Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

7.800 Comments

  1. Ola! Raul
    Gostaria muito de fazer esse curso que sera ministrado no dia 03/02/2018 mas por motivo de trabalho não poderei fazer.
    Teria previsão de outro curso com esse tema?
    Obrigada

    • Oi Tatiana,

      Não vou repetir esse tema em São Paulo. Mas o curso que darei no Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, será muito parecido.

      Abraços

  2. Bom dia Raul! Primeiramente parabéns pelo seu trabalho!

    Tenho um gramado de 160m² de grama esmeralda, que foi plantado 80m² em setembro e mais 80m² em novembro. Da primeira vez coloquei um pouco de terra preta no solo e larguei as leivas.
    Na segunda vez, contratei um jardineiro para faze o serviço. Ele largou direto as leivas sobre o solo e me disse que depois de 30 dias, eu deveria preencher as fendas entre as leivas com terra preta e adubar com NPK 10 10 10 + ureia (oque não foi feito).
    Nesta segunda ocasião o jardineiro adubou a grama que já estava plantada com terra preta + NPK 10 10 10 + ureia. Na segunda semana a grama ficou linda, porém foi ficando fraca e começou a aparecer uma erva daninha(foto abaixo), inclusive na grama que não foi adubada, que estou arrancando manualmente. Oque faço para ter um gramado bem verdinho e denso? Já li vários artigos e percebi que você não indica terra preta + ureia para adubar grama. Desculpe pelo baita texto hehe Abraço!
    Douglas de Novo Hamburgo – RS

    • No final eu quiz dizer que vc não indica terra preta + NPK 10 10 10.

      Esqueci de dizer que esta erva daninha existia bastante no meu terreno antes de eu capinar e colocar as leivas, parece que elas estão nascendo novamente e vencendo as gramas.

      Abraço!

    • Bom dia Douglas,

      É provável que essa grama-seda tomou carona com a terra usada. A remoção manual e a adição de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura são as melhores formas de controlar seu crescimento.

      Para um bom desenvolvimento de seu gramado faça coberturas usando 80% de areia e 20% de um bom substrato para gramados. O uso do fertilizante Forth Jardim (100 g por m² a cada 4 meses) também proporciona bons resultados.

      Abraços

  3. Boa tarde Raul Tudo bem? estou com dois problemas.
    1 tenho um pé de Ingazeiros em minha casa a 5 anos, o mesmo está descascando o caule próximo ao solo, e tbm soltando um resina em alguns locais. Plantei outro no mesmo dia que já está com o dobro do tamanho,achei que poderia ser por ter um formigueiro no pé dele, porém já eliminei as formigas e mesmo assim ele não desenvolve como o outro, o que posso fazer pra ajudar no crescimento desta árvore?
    2 plantei a algumas semanas um Figueira chilena no pátio, a mesma secou e caiu todas as folhas, e não quer brotar novamente, o que posso fazer?
    Muito obrigado por enquanto!!!

    • Olá Gabriel,

      São brocas as que atacam seu ingazeiro. Proceda assim:

      – Ferva 100 g de fumo de corda bem picado em água por 20 minutos.
      Deixe-o esfriar e coe;
      – Encha uma seringa com o líquido e injete-o nos orifícios abertos pelas brocas;
      – Em seguida vede os orifícios com cera de abelha ou argila.

      Sobre a figueira o melhor é esperar para esta se recuperar do estresse do transplante.

