Corda de marinheiro é reciclada e transformada em tapete
Provavelmente você já viu ou ouviu falar de tapetes feitos com diversos tipos de materiais, mas, a partir de cordas de marinheiro, deve ser a primeira vez.
Já parou para pensar o que é feito com as cordas de marinheiro que não são mais utilizadas nos navios? Feitas de nylon, muitas, acabam por parar nos oceanos. Como não se desintegram, atrapalham a vida marinha e trazem problemas às costas continentais.
A artista Sophie Aschauer viu neste desperdício uma oportunidade de lucrar de forma sustentável. Parte destas cordas passou a ser reaproveitada por ela e transformada em belos e diferentes tapetes. A ideia de reutilizar o material que, antes, seria jogado fora, surgiu em uma viagem marítima feita para Nantucket, em 2011. A partir de então, a moradora de Nova Iorque decidiu fundar a SerpentSea.
Por conta da resistência do material, o nylon, as cordas precisam, apenas, de água para serem lavadas e limpas. A diversidade de cores traz uma combinação peculiar em cada tapete em desenhos impensados.
São quatro diferentes modelos feitos a partir de nós de marinheiro, usados, tanto para fins decorativos, quanto para náuticos. A SerpentSea batizou toda a coleção com nomes em homenagens a famosos piratas do século XVII.
O que acha da iniciativa? Você conhece algum tipo de trabalho feito artesanalmente com materiais reaproveitados? Conte-nos!!
Fonte das imagens: Treehugger Brasil
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.