético, com quase 80% em carbono, além de sílica que as protege das doenças fúngicas.

      Abraços

  28. Estou com triunfo pergolado ,onde encontro mudas de trepadeira?

    • Analha,

      Qual é sua região, sua cidade? Para lhe indicar um produtor de plantas trepadeiras preciso desse dado importante.

      Abraços

  29. Pode me indicar um grupo de troca de mudas?

  30. boa tarde Raul
    estou fazendo mudas de ipe amarelo e ipe rosa e esta aparecendo essas queimas nas folhas , poderia me ajudar ?

    • Boa tarde Rodrigo,

      Seus ipês foram infestados pela antracnose. Combata esse fungo com 3 pulverizações feitas com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes. O Forth Cobre supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre e deve ser intercalado semanalmente com o primeiro recomendado.

      Abraços

      • muiiiiiiiiiito obrigado ,, valeu demais