Congea tomentosa
congéia, côngea
De grande porte e de crescimento pendente esta trepadeira solta uma florada espetacular, ao ponto de ocultar quase totalmente a folhagem. Pode ser usada para cobrir muros, cercas, grades, caramanchões e pérgolas, assim como também de forma arbustiva. As podas, depois da floração, seguram um pouco o crescimento desmedido da planta.
A congéia foi introduzida no Brasil na década de 1970 por Roberto Burle Marx. Nessa época não era vista fora do Rio de Janeiro, até que na década seguinte me animei e a usei em um projeto no bairro de Pinheiros, perto da Praça Panamericana, em São Paulo, com muito sucesso. Hoje é bastante comum na região sudeste do país, onde se aclimatou suportando as temperaturas mais frias do inverno.
- Sinônimos estrangeiros: lavander-wreath, pink orchid shower vine, shower orchid, woolly congea, (em inglês); kangi, (em Índia); rong bao teng, (em Chinês); lluvia de orquídeas, terciopelo, congea lanudo, orquídea de ducha, (em espanhol); pluie d’orchidées, (em francês); kra-sai-kui, krua, (em tailandês); lâm nhung lông, (em vietnamita); hmwe-zok, magwi-hkyi-ru, nwe-zat, pa-onza, thamaga, thamaga-nwe, (em Mianmar).
- Família: Lamiaceae.
- Características: Trepadeira lenhosa e ramificada.
- Porte: Ramos com mais de 6 metros, formando uma silhueta densa .
- Fenologia: Fim do inverno e primavera.
- Cor da flor: Rosa arroxeada.
- Cor da folhagem: Verde claro.
- Origem: Índia, Tailândia, Vietnã, Mianmar, Laos, Bangladesh, Camboja, China (Yunnan) e Malásia.
- Clima: Tropical / subtropical.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Raul, minha varanda é de telhas de barro. A Primavera ( Bougainvillea) ja causou um bom estrago. Os galhos da Congéia tb invadem o telhado por meio das telhas?
Gisela,
Sim, os ramos da Congea tomentosa podem invadir telhados de telhas de barro se não forem devidamente controlados. Essa planta trepadeira cresce de forma vigorosa e pode se espalhar rapidamente, especialmente em áreas onde encontra suporte, como telhados. Seus ramos longos e flexíveis podem se entrelaçar nas telhas, o que pode causar danos ao telhado com o tempo, deslocando ou quebrando as telhas, além de acumular umidade e sujeira.
Abraços
Plantei a minha ao lado da piscina e estou preocupada com as raizes abalarem a estrutura . As raizes são agressivas? Tem força pra estragar a estrutura da piscina. Desde já, obrigada
Andréia,
Em relação às raízes, elas geralmente não são consideradas agressivas em comparação com outras espécies de plantas. As raízes tendem a se espalhar superficialmente no solo, principalmente para fornecer suporte à planta e absorver nutrientes e água. No entanto, como acontece com qualquer planta trepadeira, se não for controlada adequadamente, ela pode se espalhar além do desejado e causar algum dano a sua piscina. Portanto, é sempre aconselhável monitorar o crescimento da Congea tomentosa e fazer a poda adequada para mantê-la dentro dos limites desejados.
Abraços
Ela é uma planta cuja folhas é flores caem muito?
Solange,
Sim, ela perde quase todas as folhas entre o final do inverno e o início da primavera, época em que costuma florescer. As flores também caem quando ficam murchas.
Abraços
Boa tarde, Raul. A congea poderia ser plantada próxima a uma piscina? Ele perde muito as folhas? Obrigada por toda sua dedicação em nos orientar sempre sobre as plantas.
Boa noite Cida,
Sim, inclusive em uma das fotos ela está próxima de uma piscina. Apenas considere que é uma trepadeira de grande porte, com ramos de até 6 metros de comprimento. Ela perde quase todas as folhas entre o final do inverno e o início da primavera, época em que costuma florescer.
Abraços
Qual tamanho ideal de vaso para plantar congeia?
Adriana,
A congéia (Congea tomentosa) é uma trepadeira muito vigorosa, que deve ser cultivada diretamente no solo. Se plantada em vasos, estes devem ser grandes com, pelo menos, 60 centímetros de diâmetro e 80 centímetros de altura.
Abraços
Bom dia Raul! Sou de Brasília/DF e gostaria de saber se uma Congea tomentosa pode ser plantada em um jardim sobre laje. Suas raízes são vigorosas a ponto de atravessar o concreto e causar danos e/ou infiltrações?
Oi Anna,
Acabei de responder sua pergunta no “Pergunte ao Raul”
Abraços
Boa noite. É possível cultiva-la em vaso?
É possível cultiva-la em vaso?
Possível é, Wanda, mas a planta é muito expansiva, portanto não recomendo ser cultivada em vasos.
Abraços