Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

6.693 Comments

  1. Boa noite! Senhor: Raul, tudo bem? Preciso de sua ajuda para identificar está planta, me disseram q as raízes ou batatas são comestiveis

  2. Boa noite!

    Comprei uma tuia holandesa de cerca de 1,5m e também tenho um bonsai que é uma tuia azul. O que esta ocorrendo com os dois é que suas folhas estão ficando duras, a tuia holandesa estava normal até ontem, hoje começo a ver uma leve caida das pontas e as folhas duras. O bonsai esta pior, as folhas chegam a quebrar de tão duras, parece petrificada. A coloração continua verde, porém ficou um pouco mais amarronzado que o normal.
    Ambos estão em vasos, a tuia holandesa dentro de casa com claridade e ventilação o bonsai já tentei deixar em sol, sombra, mas nunca deu certo.
    Quanto a regar, sempre estou regando deixando a terra úmida.

    O que pode estar acontecendo, sou de Iracemápolis São Paulo.

    Desde já agradeço.

  3. Estimado Raul, sou um amante das plantas e um grande admirador de seu trabalho que acompanho nas revistas Natureza e aqui no site. Ganhei uma muda de Dicksonia (não sei se é sellowiana ou outra espécie)de um amigo que comprou na internet e me presenteou porque sabe que eu gosto muito de plantas, ela foi plantada fazem 4 meses numa área de meia sobra entre meu orquidário ao lado de uma Euterpe oleracea já bem desenvolvida, no mesmo canteiro tenho outras espécies de samambaias e algumas espécies da família Araceae (Philodendron ricardoi, P. gloriosum, Caladiuns e Alocasias) e estão todos muito bem, mas a Dicksonia não! É um lugar úmido, como disse ao lado do orquidário onde os vasos ficam suspensos e o piso é um canteiro de Marantas e Calateias. Tenho feito regas diárias.
    Gostaria de sua orientação quanto a possíveis ações para que a Dicksonia se desenvolva bem.
    Moro em Rio Claro interior de São Paulo.
    Obrigado.
    A primeira folha a desenrolar ficou linda, grande, mas a cada nova folha ela diminui de tamanho. Ainda não adubei porque

  4. Boa tarde!
    Querido Raul, estive em Araxá e me deparei com este lindo arbusto com uns 3 metros. Qual o nome?

  5. Bom dia, tudo bem? Na entrada da minha casa plantei grama preta (2 anos). Ja aconteceu das pontas amarelarem, mas desta vez aconteceu de algumas mudas irem queimando da ponta ate a raiz e morrerem.
    Molho diariamente, as vezes corto as pontas queimadas, mas não esta adiantando. Isso acontece em algumas partes do gramado, outras não. Nenhum animal na casa.
    Segue foto.
    Agradeço por sua atenção.

    Abraço!!

  6. Olá sr. Raul,
    Temos uma pequena horta aqui em casa e estou com um problema nos tomateiros agora no verão.
    São os “bichos frades”, eles estão atacando os tomateiros e os pés ficam com as folhas manchadas e os galhos secam.
    Como devo combater estes insetos e quais os hortifruti que eles costumam invadir?

  7. Olá preciso de ajuda com minha para de elefante , meu cachorro tirou umas cascas e elas está ficando oca não sei o que fazer

  8. Prezado Sr. Raul, boa tarde!
    Meu nome é Ernesto e tomo a liberdade de enviar-lhe outra foto para auxiliar na identificação da árvore frutífera.
    Muito obrigado!

  9. Prezado Sr. Raul, boa tarde! Meu nome é Ernesto Pavan Jr. Resido em Americana/SP e já tive o privilégio de participar de vários Cursos ministrados pelo Senhor. Gostaria de pedir-lhe que identifica-se a árvore com pequenas frutas que aparecem nas fotos em anexo.
    Muito obrigado!
    Ernesto

  10. Bom dia!
    Comprei 3 bulbo de lírio do amazonas,plantei como o recomendado só que a folha mal começa a surgir já vai sendo comida por algum inseto que eu não consigo ver.
    Já fez um ano e eu não consigo ver a planta desenvolvida.

