Cupressus lusitanica
cipreste-português, cipreste-de-portugal, pinheirinho, cipreste-mexicano, cipreste-de-bentham, cipreste-de-lindley, cedro-de-goa, cedro-de-portugal, cedro-do-buçaco
Um cipreste amplamente cultivado em várias regiões do mundo, especialmente na Mata do Buçaco, em Portugal, onde recebeu o nome popular. As folhas são em formato de escamas, dispostas em ramificações que formam uma estrutura densa. O tronco é reto, com casca marrom acinzentada e fissurada, produzindo cones pequenos e globulares, com diâmetro de 1 a 3 centímetros, onde estão as sementes. As raízes são profundas e ramificadas, conferindo boa estabilidade à árvore.
É uma espécie de longa vida, podendo atingir vários séculos de idade.
É muito comum no paisagismo, usado tanto como árvore isolada quanto em grupos e como cerca-viva devido à sua forma compacta e resistência a podas, assim como em projetos de reflorestamento, especialmente em áreas degradadas, devido à sua resistência e capacidade de adaptação. O cipreste também forma cortinas de abrigo contra o vento, reduzindo a erosão do solo e protegendo cultivos, tolerando bem o frio e a seca.
O cipreste é amplamente associado ao Convento do Buçaco, em Portugal. Segundo a lenda, os monges carmelitas que habitavam o convento plantaram o Cupressus lusitanica nos arredores do mosteiro para proteger a área. Acreditava-se que a árvore tinha propriedades sagradas que ajudavam a manter a santidade e a proteção do local. Esse mito está ligado à ideia de que a árvore poderia afastar o mal e trazer paz ao ambiente.
A multiplicação por sementes permite a produção de um grande número de plantas e pode ser mais econômica do que por estacas, entretanto as plantas resultantes podem apresentar variações genéticas, ou seja, nem todas terão as mesmas características da planta mãe. Além disso, a germinação das sementes pode ser lenta e irregular. As plantas obtidas por estaquia são geneticamente idênticas à planta mãe, preservando suas características.
- Sinônimos estrangeiros: mexican cypress, portuguese cypress, cedar of Goa, (em inglês); ciprés de México, ciprés de Portugal, (em espanhol); cyprès du Mexique, cyprès du Portugal, (em francês); mexikanische zypresse, portugiesische zypresse, (em alemão); cipresso del Messico, cipresso del Portogallo, (em italiano); táscate, teotlate, tlazcan, sesa’na, gretado amarillo, gretado galán, (em México);
- Família: Cupressaceae;
- Características: conífera perene;
- Porte: 20 a 35 metros de altura;
- Cor da folhagem: verde escuro;
- Origem: de Guatemala ao México;
- Clima: temperado, subtropical de altitude;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.