Em clima sustentável, bambu é transformado em bicicleta
Utilizar a bicicleta como transporte já é uma atitude que muitas pessoas adotaram em seu dia-a-dia. Além de contribuir com a diminuição da poluição, cria-se uma opção de vida mais saudável. Contudo, quem pensa que o meio de locomoção é completamente sustentável, ainda não analisou os materiais com os quais ela é fabricada, como o alumínio, a borracha, o couro, e tantos outros.
De olho nisso, o designer brasileiro Flavio Deslandes pensou em uma alternativa: construir uma bicicleta e utilizar o bambu como matéria-prima. A ideia lhe ocorreu quando ainda estava na faculdade de Design, na década de 90, quando ele fabricou o primeiro protótipo do modelo.
Foi em 2000, formado, que Deslandes se mudou para a Irlanda e desenvolveu seu projeto, e passou a produzir bikes de bambu para empresas em diversos países. A iniciativa deu tão certo, que ele aperfeiçoou a técnica e projetou vários modelos, um para cada tipo de modalidade.
“Ao utilizar o bambu, é como tornar a bicicleta mais completa, pois, além de ela ser não-poluente, ‘limpa’, não-barulhenta, agora, ela pode ser ecológica e em harmonia com a natureza”, teria afirmado Deslandes, em 2001, ao Globo News. Conheça os modelos:
– BambooFunky: indicada para uso em área urbana, como para ir ao trabalho, à escola ou, simplesmente, passear;
– BambooCity: outro modelo para quem gosta de passear;
– BambooCity2: recomendada para aqueles que querem correr pelas ruas da cidade;
– BambooCityMountain: perfeita para passeios com mais velocidade, seja na cidade ou nas montanhas;
– Bamboo-Bicicleta: também sugerida para os deslocamentos dentro da cidade.
O que achou da ideia? Comente!!
Fonte das imagens: Superinteressante
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.