Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Hyophorbe lagenicaulis

Hyophorbe lagenicaulis

palmeira-garrafa, mascarena

Sempre que preciso idealizar um jardim, que será frequentado por crianças, penso em plantas com formas divertidas, diferentes e, até, um pouco bizarras. O conceito estético delas é diferente daquele dos adultos e é estimulado pelas coisas caricaturescas e engraçadas, ou as vezes, quem sabe, um pouco terrificantes. Meninos não prestam atenção nas árvores que tem em comum, meramente, um tronco e uma copa, mas naquelas em que esse tronco tem um formato distinto e estranho ou uma fronde meio louca com folhas enormes como a embaúba ou a coccoloba.

É aí que a palmeira-garrafa torna-se imprescindível, nesses meus projetos. Seu tronco grotescamente inchado lhe confere um aspecto inconfundível, devido à dilatação que apresenta na sua base e é complementado pelas meia dúzia de folhas arqueadas e grandes que possui. O nome Hyophorbe, deriva do grego “hys, hyos” = porco e “phorbe” = alimento; lagenicaulis é a forma latina de “lagoena” = garrafa e “caulis” = tronco. Como se fossem poucas as curiosidades desta palmeira, sua origem é também curiosa. Ela é nativa de uma ilha desabitada, localizada à 22 km da Ilha Mauricio; Round Island, com pouco menos do que dois quilômetros quadrados, sofre com os ventos quentes e úmidos que elevam a temperatura, nas áreas abertas, aos 50º durante o verão, caindo, no máximo aos 22º no inverno. Por este motivo é indicada, apenas, para regiões quentes de restinga ou fundo de vales, com solos arenosos, podendo ser, inclusive, salinos. Como seu desenvolvimento é lento, as adubações orgânicas devem ser fracas e as químicas feitas com fertilizantes de liberação controlada.

  • Sinônimos estrangeiros: Palma botella, (em espanhol); bottle palm, palmiste gargoulette,(em inglês); palmier bouteille, palmier bonbonne, (em francês); palackpálma, (em húngaro); palma bottiglia, (em italiano); flaschenpalme, (em alemão).
  • Família: Arecaceae.
  • Características: Palmeira com tronco bojudo e acinzentado.
  • Porte: 3 a 5 metros, com 3 metros de diâmetro de coroa foliar.
  • Fenologia: Primavera / verão, com frutos violáceos.
  • Cor da flor: Alaranjadas e cheirosos.
  • Cor da folhagem: Verde escuro, com o nervo central amarelo .
  • Origem: Ilhas Mascarenhas, particularmente na Ilha Redonda (Round Island), no Sudoeste do Oceano Índico.
  • Clima: Tropical / subtropical, mas não suporta geadas.
  • Luminosidade: Pleno sol ou meia-sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comments

  1. Bom dia Raul. Primeiramente gostaria de agradecer pela sua boa vontade em tirar um pouco do seu tempo para tirar nossas duvidas. Muito Obrigado.
    Tenho mais uma duvida …. Como é feito a posa dessa palmeira ? Pois quero fazer a poda certinho para deixar a batata dela bonita.

    • Bom dia Jofre,

      Sou eu quem agradece suas visitas ao nosso blog!
      A poda deve ser feita apenas para retirar as folhas secas, com uma tesoura afiada, tomando o cuidado de não ferir demais esse corte.

      Abraços

      • Tem que cortar a folha rente ao tronco ? E depois de cortado, a parte que fica na palmeira ela seca …. a gente tira depois ou cai sozinho ?

        • Jofre,

          Cai sozinha, corte quase rente ao tronco.

          Abraços

  2. Tem uma palmeira garrafa, e ela começou a crescer um pouco torta. A base dela esta certa. É assim mesmo e depois ela pode voltar ao normal ou posso tira-la e replanta-la ?

    • Jofre,

      Não é normal, mas pode acontecer uma leve inclinação, especialmente na procura de sol. Não precisa transplanta-la.

      Abraços

      • Entendi. Mas caso eu resolva replanta-la, como faço o corte envolta dela ? A que distancia tenho que cortar do tronco dela ?

        • Jofre,

          Deve deixar 30 centímetros em volta do tronco para criar o torrão de terra.

          Abraços

          • Entendi. Vou fazer isso, dar um espaço de 30 cm do tronco. E se eu encontrar alguma raiz na ora do corte, posso corta-la sem medo ?

            • Jofre,

              Pode sim!

              Abraços

  3. Boa noite, gostaria de saber sobre as raizes da palmeira garrafa, tenho uma distancia inferior a 2 metros da tubulação de agua e esgoto…..que é de pvc ….gostaria de saber se essa raiz e agressiva como a areca bambu…..se posso plantar sem medo……

    • Boa noite Edson,

      A palmeira-garrafa não têm um sistema radicular extenso que poderia afetar a tubulação, ele é fibroso e contido.

      Pode plantar.

      Abraços

  4. Bom dia, acho linda esta palmeira, mas tenho pavor de lagartas, será que esta espécie de palmeira dá lagartas

    • Oi Lu,

      As lagartas proliferam quando há um excesso de luminosidade artificial durante a noite. Elas procuram brotos tenros para se alimentarem. Esta palmeira não é o atrativo principal delas.

      As lagartas se transformam em bonitas borboletas, pense nisso!

      Abraços

Secured By miniOrange