Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

A ponte e o Jardim

O sonho de um “jardim paraíso flutuante”, que a atriz Joanna Lumley teve há quinze anos, será realidade em 2018. Com 367 metros de comprimento e 30 metros de largura, a ponte-jardim ligará a zona de Southbank Centre com a de Temple, atravessando o Tamisa (em inglês: River Thames), rio do sul da Inglaterra que banha Oxford e Londres e deságua no mar do Norte. Com 270 árvores, além de arbustos e canteiros floridos, o projeto do arquiteto Thomas Heatherwick custará, aos londrinos, 220 milhões de euros e promete ser uma inovação, se considerarmos as ligações convencionais que os engenheiros realizavam para salvar distancias entre uma margem e outra dos rios.

Na futura ponte não será permitido o trânsito de ciclistas – eles terão que empurrar suas bikes – e tampouco seu uso durante a madrugada, além de prever a cobrança de uma taxa para quem utilizá-la. Mas o paisagista Dan Pearson, que também é jornalista e apresentador de televisão, promete realizar um jardim natural e perene, onde, como afirma Heatherwick, possamos ver: ” Um verdadeiro jardim com o cheiro de folhas mofadas e cores alternadas”; nele as estações do ano serão marcantes, exibindo um jardim tipicamente inglês, como aqueles que contemplamos nas casas de campo britânicas, completa o autor do projeto.

O Tamisa, chamado pelos ingleses de “Grande Fedor” até há poucos anos, foi despoluído e contabiliza 121 espécies de peixes, incluindo o salmão, reconhecidamente sensível a águas poluídas. Esta ponte se soma às 114 existentes que atravessam o rio e lembra um pouco outra via ajardinada: O High Line, com 2.330 metros, que aproveitou o trecho elevado de uma ferrovia abandonada em New York.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

One Comment

  1. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is important and all. However just imagine
    if you added some great images or video clips to give
    your posts more, “pop”! Your content is excellent but
    with pics and video clips, this blog could certainly be one of the greatest in its field.
    Excellent blog!