Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

A cor no jardim

A cromática na paisagem não deve depender apenas da florada de suas plantas

Bosque de acer

Bosque de acer

As nuances dos verdes, às vezes escuros, outras bem clarinhos, brilhantes ou foscos, tornam os espaços naturais atraentes e espontâneos. Essa imagem contemplada é o resultado de uma combinação entre as árvores e os outros integrantes daquele lugar, que harmonizaram suas tonalidades usando um misterioso sistema que combinou, de forma dinâmica e complexa, uma interação em permanente atividade. Às vezes tonalidades grenás, amareladas e até acinzentadas, salpicam essa imagem que olhamos, onde as folhas são as responsáveis pela cor da paisagem. O louro-pardo não precisa de suas flores brancas para chamar a atenção, a folhagem cor de canela a destaca na paisagem, da mesma forma que o ipê-tabaco que, mesmo sem suas flores amarelas, é notado no meio das outras por causa de seu verde diferente.

Eucalyptus cinerea, em destaque

Eucalyptus cinerea, em destaque

A perspectiva é potencializada graças aos tons das copas das árvores e dos arbustos, e não está sujeita às eventuais floradas. Isto é marcante nos jardins ingleses, que durante a maior parte do ano carecem de flores por causa de seus outonos e invernos frios e nem por isso são menos atrativos, já que as frondes mudam seus verdes dependendo da estação. Na primavera são mais claros, um tanto rosados, mostrando as brotações novas. No verão o brilho é intenso e exibe verdes fortes, carregados de seiva. Já nos meses outonais surgem os tons cúpricos, dourados e ocres para desnudar-se mais tarde.

Acer palmatum "Atropurpureum"

Acer palmatum “Atropurpureum”

É evidente que as floradas brindam um espetáculo à parte, perfumando e alegrando o jardim. As plantas dão à luz essas pétalas tenras como mães a procriar, mas não podemos ficar subjugados só pela imagem de uma mãe com seu bebê. Ela é linda independente de ter ou não filhos, como uma árvore é encantadora desprovida de flores, expondo suas folhas agitadas pelo vento. Igual aos cabelos dela, sensualmente desmanchados por uma brisa qualquer.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *