Casa própria sustentável é construída com baixo custo
Talvez, o sonho da casa própria não estaria tão distante para muitas famílias brasileiras, se a prática de ações sustentáveis fosse aplicada para a sua construção. O norte-americano Brian Liloia fez do seu desejo, uma realidade. Com apenas R$ 8 mil, construiu sua residência.
Durante o período da faculdade, Loloia estudou diferentes assuntos ligados ao meio ambiente e social, e desenvolveu a vontade de morar em uma comunidade sustentável. Criado nos subúrbios de New Jersey, Estados Unidos, ele sentiu a necessidade de viver fora dos padrões convencionais da sociedade.
Mas foi ao conhecer a Ecovila Dancing Rabbit que o anseio de Loloia ficou incontrolável. Para ele, dar o start do projeto foi a parte mais difícil, pois queria estar atento aos mínimos detalhes, até a finalização da empreitada. As incertezas eram muitas, no entanto, elas não impediram que a vontade de realizar o sonho se enfraquecesse.
Com o auxílio de 75 pessoas, entre amigos, familiares, visitantes e moradores da Ecovila que se deu a construção da casa. Fundamentalmente feita de barro, madeira, pedras areia e fibras, a Cob House, como foi batizada, ficou pronta em nove meses. Dentro, foram construídos um fogão e uma cama sustentável e, no telhado, foi colocado grama para o plantio de flores e frutas.
Liloia conta que adora sua casa, mas que ela é inadequada para o inverno, pois não utilizou nenhum tipo de material isolante. Ele afirma que alguns problemas podem surgir de acordo com a maneira e o local de construção.
Para saber mais sobre o assunto e acompanhar algumas aulas, acompanhe o blog The Year of Mud: Cob & Natural Building, escrito por Loloia.
O que você acha de implantar esta iniciativa em regiões mais pobres? Comente!
Fonte das imagens: Ciclo Vivo e YES! Magazine
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.