Alstroemeria psittacina
alstreméria, flor-de-papagaio, lírio-papagaio, lírio-dos-incas, lírio-peruano, flor-de-batata
Uma planta ainda pouco utilizada no paisagismo brasileiro, mas possui grande potencial ornamental por ser nativo e ter flores lindas que atraem abelhas, borboletas e outros insetos polinizadores, formando touceiras duradouras em bordas de caminhos, frente de canteiros e delimitação de áreas ajardinadas.
Uma interpretação moderna bastante difundida diz que as folhas das alstroemérias “olham para trás”. Isso ocorre porque elas sofrem uma torção natural durante o desenvolvimento, ficando aparentemente invertidas. Por causa disso, alguns floristas atribuem simbolicamente à planta a ideia de reflexão sobre o passado, aprendizado com a experiência e sabedoria adquirida ao longo da vida.
A divisão dos rizomas é o método mais fácil e rápido para sua reprodução, no final da floração. Deve-se dividir os rizomas em partes, cada uma com raízes e pelo menos uma gema e replantar imediatamente.

Auckland Museum, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons
A Agroads vende mudas: Alstreméria – Alstroemeria Psittacina Lehm – Agroads – (34) 9243-5800 – E-mail: marketing@agroads.com.br
- Sinônimos estrangeiros: alstroemeria papagayo, (em espanhol);
- Família: Alstroemeriaceae;
- Características: planta herbácea rizomatosa;
- Porte: 40 a 60 centímetros de altura;
- Fenologia: verão;
- Cor da flor: vermelha, com pétalas brancas na extremidade;
- Cor da folhagem: verde-escura;
- Origem: Cerrado e Pantanal no Brasil, além da Argentina e Paraguai;
- Clima: subtropical a temperado quente;
- Luminosidade: 4 a 6 horas ou mais de sol direto por dia.







