Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Por que as Palmeiras não tombam?

Bem, às vezes até tombam, mas é um fato raro ver uma palmeira ou coqueiro derrubado pelo vento.

Segundo informe elaborado pelo Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (Cicytex), da Espanha, as tamareiras (Phoenix dactylifera) são capazes de suportar ventos de 135 km por hora, velocidade média de um furacão de categoria 1 conforme escala Saffir-Simpson. Para efeitos de comparação, uma tempestade intensa arranca árvores quando as velocidades oscilam entre 78 e 90 km por hora. Isto se deve a elasticidade que a Família Arecaceae possui, além da coroa foliar que, mesmo densa, é composta por folhas pinadas (com formato de penas) permitindo a passagem dos ventos sem oferecer resistência, como é o caso da maioria das árvores que, com as copas encharcadas pelas chuvas, acabam por sentir um sobrepeso maior. Essa espécie, do gênero Phoenix, alcança 80 metros de altura e pode viver no ambiente urbano mais de 200 anos.

palmeira-princesa (Dictyosperma album)

palmeira-princesa (Dictyosperma album)

Uma outra, a palmeira-princesa (Dictyosperma album), é ainda mais destemida, aturando os ciclones tropicais que varrem o Caribe e as Ilhas Maurício, onde a temperatura atinge 50°C no verão, com uma velocidade que chega aos 250 km por hora. Esta palmeira se adaptou de tal maneira que deixa cair suas folhas quando experimenta ventos muito fortes e no instante em que a tempestade se intensifica, encontra um tronco solitário que balança sem ser derrubado nem ferido. Passado esse furacão ela solta novas folhas, que a coroam alegremente.

Coisas da natureza…

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

280 Comments

  1. Boa noite professor, a preciso saber a respeito da palmeira leque chinesa, se ela com o passar do tempo e com o seu crescimento existe risco dela cair

    • Bom dia, Margarida,

      A palmeira-de-leque-da-china ou falsa-latânia é a Livistona chinensis e não tem perigo de tombar. Isto pode acontecer, excepcionalmente, se ela estiver muito inclinada.

      Abraços

      • Bom dia, tudo bem? Se mudei de casa faz 1 mês e do lado da minha casa tem uma palmeira no pátio do vizinho estou gravida e tenho uma filha de 2 anos tem perigo dela cair com chuva forte tenho muito medo dela cair na minha casa e machucar alguém

        • Boa tarde Graziela,

          Fique sossegada, é totalmente improvável que essa palmeira caia. A copa não oferece resistência ao vento e acompanham essas ventanias agitando suas folhas.

          Abraços

  2. Ola, tenho varios coqueiros em minha residencia. Alguns deles esfao com a bass “afinando” . Eh normal? Perigoso cair?
    Obrigads

    • Olá Regiane,

      Não há perigo, isto é bastante habitual nos coqueiros.

      Abraços

      • Como se chama essa “redução” no tronco? Tenho um coqueiro que também apresenta essa situação… inclusive dá menos frutos que os demais…

        • Marco,

          Eu precisaria ver essa redução do tronco de seu coqueiro, para diagnosticar o problema.

          Abraços

  3. Raul, tudo bem? Um vizinho da minha irmã plantou uma palmeira-imperial muito rente ao muro que divide a casa dele da casa da minha irmã: menos de 1 metro de distância. Ele se mudou e a nova moradora e a minha irmã estão reocupadas. A palmeira está crescendo com todo o vigor. Tem menos de 3 anos e já está imensa, cerca de 6 metros de altura. E conforme a estipe engrossa, a base está quase grudada no muro. Só restam cerca de 15 centímetros para encostar. Você acha que vai danificar o muro? Ou a casa da minha irmã? Está a menos de 2 metros de uma parede da casa da minha irmã.

    • Disse que ela tem menos de 3 anos, mas deve ter um pouco mais. Passamos a vê-la quando ultrapassou a altura do muro (que tem mais de 2 metros de altura). Então deve ter um pouco mais que 3 anos.

      • Boa tarde Zeca,

        Acho que não irá prejudicar o muro, já que o estipe não aumentará de diâmetro. De qualquer forma é importante acompanhar o desenvolvimento dessa palmeira, mas por enquanto não vejo problemas.