      Abraços

  4. Olá, meus parabéns pelas ajudar realizadas.
    Moro em uma casa com quintal de pedra, sem nenhum pedaço de terra… e em um bairro com pouco verde. Sou do triangulo mineiro.
    Tenho diversos vasos em casa, de manjericão, cebolinha, salsinha, kalanchoes, pimentas, orégano, hortela, jabuticaba anã, bico de papagaio, etc. Tenho passado por muitos problemas com pragas, principalmente a larva minadora e a mosca branca. Já tem uns 6 meses q a infestação está muito brava. Estou aplicando neem com o dobro da concentração recomendada pelo fabricante dia sim dia não. Já até matei algumas plantas de tanto aplicar o neem e não resolve. Cheguei a misturar um pouco de sabão neutro e azeite para tentar potencializar a mistura, e não adianta. Nas plantas não comestíveis, infelizmente cheguei a aplicar inseticida spray, esses de veneno… mas ele também resolve o problema só por 24 horas. Ah, estou utilizando armadilhas adesivas amarelas… ela pega muita coisa, mas mesmo assim também não resolveu.
    Já não sei o que fazer… tem alguma outra coisa para espantar elas? Será que essas pragas estão morando na estrutura da casa? Tipo, nos rejuntes das pedras e rodapés do quintal? Algum fertilizante especifico que posso colocar nas plantas para aumentar a resistência delas?
    Grato por qualquer ajuda

    • Oh, Henrique, obrigado pelo comentário elogioso.

      Pelo seu relato observo que são várias as pragas que atacam as plantas de seus vasos. Talvez, debilitadas, não consigam se defender de tantos invasores e precisem de serem fertilizadas corretamente.

      Faça uma adubação usando:

      – 250 g por m² de farinha de ossos;
      – 400 g por m² de torta de algodão;
      – 200 g por m² de farinha de peixe;
      – O equivalente a 1 litro de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura;
      – Regue 1 colher de sopa por 1 litro de solo de farinha de sangue por m².

      Com essa adubação suas plantas ficarão mais fortes e não serão atacadas por pragas ou doenças.

      Abraços

  5. Boa noite Raul. Gostaria que você me desse algumas dicas para preparar canteiros para ixoras e azaleias. Que tipo de solo elas gostam e qual adubo usar para manutenção?
    Grata Coracilda

    • Bom dia Coracilda,

      As plantas perenes preferem um solo solto e rico em nutrientes para desenvolver melhor. O mulching, feito com uma camada de 3 a 5 centímetros de material orgânico composto de folhas secas, substratos, turfa, palhas, vermiculita, fibra de coco e/ou serragem, evita a perda de nutrientes e a queima causada pelo frio, mantém a umidade e ofusca a visão de insetos voadores, minimizando, também, a proliferação de fungos ou bactérias.

      O Forth Flores é um fertilizante ideal para mante-las lindas.

      Abraços

  6. Olá Raul
    Acho que minha tuia Holandesa está morrendo será que tem como salva-la

    • Olá Rosivaldo,

      É verdade, não está nada bem sua tuia holandesa. Para tentar salva-lha faça assim:

      – Na molhe a folhagem, apenas a terra onde está plantada;
      – Faça 3 pulverizações, semanais, com calda bordalesa;
      – Exponha ao sol matutino por duas horas;
      – Adicione ao solo o equivalente a 1 kg de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, afofando superficialmente.

      Abraços

  7. Recife -PE. Raul, gostaria de saber qual é o nome dessa planta da foto. Eu vejo na minha região de forma natural . Só que na cor amarela .

    • Luiz,

      É uma Aphelandra sinclairiana.

      Abraços

  8. Boa tarde Raul,
    Primeiramente parabéns pelo bog! Então, estou começando a fazer meu jardim, tenho várias dúvidas sobre minhas roseiras e pimentas, mas vamos no que está me preocupando primeiro, rsrs. Plantei minha grama esmeralda, tem 3 semanas, elas aparentemente está “pegando”, acertei o terreno com terra vermelha limpa e solta, apliquei calcário e venho molhando 2x ao dia, pela manhã e final de tarde . Nessas 3 semanas, percebi que tem placas que já estão bem verdes e crescendo, e outras ainda meio amarelada e não estou vendo muito crescimento, preciso fazer alguma coisa, adubação? Se sim, qual recomenda? Outra coisa é que mesmo eu deixando o terreno bem anivelado antes do plantio, após o mesmo ficou várias irregularidades, aconselha fazer uma cobertura já agora? Ou tenho que esperar ela pegar melhor?
    Agradeço desde já,
    Rodrigo Teixeira de Brasília-DF

    • Só complementando, é uma área pequena, são 60 m² só, metade pega sol pela manhã, no meio do dia pega sol nela toda, e a outra metade pega sol a tarde. e segue outra foto.
      Obrigado.

