“Árvore” é tema de ensaio fotográfico
É comum observar a fotografia de uma árvore com toda a sua ambientação natural ao redor, mas o fotógrafo sul coreano, Myoung Ho Lee, quis sair da mesmice. Ele decidiu fazer o registro da simplicidade e, ao mesmo tempo, descontextualizar imagem e objeto.
A natureza se tornou um tema em alta nas fotografias dos últimos tempos, mas a série Tree, do sul coreano, se destaca pela originalidade diferenciada. Certa vez, ao ser questionado sobre a escolha do assunto abordado em suas obras, Lee justificou: “Eu escolhi a árvore porque você a vê todos os dias, mas as pessoas esquecem que elas estão lá”.
As árvores solitárias são enquadradas contra um pano branco de fundo de tela, em meio a paisagens naturais. A série, que inclui diversas espécies, permite que a natureza da personagem, em sua totalidade, preencha o quadro em torno dela, e transforme o cenário como parte integral do sujeito.
Para fazer a instalação das telas grandes, que abrangem em torno de 18 por 14m, o fotógrafo conta com uma equipe de produção e pesados guindastes. Materiais utilizados para a fixação das grandes lonas, como cabos e barras, posteriormente, são removidos por um mínimo retoque digital, o que cria a ilusão de um flutuante plano de fundo.
A exposição dessas obras aconteceu em 2009, na Yossi Milo Gallery, em Nova Iorque, mas o blog Jardim Cor resolveu trazer a você, leitor, algumas imagens desse belo trabalho.
Fonte das imagens: Yossi Milo Gallery
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.