        Abraços

  4. Obrigada pela resposta! Fico mais tranquila!
    Excelente Blog parabéns!

    • Sou eu quem agradece por você acompanhar nosso trabalho, Eliziane.

      Abraços

  5. Ola,
    Por engano comprei a Palmeira Imperial (queria a Real), depois que plantei ela fiquei sabendo que ela é uma das maiores e pode chegar ate 40 metros. Gostaria de saber se tem alguma forma de inibir o crescimento dela para que não fique tao alta? Gostaria que ela atingise no máximo uns 20 metros de altura.
    Plantei ela na entrada de casa próximo a rua e outras residencias.
    O solo onde plantei é um solo bem rochoso com muitas pedras, isso ajudaria a diminuir o crescimento dela?
    O que posso fazer para que não cresça tanto?

    • Olá Eliziane,

      Se o solo é pedregoso irá limitar o crescimento de sua palmeira-imperial. A palma mater, que fora plantada por Dom João VI, alcançou 38 metros e foi a maior altura já registrada.

      Abraços

  6. Boa tarde,
    No meu terreno tem uma palmeira de uns 15 metros que esta me preocupando um pouco.
    Alem de ela estar um pouco inclinada pra direta, a base/raiz esta muito aparente e mais fina. Isso é normal?
    segue a foto para entender um pouco melhor.
    Obrigado

    • Bom dia Thomas,

      Essas raízes aparentes são normais nas palmeiras e enquanto a inclinação não vejo motivos para preocupação.

      Abraços

  7. Boa noite!
    Estava preocupada pois meu esposo plantou uma palmeira no quintal de casa e sempre caem suas palhas e derrubam várias telhas do quintal, então comecei a ter medo da palmeira cair em cima da minha casa, as raízes até rasgaram a calçada do fundo da lavanderia.

    • Bom dia Telma,

      Acho que não há motivo de preocupação, ela é muito resistente aos ventos e a possibilidade de queda é muito, mas muito remota.

      Abraços

  8. Boa tarde. Estou plantando Palmeiras de vários tipos num lugar descampado com ventos não muito fortes mas vejo que suas folhas estão ficando tortas. Dev o estaquealas de alguma forma? L

    • Bom dia Henrique,

      Se a área é descampada pode sofrer com os ventos. É bom tutora-las.

      Abraços

  9. Boa noite!
    Estou plantando algumas palmeiras imperiais em uma avenida, essas palmeiras tem entre 5m e 6 m, eu preciso estaquear elas?

    • Bom dia Marcio,

      Se elas são robustas e com um bom torrão de terra, não precisa estaqueá-las.

      Abraços

  10. Boa tarde
    Tenho recém plantada uma tamareira das canárias em uma chuva forte com ventos algumas de suas folhas quebrou ou amassou ao meio coloquei uma tala amarrando e voltou a ficar em levantada.
    Deixo com a tala para sustentar a folha para que eu não tenha que cortar ?
    Pode ser que ela se recupere ?

    • Boa tarde Frederico,

      Sim, deixe essa tala até o final da primavera, para consolidar a recuperação da palmeira.

      Abraços

  11. Uma paineira retirada e replantada também resiste assim aos ventos?

    • Oi Simone,

      Não, essas palmeiras são muito mais resistentes aos ventos ciclônicos.

      Abraços

  12. Plantamos palmeira imperial com 10 metors em terreno livre. Como estaquiar elas para que nao tombem com rajadas de vento ?

    • Renato,

      Para estaquia-las amarre três cabos de aço onde termina o tronco e começa o palmito, puxe eles deixando-os tensos e fixe-os formando um triangulo equilátero a uma distancia de mais ou menos dez metros.

      No tronco deverá fazer uma proteção para não machuca-lo, pode ser uma tira de borracha ou de isopor.

      Abraços

  13. Bom dia, tenho 3 Palmeiras ou Coqueiros , aquela que dá os coquinhos pequenos e amarelos, elas tem aproximadamente 8m, elas correm risco de cair ? Devido á altura e já estão velas.

    Obrigado

    • Boa tarde Carlos Henrique,

      Não correm esse risco, mesmo sendo já velhas elas suportam bem os ventos.

