Fatsia japonica
arália-japonesa, fátsia
A fátsia é um arbusto, também classificado como Aralia sieboldii, com folhas grandes e atrativas, sendo uma das poucas espécies arbustivas que desenvolvem em áreas sombreadas. Com ramos esparsos e caules eretos, seu crescimento é rápido. Com fácil manutenção pode ser combinada com outras plantas, conferindo um cenário tropical em região de clima frio.
É uma planta de fácil cultivo, pela sua versatilidade, podendo ser cultivada em áreas externas numa ampla variedade de solos, orgânicos, arenosos e algo ácidos, sempre na sombra ou meia sombra e protegida dos ventos fortes. Ela possui uma grande resistência às baixas temperaturas, suportando até cerca de -5 °C e mesmo perdendo a parte aérea, a recupera em seguida. Suporta bem a poda, mesmo que drástica ano após ano, deve ser feita na primavera, para manter uma silhueta densa, limitando suas dimensões.
Cultivada em vasos é ideal para decoração de interiores, entretanto não suporta ambientes muito aquecidos. As regas devem ser regulares durante o período vegetativo e reduzida no outono até o final do inverno. As folhas são frequentemente utilizadas em decorações florais. No Japão, é tradicionalmente colocada no lado norte da casa, para proteger a mesma dos maus espíritos.
As fátsias têm a capacidade de limpar as toxinas do ar, como formaldeídos, toluenos e benzenos, sendo uma boa opção em dormitórios e escritórios.
É reproduzida por alporquia e por estacas.
- Sinônimos estrangeiros: japanese arália, fatsi, paperplant, false castor oil plant, (em inglês); aralia de Japón, aralia japonesa, falsa arália, (em espanhol); aralia du Japon, aralia japonais, fatsie du Japon, faux aralia, faux-ricin, palmier à feuilles de figuier, (em francês); aralie, fatsia, japanische aralie, zimmeraralie, (em alemão); aralia, fatsia, (em italiano).
- Família: Araliaceae .
- Características: arbusto semi-lenhoso.
- Porte: 1,70 a 3,50 metros de altura.
- Fenologia: final do outono e inverno.
- Cor da flor: creme.
- Cor da folhagem: verde escura.
- Origem: China, Japão, Formosa, Coreia do Sul.
- Clima: temperado/subtropical. Tolera o frio.
- Luminosidade: meia sombra/sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Onde encontramos no Brasil?
Maria Aparecida,
Na Floricultura Winge: Telefone: (51) 3268-4880 – R. Dr. Mário Totta, 963 – Tristeza, Porto Alegre – RS – https://floriculturawinge.com.br/produtos/
Abraços