Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Corymbia ficifolia

Eucalipto-vermelho

Foto de Hughesdarren, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Este eucalipto, cuja copa é globosa e densa,  cresce bastante rápido em solos arenosos ou pedregosos e pouco férteis, propiciando boa sombra e uma florada espetacular que varia do vermelho ao alaranjado e raramente cor de rosa. Sua silhueta, com densa folhagem,  é diferente das cerca de 730 espécies de Eucalyptus, reconhecidas botanicamente e muito utilizada no paisagismo, inclusive em áreas litorâneas onde desenvolve bem. As flores atraem pássaros nectarívoros, abelhas e outro insetos.

Foto de Bidgee, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

No paisagismo deve ser lembrado em pequenos jardins, grupos corta-ventos e áreas com poluição alta, já que é indiferente às impurezas ambientais.

O eucalipto-vermelho foi formalmente descrito em 1860 pelo botânico alemão Ferdinand von Mueller (1825 — 1896), que lhe deu o nome de Eucalyptus ficifolia e publicou a descrição em seu livro Fragmenta Phytographiae Australiae. Em 1995, Ken Hill e Lawrence Alexander Sidney Johnson mudaram o nome para Corymbia ficifolia; a denomonação Corymbia  é do latim, corymbium , referindo-se aos grupos florais onde todas as flores se ramificam do caule em níveis diferentes, mas terminam no mesmo nível, e ficifolia significa com folhas semelhantes às do gênero Ficus. É reproduzido através de sementes, desse modo demora, aproximadamente, sete anos para florescer.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons 

  • Sinônimos estrangeirosred-flowering gum, scarlet-flowered gum, (em inglês); eucalipto de flores rojas, eucalipto rojo, goma d e mascar de flores rojas, (em espanhol); eucalipto à fleur rouges, gommiers à fleur rouges, (em francês); roter eukaliptus, (em alemão); gomma da fiore rossa, (em italiano).
  • Família: Myrtaceae
  • Características: árvore perene.
  • Porte: 7 a 10 metros de altura.
  • Fenologia: verão.
  • Cor da flor: vermelha e as vezes alaranjada.
  • Cor da folhagem:  verde-escuro e brilhante.
  • Origem: sudoeste da Austrália.
  • Clima: subtropical/temperado, porém pouco tolerante às geadas.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comments

  1. Olá!
    Existe alguma lei federal que garanta o plantil e permanência dessa espécie aqui no Brasil?
    É que tem um grupo politico de professores Pseudo ambientalistas que estão querendo criar uma lei municipal para remover árvores exóticas e eu queria ter um respaldo para puder plantar uma mudadesse eucalipto aqui na frente de casa.
    Outra coisa…
    Estou pensado em plantar num canteiro central de uma avenida e fiquei preocupado com a questão das raízes acabar levantando o pavimento…
    Ela causa esse problema?

    • Olá Luiz Eduardo,

      A existência de uma lei municipal que obrigue ou regulamente a remoção de árvores exóticas pode variar de cidade para cidade. Essas leis são geralmente criadas pelos governos locais para proteger a flora nativa e combater espécies invasoras que podem prejudicar o ecossistema local. Consulte o site da prefeitura de sua cidade, muitas prefeituras disponibilizam suas leis e regulamentos online.

      A Corymbia ficifolia, possui raízes que não são consideradas agressivas, elas tendem a ser mais superficiais e menos invasivas em comparação a outras espécies de eucaliptos. Isso a torna uma boa escolha para o plantio em canteiros centrais, pois suas raízes têm menos probabilidade de causar danos a estruturas como calçadas e tubulações.

      Abraços

  2. Boa tarde! Na região de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil esta árvore desenvolverá bem? Tenho uma pequena casa, com um terreno para ajardinar com 1200m² e me encantei com essas lindas flores vermelha. Tenho dúvidas se adaptarão ao clima, com verões muito quentes e invernos excessivamente húmidos. Pode me ajudar?

    • Boa tarde Ângela,

      Sim, ela desenvolve bem em regiões litorâneas, e a temperatura em Angra dos Reis, em junho, julho e agosto gira em torno dos 15º, o que favorece o crescimento, já que precisa de um pouco de frio.

      Tente planta-la em um local onde receba ventos, talvez orientada para o sul.

      Abraços

  3. Olá, belíssima árvore. Será que desenvolve bem no Brasil? Estou no oeste do Paraná. As floraras aqui serão tão bonitas?
    Obrigado

    • Olá Fernando,

      Na região de Cascavel, Umuarama, Toledo, Francisco Beltrão e todas essas áreas do Oeste do Paraná a Corymbia ficifolia desenvolverá muito bem.

      Pode plantar!

      Abraços

  4. Onde encontro mudas para vender desse eucalipto vermelho?

    • Rosa,

      Você irá encontrar mudas da Corymbia ficifolia na Fazenda Citra, com Luis Bacher: (19) 99409-4072.

      Abraços

Secured By miniOrange