Camisa velha é transformada em avental

jul 20, 2012 por

Você costuma usar avental quando vai cuidar das plantas? Já cansou do seu modelo velho e antigo e quer renová-lo? Aqui vai uma ótima dica!

Homens que costumam trabalhar “engravatados” todos os dias, normalmente, prezam por utilizar camisas sociais impecáveis. E, com isso, quando elas ficam manchadas ou muito desgastadas, tornam-se inutilizáveis.

A dica a seguir é do site Ciclo Vivo, com imagens retiradas do blog russo Live Internet. É o que se pode chamar de aventais sustentáveis, pois você faz o reaproveitamento de materiais sem utilidade e o torna útil novamente.

Materiais necessários: tesoura, caneta, máquina de costura, linha, camisa velha e um avental (para servir como molde). Os modelos variam de acordo com o nível de dificuldade.

Como fazer (Ciclo Vivo):

O primeiro passo é desenhar o molde na camisa. Para isso, utilize como exemplo um avental tradicional. No modelo mais simples, a gola da camisa será reaproveitada, portanto, desenhe o corte das mangas e corte somente a partir da gola, de acordo com a imagem abaixo. Fixe duas tiras nas laterais para que seja possível amarrar o avental. Elas podem ser feitas com os próprios retalhos das camisas.

Em geral, quase todas as opções de desenho do avental seguirão o mesmo padrão. O que os diferencia é o cuidado com o acabamento e alguns pequenos detalhes. Neste primeiro caso, o único cuidado necessário é com a costura das bordas e barras que forem recortadas.

Se você tiver mais habilidade com a máquina de costura, pode ir além. Uma das sugestões é fazer o avental aproveitando duas camisas. Neste caso, é necessário retirar as mangas e cortar a camisa nas laterais. A abertura central, que normalmente é fechada por botões, será a divisão do avental. Assim, o lado esquerdo de uma camisa será fixado através dos botões do lado direito da outra. Novamente, os retalhos da camisa podem ser aproveitados para fazer as tiras e o restante pode virar bolsos ou enfeites de fuxico ou patchwork.

Em todos os casos, os aventais podem ser personalizados de acordo com o gosto de quem irá usá-lo.

E então, o que achou da ideia? Quando fizer o seu avental, comente e deixe aqui o link do seu trabalho.

Isabela Meleiro

Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.

Comente ou pergunte

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

*

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.