Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ficus auriculata

Figueira-de-jardim, figueira-vermelha

Foto de കാക്കര, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Uma espécie para ser aproveitada em grandes áreas, onde apresenta uma copa densa, larga e arredondada, emitindo frutos duros e achatados que aparecem formando cachos grudados ao tronco e aos ramos. Suas folhas são grandes, com formato orbicular e pecíolos longos, com nervuras destacadas, estas surgem avermelhadas, tornando-se verdes mais tarde.  Ela é um destaque, nos jardins, entre as mais de 700 espécies do gênero Ficus.

Foto de Vengolis, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Os frutos são similares aos frutos do figo comum, porém mais duros e desabrochando colados ao tronco e os ramos.  A polpa deles é gelatinosa e consumida crua ou cozida na Ásia, onde é preparada em doces, geleias, compotas e salgados como o curry, além de forrageira para animais de criação, especialmente no Nepal. É polinizada por morcegos.

No paisagismo fica atrativa quando contemplada de longe, no meio de gramados, não devendo ser plantada próxima de edificações e encanamentos, já que suas raízes são expansivas, podendo danificar essas estruturas; pode ser usada, também, no sopé dos taludes para controlar a erosão. O solo deve ser rico em matéria orgânica e levemente úmido, mas não encharcado.  A propagação da figueira-vermelha é feita por sementes, estaquia ou alporquia. Quando realizada por sementes devem ser tiradas dos frutos caídos.

Foto de Dotando, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeiros: Roxburgh fig, elephant ear fig tree, (em Inglês); higuera del Himalaya, higuera oreja de elefante, (em espanhol); figuier à oreilles d’eléphant, (em francês); tirmal, tunla, (em hindi); nimaaro, (em Nepal); roxburgh feige, (em alemão).
  • Família: Moraceae.
  • Características: árvore perene.
  • Porte: de 5 a 8 metros de altura.
  • Fenologia: insignificante. Seus frutos surgem o ano todo.
  • Cor da folhagem: verde médio e avermelhada quando novas.
  • Origem: Tailândia, Índia, Paquistão, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Malásia, Mianmar, Butão, Nepal e Vietnã.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno, meia sombra.

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. a ficus ariculada, quero saber as caracteristicas morfologicas porte adulto final, tipo de raiz, tipo de caule,tipo de folha, solo idela?

    • Olá Thanya,

      O porte do Ficus auriculata é citado na matéria, as raízes são também comentadas, assim como as folhas. O tronco é curto.

      Desculpe, mas você leu o conteúdo acima?

      Abraços

Secured By miniOrange