Museu italiano é referência em sustentabilidade
O MUSE (MUseo delle ScienzE ou Museu de Ciência) em Trento, na Itália, é referência em sustentabilidade por alcançá-la de diversas maneiras (simples ou complexas) em toda a sua edificação. Além disso, ele pode ser considerado uma intervenção urbana sustentável, pois o objetivo é causar um impacto em toda a sociedade.
Por meio destes conceitos, o projeto do museu resolveu levantar as instalações em uma área, antes, negligenciada pela cidade, o que trouxe melhorias para a revitalização da região. O museu reduz o consumo de energia ao utilizar painéis fotovoltaicos, energia geotérmica e um otimizado design de refrigeração passiva, que dispensa o uso de instalações eletrônicas para tornar a temperatura ambiente mais agradável.
Materiais renováveis, como o bambu, revestirão os pisos de exposição, enquanto o restante do prédio fará a utilização de diversos materiais de origem local. Com a água da chuva captada no telhado, pretende-se reduzir em 50% o consumo de água potável. Até as exposições do Museu estarão voltadas para o universo sustentável, já que eles abordarão temas como Ciências Sociais e os Ecossistemas que cercam a região de Trento.
Você acredita que esse tipo de construção se tornou uma tendência no mercado? Por quê? Comente!
Fonte das imagens: Atitude Sustentável
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.