    • Obrigado Rodrigo!

      É oportuno fazer coberturas com 80% de areia lavada e 20% de um bom substrato para gramados. Elas não devem ultrapassar 1 centímetro de espessura e podem ser repetidas a cada 20 dias nesta época de verão, até março ou abril, quando chove bastante em Brasilia.

      Só regue na parte da manhã.

      Abraços

  9. Boa tarde!! Sou de Campinas. há um mes semanas plantei um pé de escova de garrafa, ela tem uns 2 metros. Quando plantei ela estava bem verdinha,e agora está amarelando…por que será?? Tenho regado diariamente. Será excesso de água?? Aqui está muuuuito quente. Gostaria da sua ajuda

    • Oi Camila,

      Seguramente, no momento do transplante, a escova-da-garrafa sofreu algum dano nas raízes. Isto é superado com o tempo.
      Continue regando de forma a deixar o solo úmido, não encharcado.

      Abraços

  10. olá! Raul, sou da região de Passo Fundo RS, e gostaria de alguma indicação de planta nativa com crescimento rápido e tenha um ótima área de sobra. Gosto muito do Flamboyant mas aqui é muito frio. Teria alguma semelhante para essa região?

    • Olá Fabio,

      Recomendo:

      Lafoensia glyptocarpa – mirindiba-rosa;
      Cordia trichotoma – louro-silvestre;
      Cupania vernalis – camboatá;
      Peltophorum dubium – canafístula.

      Abraços

      • Raul, muito obrigado.
        abraços!!!

        • Você merece, Fabio.

  11. Ola.raul.por gentileza.tem algumas quaresmeiras no condomineo que nao crecem
    O que fazer para terem flores de coloracao intensa e crescimento??grata moro em marilia.interior de sao paulo.seco e quente

    • Olá Adriana,

      Primeiro observe a silhueta das árvores e veja se não precisam de uma poda de formação.
      Depois pode aduba-las com farinha de ossos e Biogain florada, um extrato de algas marinhas com cálcio e boro.
      Ele induz a floração e aumenta a fixação de flores.

      Abraços

  12. Oi Raul, me ajude! Meu flamboyant quebrou sozinho um galho cheio de buraquinhos e estava oco dentro. Ele foi plantado há uns 4 anos. Acho q está doente. O q pode ser ? Como tratar? Me ajude a salvá-lo

    • Oi Jassa,

      Seu flamboyant está sendo atacado por cupins. Dissolva em banho-maria 50 g de cera de abelha e adicione 30 ml de essência de bergamota. A pasta resultante deve ser passada sobre os furos da madeira.
      O óleo volátil da essência é mortal para o cupim.

      Abraços

  13. Olá Raul, me ajude! Meu flamboyant teve um galho grande quebrado por estar oco cheio de buracos conf foto. O q fazer com essa doença, como combater? Me ajude estou em Gravatá, interior de Pernambuco

  14. Boa tarde Raul minha clusia está infestada com uma praga que foi identificada como fungo. Mas estou em dúvida. Ele inicia com uma série de pontinhos pretos esses pontinhos vão se o unindo e formam essas manchas cor de ferrugem Até que a folha cai. Me parece que são minúsculos insetos pretinhos. Qual o tipo de Praga e como posso tratar?

    • Boa tarde Isabela,

      É um fungo, recomenda-se poda e destruição das folhas doentes e 3 pulverizações, semanais, com calda bordalesa, alternando com outras 3 com Fulland, um fertilizante mineral composto
      por fósforo, enxofre e cobre.
      A seguir faça pulverizações feitas com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes.

      Pronto, sua planta será curada!

      Abraços

  15. Raul, gostaria de saber se o sr. irá ministrar algum curso de paisagismo em 2018? Não pude estar presente em Inhotim em 2016. Se o Sr. Visitasse o ES seria ótimo!!!!

