Por que as Palmeiras não tombam?
Bem, às vezes até tombam, mas é um fato raro ver uma palmeira ou coqueiro derrubado pelo vento.
Segundo informe elaborado pelo Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (Cicytex), da Espanha, as tamareiras (Phoenix dactylifera) são capazes de suportar ventos de 135 km por hora, velocidade média de um furacão de categoria 1 conforme escala Saffir-Simpson. Para efeitos de comparação, uma tempestade intensa arranca árvores quando as velocidades oscilam entre 78 e 90 km por hora. Isto se deve a elasticidade que a Família Arecaceae possui, além da coroa foliar que, mesmo densa, é composta por folhas pinadas (com formato de penas) permitindo a passagem dos ventos sem oferecer resistência, como é o caso da maioria das árvores que, com as copas encharcadas pelas chuvas, acabam por sentir um sobrepeso maior. Essa espécie, do gênero Phoenix, alcança 80 metros de altura e pode viver no ambiente urbano mais de 200 anos.
palmeira-princesa (Dictyosperma album)
Uma outra, a palmeira-princesa (Dictyosperma album), é ainda mais destemida, aturando os ciclones tropicais que varrem o Caribe e as Ilhas Maurício, onde a temperatura atinge 50°C no verão, com uma velocidade que chega aos 250 km por hora. Esta palmeira se adaptou de tal maneira que deixa cair suas folhas quando experimenta ventos muito fortes e no instante em que a tempestade se intensifica, encontra um tronco solitário que balança sem ser derrubado nem ferido. Passado esse furacão ela solta novas folhas, que a coroam alegremente.
Coisas da natureza…
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Boa noite! É correto/seguro ancorar uma palmeira com cabos de aço?
Boa noite Jacqueline,
Sim, é possível ancorar uma palmeira com cabos de aço, após o plantio de palmeiras jovens ou recém-transplantadas ou para estabilizar palmeiras inclinadas que ainda têm chance de recuperação. Mas é importante tomar precauções para garantir que o procedimento seja seguro e não prejudique a planta.
Abraços
Bom dia,minha palmeira rabo de raposa,esta se inclinando vagorosamente.As raízes estão saindo do solo do lado oposto a inclinação Devo amarra-la sob perigo de cair de vez ?Desde já meu obrigado
Bom dia Nelson,
O fato de sua palmeira estar se inclinando, aliado às raízes expostas no lado oposto à inclinação, indica que o sistema radicular pode estar comprometido. Isso pode ser causado por vento forte, solo instável, excesso de água, ou problemas na ancoragem das raízes.
Verifique o grau de inclinação. Se for maior que 15°, a árvore pode estar sob risco de queda.
Inspecione as raízes expostas para verificar se estão quebradas, podres ou saudáveis.
Verifique se o solo está compactado ou encharcado. Solos moles ou muito úmidos dificultam a fixação.
Se há risco de queda iminente, instale estacas de apoio ou amarras temporárias. Use tiras largas ou cordas acolchoadas para evitar danos ao tronco. Fixe a palmeira na direção oposta à inclinação, de forma firme, mas não excessivamente apertada. Use no mínimo 2-3 estacas, espaçadas de forma que o peso fique bem distribuído.
Complete os espaços ao redor das raízes com uma mistura de terra firme e areia para melhorar a estabilidade. Adicione uma camada de cobertura orgânica (como cascas de pinus ou folhas secas) para evitar ressecamento e manter a umidade. Ajuste a rega para evitar excesso de água no solo.
Reduza o peso da copa podando folhas danificadas ou muito pesadas. Isso ajuda a diminuir o torque causado pelo vento.
Abraços
Boa noite senhor é com imenso prazer que o escrevo,tenho duas palmeiras imperiais, cresceram no começo tipo um garrafão depois subiram rápido tem 10 anos e uma está com 9, 10 metros bonita e grossa,a outra esmirrada e com folhas secas é menor um pouquinho.No último ciclone elas soltaram folhas de quase sete metros atingindo a casa vizinha,por isso pediram pra cortar, o que o senhor me aconselha pra que eu possa ter um socego com vizinhos? Amo minhas palmeiras trato como bebês beijo e tudo é meu sonho realizado, pesquisei e plantei corretamente perigo de cair não tem mas é as folhas?Agradeço.