      Abraços

  14. Veja o tamanho da bichana!

    • Bom dia Raul tenho em minha propriedade duas palmeiras aproximadamente de 20anos que sofrerão afinamento no tronco (isso sendo observado a uns 6anos) porem em uma delas percebi uma infestação de cupins, já estou tratando , nesse caso tem risco de quedas?? caso queira posso encaminhar vídeo, estou bastante preocupada, obrigada

      • Bom dia Rejane,

        Acho que não há esse perigo de queda. Continue com o tratamento e faça uma adubação rica em magnésio, com farinha de ossos, cinzas de lenha, húmus de
        minhocas e cascas trituradas de ovos.

        Isto irá dar vitalidade!

        Abraços

  15. Opa Amigo, tudo bem, tenho uma palmeira gigante aqui, entre 25~30 metros, o pessoal está com muito medo que o vento possa derruba-la, se acaso fosse cair destruiria a casa inteira, qual a sua opinião referente, ela pode cair?
    [img]https://i.imgur.com/L45L4cl.jpg[/img]

    • Olá Cristiano,

      É pouco possível que ela caia. As palmeiras são muito flexíveis – como escrevi na matéria acima – e por esse motivo não caem.

      Abraços

  16. Obrigado pela pronta atenção e boas festas.

    • Você merece, Pedro, boas festas para você também!

  17. Tenho duas palmeiras imperial a cerca de 2,5m da fundação da casa e com +/- 9 metros de altura. Noto algumas rachaduras nas paredes; tem a ver com as palmeiras?

    • Pedro,

      Não acredito que essas rachaduras tenham algo a ver com as raízes das palmeiras. Estando a 2,50 metros de distancia da parede acho totalmente improvável que elas sejam responsáveis.

      Abraços

  18. No prédio onde moro em São Paulo, com as e os fortes , uma palmeira Larissa caiu. Achei estranho, pela reportagem linda aqui, as palmeiras suportam ventos fortíssimos. No dia de hoje 3 de novembro e com chuva e vento caíram muitos galhos de outra palmeira. Fui dar uma olhada nas que tinham caídos, notei muito material parecendo terra . As palmeiras podem estar com bichos. Aí da 5 palmeiras. Gostaria de informar o síndico. Obrigada

    • Boa noite
      Gostaria de saber se as palmeiras tem algum de bicho, que fazem as palmeiras caírem e filhas tb.
      Com a chuvas e vento derrubou uma. Hj 4/11 caíram várias folhas. Será que tem bichos .obrigada

    • Neusa,

      Nem todas as palmeiras suportam ventos fortes, como é o caso da palmeira-princesa (Dictyosperma album) ou das tamareiras (Phoenix dactylifera).

      As possibilidades de estarem sendo atacadas por alguma praga é grande, mas é muito difícil indicar algum tipo de tratamento apenas com o que você relata.

      Recomendo um exame mais profundo para verificar algum inseto ou o efeito da presença dele. Isto é fundamental para um diagnóstico e também um aconselhamento.

      Abraços

  19. Olá, td bem? Tenho uma palmeira washigtonia que já passou bem a altura da casa.Este dia passou um vento forte e nao ocorreu nada.Os vizinhos ficam com medo de que ela caia com um vento forte.Isso pode acontecer? Desde já obrigado!

    • Olá Marcelo,

      Essa palmeira tem uma resposta muito flexível ao vento e é muito, mais muito difícil que o vento a derrube.

      Abraços

  20. Olá tudo bem
    Uma palmeira pode sobreviver
    Em um lugar com temperaturas
    Baixa

  21. Olá tudo bem
    Uma palmeira pode sobreviver em temperaturas baixas

    • Olá Joel,

      Pode sim, desde que a espécie seja originária de climas temperados, como o Trachycarpus fortunei ou Phoenix canariensis e a colombiana Ceroxylon quindiuense.

      Algumas outras aceitam algum tipo de aclimatação, porém são poucas as que suportam temperaturas inferiores aos 8º.

      Abraços

  22. Tenho uma palmeira imperial que foi plantada a cerca de 8 meses e só tem uma folha até agora que não abre. Será que morreu!