    • Olá Carolina,

      Sim, vários e em diversas cidades do Brasil. O próximo será em São Paulo no dia 3 de fevereiro no auditório da APV, (Paulista com Augusta)http://www.jardimcor.com/produto/imersao-sp/.
      Não tenho nada previsto para Espírito Santo, mas sim para Inhotim, onde faremos uma visita guiada de dois dias nos próximos meses.

      Abraços

  16. Boa tarde Raul, faz algum tempo que encontrei esse inseto nos meus vasos de plantas, suculentas, salsinhas/cebolinhas e tuia holandesa. São vários insetos que ficam andando na terra dos vasos e ao voarem não vão para longe das plantas, são bem lentos. Até agora não notei piora nas plantas, apenas um incômodo enorme em tê-los por perto, por isso lhe peço ajuda para saber qual a seria espécie desse intruso e se a longo prazo pode afetar negativamente minhas plantas. Moro em Brasília.

    PS: obrigada pelo esclarecimento sobre minha tuia holandesa, até o momento ela está ótima.

    Abraços…

    • Bom dia Isabella,

      Para controlar essas moscas basta amarrar na árvore ou em outro suporte, uma fita amarela impregnada com 80 g de breu moído e 50 g de óleo de mamona; esses ingredientes devem ser misturados em fogo brando durante 5 minutos. O preparado não pode ferver. As moscas são atraídas pela cor da fita e ficam grudadas nas tiras.
      A eficiência da massa permanece durante uma semana.

      Abraços

  17. Olá Raul. O que seria isso que esta aparecendo na minha plantinha?

    • Oi Normeide,

      São cochonilhas, conhecidas como pulgão branco ou pulgão verde, atacam hastes e folhas sugando a seiva. Causam atrofiamento e podem transmitir viroses.

      Faça assim:

      Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água
      quente, adicione 1/4 litros de óleo mineral aos poucos. Dissolva o preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100g da pasta para cada 5 litros de água fria.

      Pronto!

      Abraços

  18. Raul gostaria de saber se a minha primavera esta doente? segue foto. Como tratar?
    obrigada

    • Maria Ester,

      Sua primavera foi contaminada por ácaros, as verruguinhas que aparecem formando um empolamento na superfície foliar,que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha, a caracterizam.

      Pulverize com enxofre 3 vezes, semanalmente. A falsa-mirra (Tetradenia riparia) também e eficaz quando plantada pertinho dela.

      Abraços

  19. Onde encontrar Cana da india e varias cores,branca ,rosa salmon no RJ.

  20. Olá , tenho esse cacto grande e á alguns dias ele começou a ficar amarelado de agora está “seco”e descamando . O que pode ser e o que posso fazer para tratar ? Ele fica na varanda , por tanto , recebe sol durante todo o dia . Sou do Rio de Janeiro

    • Olá Maiara,

      Controle melhor as regas, cactos não gostam de água. Também pode ter sido atacado por um fungo que pode ser controlado com pulverizações feitas com calda bordalesa. Apenas 3 são suficientes com 7 dias entre elas.

      Abraços

  21. Outra foto…

  22. Olá Raul, tudo bem?
    Tenho uma dúvida com algumas orquideas minhas, depois que a floração cai, no local onde estavam as flores surgem estruturas arredondadas, minha dúvida é se deixo ou corto fora? Isso poderia enfraquecer a planta? Uma delas a Catleya está ficando fraca aparentemente… isso aconteceu com a catleya tigrina, oncidium e a epidendrum.
    Muito obrigada!
    Carolina
    Novo Hamburgo/RS

    • Olá Carolina,

      Essas estruturas são frutos, cortando-os as plantas ficam fortes, mas se ficarem acontece isso, que é a fraqueza natural das orquídeas frente a procriação.

      Abraços

      • Obrigada Raul! Um deles se abriu espalhando as sementes, um pó branco =)
        Um abraço!
        Carolina

        • Pois é, Carolina. São as sementes dela.