Boa tarde Patrícia,
Entendo sua preocupação, especialmente sendo uma amante das palmeiras. Aqui estão algumas sugestões para lidar com a situação:
Contrate um profissional para realizar a poda preventiva das folhas secas ou prestes a cair. Assim, você reduz o risco de incidentes, especialmente em ventanias.
A palmeira menor pode estar sofrendo de algum problema nutricional ou de saúde. Faça uma avaliação com um agrônomo ou arborista para identificar possíveis deficiências ou pragas. Fertilizar adequadamente pode ajudar a melhorar a saúde dela.
Explique a seus vizinhos que você está tomando medidas para evitar que as folhas causem danos. Um diálogo transparente pode evitar conflitos futuros.
Considere um seguro de responsabilidade civil ou um acordo amigável com o vizinho, caso ainda ocorra algum dano.
Abraços
Hola Raul!, eu contratei uma paisagista para fazer meu jardim. O jardim ficou bonito na época. No centro eu pedi para plantar um coqueiro que não crescesse muito. Enfim os anos passaram. O coqueiro ficou enorme. Depois de treze anos fui morar no México, voltei ao Brasil depois de 5 anos e ele mais alto. Não sei que coqueiro é este. Ele não dá coco e nem coquinhos. Agora eu moro fora e alugo a casa. Minha vizinha me mandou fotos e ela tem medo que esse coqueiro caia quando vier chuva forte ou vento. Queria te enviar foto porque eu não sei que coqueiro é este. Ele tem mais de 30 anos agora. Eu não quero cortar, não foi o que eu pedi mas me afeiçoei. Ele tem o tronco largo e tem mais de 30 metros.
Olá Cristina,
Por favor, me envie uma foto do coqueiro para meu e-mail: raulcanovaspaisagista@uol.com.br talvez possa descobrir o nome e as características.
Abraços
A palmeira quando cai fica buraco no chão
Vittória,
Geralmente quando uma palmeira cai, ela deixa um buraco onde estava enraizada, especialmente se for grande e antiga. Isso ocorre porque as raízes se expandem e compactam a terra ao redor; ao serem removidas ou se a palmeira cai naturalmente, a falta de sustentação das raízes cria uma depressão. O tamanho do buraco depende da profundidade e da extensão das raízes.
Abraços
Moro em uma casa perto tem uma enorme palmeira imperial deve ter uns 30 metros de altura estou com medo de cair folhas em cima da csa imagina o peso e tamanho da folha será que faz muito estrago?
Marlene,
As folhas da palmeira imperial podem atingir até 4 metros de comprimento e pesar bastante. Quando uma dessas folhas cai, principalmente de uma altura considerável (como é o caso da sua palmeira que é mais alta que a casa), pode danificar telhados, carros ou outros objetos próximos. Por tanto é importante fazer a remoção periódica das folhas mais velhas para evitar acidentes.
Abraços
Bom dia Raul, tenho uma palmeira imperial de quase 20 anos, ela está com alguns buracos nela feitos provavelmente por tucanos e pica paus. Inclusive tem um casal de tucanos chocando dentro dele nesse momento. Sua folhagem está saudável mas estou receosa se por causa desses buracos ela pode apodrecer e seu.topo cair , ela fica proxima a minha casa e é maior que a casa. O que vc me sugeriria? T
Bom dia Luísa,
Os buracos na sua palmeira imperial podem representar uma preocupação a longo prazo, especialmente por causa do risco de apodrecimento da madeira, o que poderia comprometer a estabilidade do tronco e resultar na queda da parte superior, especialmente considerando a proximidade da árvore com a sua casa.
Inspecione os buracos regularmente. Se notar sinais de apodrecimento, como madeira macia, cheiro ruim ou umidade excessiva, pode ser sinal de que a palmeira está se deteriorando.
Se houver sinais de apodrecimento, um tratamento preventivo com Trichodermil pode ser feito, aplicando o produto diretamente nos buracos, para evitar o desenvolvimento de fungos e outras doenças.
Abraços
Obrigada Raul! Vamos ficar de olho sim. Os buracos estão ha muitos metros de altura gostaria ate de te mandar foto mas por aqui não vi como. Mas vamos procurar profissionais que consigam chegar até eles pra acompanhar. Mais uma vez obrigada! abs!
Você merece, Luísa!
Abraços
Posduo aqui em minha residencia 7 palmeiras paulistinha com 40 anos com 15 m de altura.4 delad plantei ao redor dos pes cipo de macaco.
Hoje o cipo tambem ja esta quase na altura da copa com diametro mefio de 1,5m.
