Leea coccinea
léia, léia-alaranjada
Com uma aparência similar a Nandina domestica, já que ela é ereta, foi classificada e introduzida na Inglaterra pelo botânico escocês James Lee (1715 – 1795) que a cultivou em Syon House, propriedade do Duque de Northumberland, cujos jardins foram desenhados por Capability Brown. Uma curiosidade é que o filme “Assassinato em Gosford Park” de Robert Altman, teve como cenário principal este palácio e foi vencedor do Oscar, na categoria de melhor roteiro original em 2001.
Mas, voltando à léia, me lembro que há mais ou menos trinta anos era desconhecida e decidi experimentá-la em um projeto a ser implantado em Bauru – SP. O colecionador que a cultivava duvidou que pudesse desenvolver longe das praias quentes do litoral Norte do Estado de Rio de Janeiro. Sem embargo, se aclimatou bem e hoje é comum nos jardins de todo o país.
Tanto ela como a Leea rubra, que se diferencia pelo tom avermelhado das folhas, podem ser usadas formando grupos compactos para criar excelentes barreiras visuais, já que a folhagem forma uma estrutura muito densa e com um brilho que lhe é peculiar.
- Sinônimos estrangeiros: Hawaiian holly, burgundy leea, west indian holly(em inglês).
- Família: Vitaceae.
- Características: Arbusto entouceirado e ereto.
- Porte: 2 a 2,80 m de altura.
- Fenologia: Primavera e verão.
- Cor da flor: Vermelha.
- Cor da folhagem: Verde-brilhante.
- Origem: Burma, Camboja.
- Clima: Tropical/ subtropical (não tolera geadas).
- Luminosidade: Sol pleno ou meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Raul, por favor, as folhas dela caem?como a nandina? e vc poderia indicar fornecedor em sp de plantas já adultas?Obrigada
Oi Sibelli,
A Leea coccinea é perene, portanto não perde as folhas.
Pode comprar na Magic Plants: E-mail de contato: magicplants@uol.com.br – Telefones: (11) 99979-5523 ou no Ceagesp na terça e sexta-feira, módulo 81, Coluna-42.
Abraços
Olá. Tenho uma Leia verde há quase 20 anos e, à medida que ia crescendo, eu fui trocando de vaso. Agora ela está em vaso bem grande e está medindo mais de 2 metros de altura, porém, os galhos estão caindo, não aguentando o peso das folhas. Achei que tinha que podar. Será que sim? Ou só preciso estaquear esses galhos? Já agradeço se puder ajudar. Obrigada
Olá Karina,
Sim, você deve fazer uma poda leve, suprimindo os ramos malformados e aqueles que estão encavalados.
Além do mais faça uma adubação usando farinha de ossos, cinzas de lenha (livres de sal e/ou gordura)e cascas trituradas de ovos.
Isto resolverá o envergamento dos ramos de sua leia.
Abraços
Ela é tóxica? Meu filho comeu uma bolinha achando q era mirtilo.
Barbara,
Os frutos são tóxicos se ingeridos e podem causar irritações na pele.
Abraços
Leias podem ser podadas?
Sim Eleanor, podem ser podadas, porém não há necessidade de fazer isto.
Abraços
Olá, minha leea verde está em vaso grande dentro da sala, mas muitos galhos estão secando e caindo. Qual deve ser a razão? O que devo fazer? Você pode me ajudar?
Olá Maria Inês,
A razão deve ser a falta de luz natural. Embora as leeas suportem sombra, necessitam de, pelo menos, três horas de sol diariamente.
Aconselho que posicione sua muda em um local onde possa receber sol, mesmo que filtrado.
Como preventivo, caso alguma doença esteja atacando, pulverize com Cupro Dimy, três vezes, semanalmente.
Abraços
oi. tenho 02 leea verdes e estou com problemas 1 esta com manchas marrons na folhagem e a outra esta com uma substancia verde no caule pode me ajudar?
Oi Alessandra,
Suas leeas foram afetadas por fungos. Faça três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy. Isto irá resolver o problema.
Abraços