Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Citrus limon

limoeiro, limão-verde, limoeiro-azedo, limão-verdadeiro, limão-siciliano

Foto de Benjamín Núñez González, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O limoeiro é uma árvore de copa arredondada, aberta e ramificada, com caule e braços castanho-claros, dotados de alguns espinhos pontiagudos. Muito rico em vitaminas C e A além de sais minerais, como cálcio, potássio, fósforo, magnésio e ferro, pode ser cultivado em pequenos jardins assim como em vasos, com solo bem drenado. Os frutos tem ampla utilização na culinária para temperar saladas, peixes, carne de porco e outros pratos e doces, além de sorvetes, licores e limonadas, igualmente a caipirinha tem o limão como ingrediente principal, também são aproveitados pelas propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como a candidíase, gripe, resfriados e infecções por outras bactérias como o Staphylococcus aureus que provoca espinhas e furúnculos e doenças graves, como endocardite, pneumonia e meningite.

Foto de Reinhold Möller, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Os maiores produtores são Índia, México e China, sendo que há muitas variedades dele, como limão-cravo, limão-galego, limão-tahiti e outros. Os limoeiros foram levados a Europa, sendo introduzidos primeiramente na Espanha, pelos árabes, estendendo-se o cultivo nas áreas mediterrâneas. Em 1747, os experimentos realizados no navio HMS Salisbury pelo médico escocês James Lind (1716 – 1794), em marinheiros que sofriam de escorbuto, mostraram uma melhora substancial quando o suco de limão foi incorporado em suas dietas.

Foto de Filo gèn’, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Adubações com esterco de curral, farinha de ossos e cinzas de lenha (livres de sal e/ou gordura), no início da primavera, estimulam o desenvolvimento.

A reprodução pode ser realizada pelas sementes ou por enxertia. A enxertia é a mais utilizada e a mais recomendada, já que mantém todas as características do limoeiro que propiciou  o material, o que não acontece quando se empregam as sementes.

  • Sinônimos estrangeiroslemon, (em inglês); limonero, azarero, (em espanhol); citron, (em francês); zitrone, (em alemão); limone, (em italiano); lai men g, (em chinês);
  • Família: Rutaceae.
  • Características: árvore perene.
  • Porte: 3 a 5 metros de altura.
  • Fenologia: ano todo, especialmente na primavera.
  • Cor da flor: branca com botões róseos e muito perfumada.
  • Cor do fruto: amarelo.
  • Cor da folhagem: verde intenso.
  • Origem: Nordeste da Índia, Mianmar e Sul da China.
  • Clima: temperado/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comments

  1. Bom dia. Tenho um pequeno quintal de 3x4m, posso plantar mais próximo ao muro? As raízes do limão siciliano são agressivas ao muro e ou paredes da casa? Qual a distância minima das paredes. Obrigada Sr Raul

    • Bom dia Danielli,

      Não são tão agressivas quanto algumas árvores, como o eucalipto ou figueiras, as raízes do limão siciliano ainda podem causar problemas se plantadas muito perto de paredes, fundações, tubulações, ou outras estruturas subterrâneas. Elas podem invadir canos de esgoto ou linhas de irrigação se houver vazamentos de água.

      É recomendável plantar limoeiros sicilianos a uma distância segura de estruturas, geralmente pelo menos 2 metros de distância de fundações de casas, muros ou outras construções importantes.

      Abraços

      • Muito obrigada Sr Raul. O sr poderia indicar outras frutíferas de pequeno porte e não agressivas para por neste pequeno quintal, principalmente para as crianças apreciarem e colher. Obrigada

        • Oi Danielli,

          Estas são algumas de pequeno porte com sistema radicular pequeno:

          Acca sellowiana – feijoa;
          Eugenia brasiliensis – grumixama;
          Eugenia pyriformis – uvaia;
          Eugenia uniflora, pitanga;
          Fortunella japonica – Kumquat;
          Malpighia emarginata – Acerola;
          Punica granatum – romãnzeira.

          Abraços

  2. Gracias por compartir.

    • José,

      Ustedes merecem mi esfuerzo!

      Abraços

Secured By miniOrange