Embora ambas estarem saudaveis, tenho receio de cair com a carga de vento.
Pesso orientacao se devo remove las, haja vista que exustem morafoas laterais.
Wilson, boa noite,
Não consigo saber qual é a palmeira paulistinha nem o cipó de macaco a que você se refere. Os nomes populares geralmente causam confusão.
Por favor me envie fotos para meu e-mail: raulcanovaspaisagista@uol.com.br
Desse modo poderei lhe responder.
Abraços
Tenho uma palmeira na minha casa e tenho muito medi de cair o que bcs me aconcelha? Gostaria de vendetlas sao trs palmeiras
Lena,
As palmeiras podem cair com ventos muito fortes ou tempestades. No entanto, elas tendem a ser bastante resistentes ao vento devido à sua flexibilidade natural e à estrutura de suas folhas.
Acho que não deve-se preocupar.
Abraços
Bom dia professor, tudo bem?
Já ouvi várias falas a respeito da raiz das palmeiras. Alguns dizem que são bastante profundas e outros dizer que nem tanto assim.
Qual é a sua opinião?
Bom dia Maria de Lourdes,
O sistema radicular das palmeiras é geralmente fasciculado, o que significa que elas possuem raízes finas que se originam a partir da base do tronco e se espalham radialmente. Essas raízes não possuem uma raiz principal dominante (como é o caso de plantas com sistema radicular pivotante), mas sim várias raízes adventícias que surgem diretamente do tronco. Elas tendem a ser superficiais, espalhando-se lateralmente e não penetrando muito profundamente no solo. Isso permite que elas se estabeleçam em uma variedade de tipos de solo, desde areia até argila e apesar de serem superficiais, as raízes das palmeiras fornecem uma boa estabilidade à planta. O denso emaranhado de raízes ajuda a ancorar a palmeira no solo, tornando-a resistente a ventos fortes.
Entretanto algumas palmeiras tem raízes mais poderosas, como o caso da Dypsis lutescens, comumente conhecida como areca-bambu que se espalham mais horizontalmente do que verticalmente. Elas se encontram geralmente nos primeiros 30-50 cm do solo.
Abraços
Bom dia porque minha palmeira está engrossando a parte de baixo
Bom dia José Carlos,
Em regiões com ventos fortes, o engrossamento do tronco na base pode ser uma adaptação da palmeira para aumentar sua resistência, também em solos pobres em nutrientes pode engrossar o tronco para armazenar reservas de água e nutrientes.
A infestação por insetos, como o gorgulho da palmeira, também pode danificar o tronco e causar seu engrossamento.
Abraços
Bom dia,tenho uma palmeira rabo de raposa com uns 8 metros de altura porém vem se inclinando vagarosamente nos últimos anos.O que devo fazer ? Será que ela vc orre o risco de cair ? Ela pode endireitar com o passar do tempo? Grato
Bom dia Nelson,
À medida que a palmeira cresce, pode haver um crescimento desigual devido ao vento ou outros fatores ambientais. Com o tempo, esse crescimento assimétrico pode fazer com que a planta se incline gradualmente em direção à área com mais luz ou espaço.
Também se a rabo-de-raposa não estiver firmemente ancorada no solo devido a um sistema de raízes inadequado ou a um solo instável, ela pode começar a inclinar-se.
Em muitos casos, pode ser necessário corrigir o problema de suporte, melhorar as condições do solo ou resolver quaisquer problemas de saúde da planta para ajudá-la a se manter ereta.
Não acredito que ela possa cair e sim que corrija sua postura.
Abraços
Oi boa tarde , queria tirar uma dúvida , tive que replantar uns coqueiro jeriva que tenho em casa.
3 delas nem perceberam q foi trocadas , mas uma já faz mais de uma ano e os galhos dela não florescem , ela tá tipo parada no tempo , fiz um furinho nela e o troco dela tá bem verde mas nada de folhagem nova , ela está morrendo ou isso é normal , ressaltando que as outras estão lindas e já floriram vários galhos novos …
Boa tarde Marcela,
Pelo que você descreve, não acredito que esteja morrendo. Talvez precise estimular a recuperação desse jerivá com uma boa adubação, feita com farinha de ossos, torta de algodão e cinzas de lenha, estas livres de sal e/ou gordura, podem ser de padaria, pizzaria ou lareira.
Agora, nos meses mais quentes, ela irá se revigorar.
Abraços