Hedychium coccineum
Gengibre-vermelho, gengibre laranja, lírio-gengibre-laranja, jasmim-vermelho

Foto de David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Ideal para a formação de grupos nos jardins tropicais, onde cresce em solos úmidos e ricos em matéria orgânica, soltando hastes eretas. É considerada invasiva em alguns países por causa de se alastrar em demasia, tornando-se subespontânea, mas isto não deve ser um impedimento quando a planta é pensada no paisagismo. Sua florada impressiona, atraindo beija-flores, sua cor e tamanho a tornam muito chamativa, além de possuir um perfume encantador. No nosso país foi introduzida pelos escravos que usavam as folhas a modo de colchão.

Foto de Kássia Affeldt Ramos, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Na primavera aconselho uma adubação orgânica com esterco curtido de boi e farinha de ossos, isto estimulará a floração. Após essa florada é aconselhável cortar as hastes deixando-a com 40 centímetros, em seguida surgirão novas brotações.
No seu habitat natural surge no sopé das montanhas, em vales profundos e úmidos, crescendo em áreas de 750 a 1300 metros acima do nível do mar. Embora não seja nativa lá é a planta nacional de Cuba desde 1936, onde se naturalizou. Seus rizomas são comestíveis, além de possuir propriedades medicinais.

Foto de Krzysztof Golik, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Se reproduz facilmente pela divisão das touceiras, preservando pedaços de rizomas, em qualquer época do ano.
- Sinônimos estrangeiros: scarlet ginger lily, assam orange, orange gingerlily, orange bottlebrush ginger, (em inglês); jengibre rojo, lírio rojo, (em espanhol); mariposa, (em Cuba); gingembre-douleur, hédychie écarlate, (em francês); hong jiang hua, (em chinês); gandasuli, (em Indonésio).
- Família: Zingiberaceae.
- Características: herbácea rizomatosa.
- Porte: até 1,80 metros de altura.
- Fenologia: verão.
- Cor da flor: vermelha alaranjada.
- Cor da folhagem: verde claro brilhante.
- Origem: nordeste da Índia, Butão, Nepal, Mianmar e sul da China, na província de Yunnan.
- Clima: subtropical/temperado.
- Luminosidade: meia-sombra, pleno sol.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Oi, essa planta gera sementes?
Oi Vera,
Sim, após a florada surgem as sementes.
Abraços