Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Congea tomentosa

congéia, côngea

De grande porte e de crescimento pendente esta trepadeira solta uma florada espetacular, ao ponto de ocultar quase totalmente a folhagem. Pode ser usada para cobrir muros, cercas, grades, caramanchões e pérgolas, assim como também de forma arbustiva. As podas, depois da floração, seguram um pouco o crescimento desmedido da planta.

A congéia foi introduzida no Brasil na década de 1970 por Roberto Burle Marx. Nessa época não era vista fora do Rio de Janeiro, até que na década seguinte me animei e a usei em um projeto no bairro de Pinheiros, perto da Praça Panamericana, em São Paulo, com muito sucesso. Hoje é bastante comum na região sudeste do país, onde se aclimatou suportando as temperaturas mais frias do inverno.

  • Sinônimos estrangeiros: lavander-wreath, pink orchid shower vine, shower orchid, woolly congea, (em inglês); kangi, (em Índia); rong bao teng, (em Chinês); lluvia de orquídeas, terciopelo, congea lanudo, orquídea de ducha, (em espanhol); pluie d’orchidées, (em francês); kra-sai-kui, krua, (em tailandês); lâm nhung lông, (em vietnamita); hmwe-zok, magwi-hkyi-ru, nwe-zat, pa-onza, thamaga, thamaga-nwe, (em Mianmar).
  • Família: Lamiaceae.
  • Características: Trepadeira lenhosa e ramificada.
  • Porte: Ramos com mais de 6 metros, formando uma silhueta densa .
  • Fenologia: Fim do inverno e primavera.
  • Cor da flor: Rosa arroxeada.
  • Cor da folhagem: Verde claro.
  • Origem: Índia, Tailândia, Vietnã, Mianmar, Laos, Bangladesh, Camboja, China (Yunnan) e Malásia.
  • Clima: Tropical / subtropical.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Comments

  1. Raul, minha varanda é de telhas de barro. A Primavera ( Bougainvillea) ja causou um bom estrago. Os galhos da Congéia tb invadem o telhado por meio das telhas?

    • Gisela,

      Sim, os ramos da Congea tomentosa podem invadir telhados de telhas de barro se não forem devidamente controlados. Essa planta trepadeira cresce de forma vigorosa e pode se espalhar rapidamente, especialmente em áreas onde encontra suporte, como telhados. Seus ramos longos e flexíveis podem se entrelaçar nas telhas, o que pode causar danos ao telhado com o tempo, deslocando ou quebrando as telhas, além de acumular umidade e sujeira.

      Abraços

  2. Plantei a minha ao lado da piscina e estou preocupada com as raizes abalarem a estrutura . As raizes são agressivas? Tem força pra estragar a estrutura da piscina. Desde já, obrigada

    • Andréia,

      Em relação às raízes, elas geralmente não são consideradas agressivas em comparação com outras espécies de plantas. As raízes tendem a se espalhar superficialmente no solo, principalmente para fornecer suporte à planta e absorver nutrientes e água. No entanto, como acontece com qualquer planta trepadeira, se não for controlada adequadamente, ela pode se espalhar além do desejado e causar algum dano a sua piscina. Portanto, é sempre aconselhável monitorar o crescimento da Congea tomentosa e fazer a poda adequada para mantê-la dentro dos limites desejados.

      Abraços

  3. Ela é uma planta cuja folhas é flores caem muito?

    • Solange,

      Sim, ela perde quase todas as folhas entre o final do inverno e o início da primavera, época em que costuma florescer. As flores também caem quando ficam murchas.

      Abraços

  4. Boa tarde, Raul. A congea poderia ser plantada próxima a uma piscina? Ele perde muito as folhas? Obrigada por toda sua dedicação em nos orientar sempre sobre as plantas.

    • Boa noite Cida,

      Sim, inclusive em uma das fotos ela está próxima de uma piscina. Apenas considere que é uma trepadeira de grande porte, com ramos de até 6 metros de comprimento. Ela perde quase todas as folhas entre o final do inverno e o início da primavera, época em que costuma florescer.

      Abraços

  5. Qual tamanho ideal de vaso para plantar congeia?

    • Adriana,

      A congéia (Congea tomentosa) é uma trepadeira muito vigorosa, que deve ser cultivada diretamente no solo. Se plantada em vasos, estes devem ser grandes com, pelo menos, 60 centímetros de diâmetro e 80 centímetros de altura.

      Abraços

  6. Bom dia Raul! Sou de Brasília/DF e gostaria de saber se uma Congea tomentosa pode ser plantada em um jardim sobre laje. Suas raízes são vigorosas a ponto de atravessar o concreto e causar danos e/ou infiltrações?

    • Oi Anna,

      Acabei de responder sua pergunta no “Pergunte ao Raul”

      Abraços

  7. Boa noite. É possível cultiva-la em vaso?

  8. É possível cultiva-la em vaso?

    • Possível é, Wanda, mas a planta é muito expansiva, portanto não recomendo ser cultivada em vasos.

      Abraços

Secured By miniOrange