          Abraços

  23. Olá Raul. Parabéns pela sua dedicação em esclarecer dúvidas das pessoas. Ótimo trabalho.
    Tenho uma adenium há 8 anos.sempre floresceu bem . Troco o vaso a cada 6 meses. Toma bastante sol. De uns meses pra cá as folhas caíram , não nasce mais flores e quando nasce são mirradas e folhas amareladas e pequenas. Parece que não se desenvolve.ja fertilizei mas nada de melhora.

    • Olá Alclenir,

      Obrigado pelos elogios!

      Sua muda foi atacada, provavelmente, pelo Fusarium. Esse fungo causa murchidão entrando através da raiz.Deve fazer o seguinte:

      – Diminuir drasticamente as regas;
      – Adicionar ao solo 50 g de calcário dolomítico misturado com 5 g de sulfato de potássio, revolvendo até uma profundidade de 10 cm;
      – Regar com extrato de casca barbatimão a 5%
      – Pulverizar o solo do vaso com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Ela irá melhorar!

      Abraços

  24. Essa outra trepadeira? Qual o nome.

  25. Bom dia professor! Que trepadeiras são essas?

    • Cláudia, bom dia,

      Vejo na foto várias plantas, imagino que se refira a de folhas maiores, mas faltam as flores e os frutos para identifica-la.
      Você conseguiria uma foto com uma maior aproximação e mostrando as flores?

      Abraços

  26. Bom dia Raul!Que plantas São essas

  27. Raul; vc ainda prefere ser essa metamorfose ambulante!?

    • Nostra,

      Sua pergunta pode ter uma enorme variante de respostas. Você se refere a que exatamente?

      Abraços

  28. Boa noite professor Raul,gostaria mais uma vez de sua preciosa orientação. No meu pomar quase todas as frutíferas estão com as folhas furadinhas e os cítricos estão com as folhas rajadas de verde claro. Infelizmente perdi as fotos das folhas. Gostaria de saber se mesmo sem as fotos poderia me orientar. Desde já agradeço! Esse pomar fica em Hidrolândia Goiás. Atenciosamente.

    • Bom dia Leila,

      Esses furos nas folhas são feitos por besouros, as armadilhas
      adesivas da Promip, na cor amarela, são eficientes para atrai-los e elemina-los.
      Nitrogênio, cálcio, enxofre, podem indicar esse amarelecimento das folhas. A farinha de peixe é um fertilizante feito a partir de peixes inteiros, ossos e vísceras do pescado processado. Resulta um pó castanho depois de removido a maior parte do óleo e de água.
      Rico em fósforo (sua fórmula é 5-9-3) pode ser enriquecido
      com cinzas de lenha e farinha de sangue, tornando-o um adubo
      fecundo. Ele elimina o sintoma.

      Abraços

  29. bom dia meu cafe clone tem 1 ano e alguns pês começaram a murchar com fechando as as folhas aos poucos com o tempo o pê começa morrer

    • Bom dia Aires,

      É provável que seu pé de café está com roseliniose, os sintomas iniciais são o amarelecimento e murchamento da planta, queda das folhas e morte dos ramos. As raízes ficam escuras e a casca se
      desprende.

      Não há cura para esta doença, a eliminação e queima de planta atacadas é aconselhável.

      Abraços

  30. Oi. Meu nome é Ana. Adquiri a 5 dias uma jabuticabeira enxertada. Tem cerca de 1m. Qdo eu a adquiri já estava com poucas folhas e as que tinham eatavam marrom nas pontas. O vendedor disse que ela estava saudavel e me mostrou 4 jaboticabinhas lindas no tronco. Isso é normal? Como posso ajudar a plantinha a melhorar?

    • Oi Ana,

      Esse sintoma pode indicar falta de fósforo. adicione ao solo, onde a jabuticabeira está plantada, 400 g de farinha de ossos e afofe bem para que penetre de forma uniforme. O fertilizante Forth Frutas pode também colaborar para um estímulo da planta.

      Abraços