    • Evelyn,

      Incentive o desenvolvimento dela usando 500 g de torta de algodão, juntamente com o fertilizante Forth Palmeiras, seguindo as instruções da bula.

      Abraços

      • Muito obrigada pelo retorno.

        Vou seguir estas instruções e envio fotos do resultado.

        • Perfeito Evelyn!

  23. Raul Canovas … existe alguma Palmeira da familia dos cactus genaris,…. alguma que tem o liquido no meio dela, e que pelos fortes ventos ela se enverga e leva o liquido pra copas?

    • Tatianne,

      Sinceramente não entendi sua pergunta. Palmeira da família dos cactus não existe.

      Abraços

  24. Sempre me impreciono quando ouço qualquer assunto exemplificando a resistência da palmeira é impressionante e a mim me leva a uma reflexão muito profunda
    Abraços Raul Canovas
    Parabéns você retém um belíssimo conhecimento
    Abraços

    • Relindes,

      Muito obrigado pelo comentário e esse texto,acompanhado pela imagem, que nos enviou.

      Abraços verdes!

  25. Tenho uma palmeira no pátio interno de casa ,minha esposa quer derrubar por medo que ela caia e machuque alguém,mas eu digo que ela não tomba nem con ventos 140 km por hora… Tô certo?

    • Sim, Anderson,

      Você está certíssimo. Ela não tombará por causa dos ventos.

      Abraços

      • Olá Raul, ela não tomba mesmo que esteja danificada por cupim no qual já controlamos e eliminamos com cupinicida? Que é o meu caso.

        • Olá Thiago,

          Depende dos estragos que esses cupins deixaram. Mas, em principio, não acho que a palmeira seja prejudicada.

          Abraços

          • Obrigada Raul.

            • Você merece, Thiago!

  26. Qual a influência da raiz na resistência da espécie as intempérie da natureza?
    São profundas, grandes e espalhadas, superfaturamento ciais…….?

    • Superficiais

      • João Carlos,

        Não, não são profundas nem espalhadas. A estrutura do sistema radicular é muito concentrada e complexa, possibilitando o vigor e a resistência que elas possuem frente aos ventos.

        Abraços

  27. Gosto muito da família Palmae muito resistente a solenidade por isso indicado para as áreas costeiras

    • É verdade Eraldo!

  28. palmeira bifurcada

    • Uma bela anomalia, Jose Carlos

  29. Tenho uma palmeira garrafa em frente ao meu sobrafinho no litoral…querem q eu corte p medo dela cair sobre a casa…la bate vento forte muitas vezes…fiquei triste e pensativa se corto ou não… ñ gostaria de corta-la…abraço

    • Oi Nilda,

      Penso que não deve ser cortada. Se resistiu ao vento até agora…

      Abraços

  30. Prezado Raul, acho que houve um erro de digitação na a altura da Phoenix dactylifera.
    Um grande abraço

    • Boa noite Marcel,

      Em um pátio gótico, em Barcelona, na Casa do Arquidiácono, hoje o Arquivo Histórico Municipal há um exemplar com 79 metros de altura. Segundo informam os espanhóis, de qualquer forma também acho essa medida um exagero. Não acredito que passem dos 35 metros de altura.

      Abraços

      • Olá ,vou plantar 3 palmeiras reais em um passeio , se plantar sem adubo , isso implicaria em alguma coisa?

        • Olá Marlo,

          Sim, isto poderia acarretar um baixo desenvolvimento das palmeiras, além de atrativas para pragas e doenças.

          Os berços para palmeiras devem possuir dimensão de no mínimo 60 x 60 x 60 cm, com uma mistura de 300 gramas de calcário, 10 litros de adubo orgânico e 200 gramas de NPK 6-30-6, para enchimento das covas que deverão ser preenchidas com essa mistura, além da própria terra do local, preferentemente da superfície.

          Abraços

          • Bom dia , tenho um coqueiro anao e um quatro anos próximo a uma parede ele esta torto quase 45 graus pode cair ?

            • Bom dia Walter,

              Os coqueiros possuem boa elasticidade nos seus troncos, por esse motivo envergam, mas não caem.

              Abraços

Secured By miniOrange