  11. Boa tarde Raul. Tenho bambusa gracilis como cerca viva aqui na minha casa. Em algumas touceiras as folhas enrolaram e secaram até sobrarem apenas os caules secos. Isso esta se espalhando para as outras touceiras e não sei o que fazer. Uma casa de plantas me recomendou Orthocid, mas devido a toxidade estou com medo de usar Você pode me ajudar?

  12. Bom dia,Senhor Raul,

    Esta bromélia estava muito linda e de repente ficou assim. Até os rebentos que nascem ficam com essas manchas. É algum fungo ou falta ou excesso de alguma coisa?

    Agradeço se puder me orientar. Grande abraço

  13. Olá querido Raul.
    Primeiramente gostaria de agradecê-lo pelas dicas que me ajudaram a salvar minha Rosa do Deserto ( recuperamos a beleza e a vitalidade dela). Em segundo lugar gostaria de perguntar o quê são estas manchas escurecidas nesta Rosa do Deserto que comprei essa semana e como tratá-las. Desde já agradeço. Um grande abraço.
    Keyla
    Brasília-DF

  14. Raul, boa tarde.

    Meu nome é Renato. Cultivo espécies com atratividade para avifauna numa propriedade no interior do Estado de São Paulo. Resido na capital.

    Estou em busca da Gaylussacia brasiliensis.

    Sabe onde posso encontrá-la?

    Obrigado.

  15. Olá Raul ! Meu manacá da Serra tá com umas manchas. Vc sabe me dizer o que é e como resolver?

  16. Boa noite!! Raul sou do Rio de janeiro e tenho uma jabuticabeira sendo que ela começou a carreira as folhas e depois nasceram novas mas começaram a ficar com as pontas queimada. Não sei mais o que fazer, já assinei, coloquei em um vaso maior. E nada melhorou já estou nessa a meses e só vendo ela morrer.

  17. Boa tarde…minha tumbérgia azul está com as folhas quebradiças e perdendo a flexibilidade. Percebi que a folhagem diminuiu inclusive. Ela está com muitas flores porém as folhas como já dito perderam o brilho e estão quebradiças. O que pode ser? Há um mês eu apliquei adubo químico rico em potássio.

  18. Boa noiite , Raul ! Tudo bom ?

    Queria te perguntar o nome de uma orquídea que tenho.
    Te passarei a foto.

    Obrigada e aguardo retorno!

    Eliana

    • Bom dia Eliana,

      São mais de 30.000 o número de espécies, o que dificulta a identificação dessa que você me envia. Mas, talvez, o orquidófilo Erwin Bohnke possa ajuda-la. Segue o contato: https://www.facebook.com/erwin.bohnke

      Abraços

  19. Boa tarde, Raul!

    Tenho uma muda da Trepadeira Jade (cor jade) plantada provisoriamente num vaso. A princípio ela se desenvolveu super bem quando foi transplantada para este vaso, há aproximadamente 5 meses. Porém de uns dois meses pra cá tenho notado que ela está ficando fraca, sem viço. As folhas estão ficando amarelas e caindo aos poucos. Ela recebe o sol da manhã e está num local muito ventilado. Aparentemente não tem nenhuma praga atacando ela. Ela é aguada dia sim dia não e borrifo água nas suas folhas diariamente.
    Pode ser falta de nutrientes ou excesso de água? Moro em Recife-PE

    • Bom dia Adrilena,

      A trepadeira-jade (Strongylodon macrobotrys) é uma planta indicada para cobrir caramanchões e pérgolas, já que seu crescimento é vigoroso, não desenvolvendo bem em vasos e sim plantada diretamente no solo.

      Pode tentar aduba-la com torta de algodão, farinha de ossos, entretanto os resultados serão modestos.

      Abraços