Phoenix roebelenii
Tamareira-de-jardim, palmeira-fênix, tamareira-anã, palmeira-anã
Uma palmeira de tronco único, muito usada em áreas internas, onde luze suas folhas pinadas e brilhantes que, na medida em que caem, mostram um caule fibroso e com as marcas deixadas por essas folhas velhas. Entretanto podemos lembrar dela nos jardins, nos quais por causa de seu pequeno porte, pode ser cultivada até em espaços reduzidos.
É uma planta dioica, isto é pode ser masculina ou feminina e é reproduzida através de sementes, que a planta feminina produz e que germinam em dois ou três meses. Estudos da NASA concluíram que é uma planta muito ativa na remoção de toxinas comuns nos ambientes domésticos, como formaldeído e benzeno. É nativa nas florestas tropicais úmidas nas margens do rio Mekong, que nasce no Planalto do Tibete, desembocando no Golfo da Tailândia.
O nome específico latino roebelenii homenageia o colecionador de orquídeas e caçador de plantas, suíço ou alemão, Carl Roebelen (1855–1927).
- Sinônimos estrangeiros: miniature date palm, pygmy date palm, roebelin palm, dwarf date palm, (em inglês); fenix robelini, (em espanhol); palmier dattier miniature, dattier nain, (em francês); palma da datteri nana, (em italiano); zierliche dattelpalme, zwergdattelpalme, (em alemão); shinnouyashi, (em japonês); jiāng biān cì kuí, (em chinês).
- Família: Arecaceae.
- Porte: de 2 a 4 metros de altura.
- Fenologia: primavera e verão.
- Cor da flor: creme.
- Cor da folhagem: verde-médio, muito brilhante.
- Origem: Nordeste da Índia, China, em Yunnan, Norte de Laos, Tailândia e Norte de Vietnã.
- Clima: subtropical / temperado (tolera temperaturas de até -5º).
- Luminosidade: sol pleno / meia sombra / sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Oi bom dia como faço pra fazer uma muda dessa planta eu tenho uma aqui no jardim de casa e ele é muito velha quero fazer uma muda dela tem como fazer
Oi Antônio,
A reprodução dela é feita por meio de sementes que são produzidas somente pelas plantas femininas, também pode ser feita pela divisão de touceiras. A reprodução por sementes é mais lenta, porém pode produzir plantas mais saudáveis e vigorosas.
Abraços
Tudo bem, Raul?
Possuo uma palmeira fenix e há 1 mas notei que algumas folhas começaram a secar.
Imediatamente removi as folhas afetadas com receio de que pudesse ser algum fungo.
Notei que algumas folhas estão “comidas” porém não achei nenhuma larva.
Algumas folhas estão com manchas pequenas em formato circular nas cores ferrugem e preta.
O que posso fazer para salvar minha palmeira?
Agradeço a atenção.
Olá Raphael,
Esse sintoma pode indicar a infestação por um fungo (Pestalotiopsis palmarum). Ele ataca as palmeiras, incluindo o Phoenix roebelenii. Os esporos desse fungo viajam através do vento e da chuva.
Para controlar essa doença, pode-se usar o fungicida microbiológico a base de Trichoderma (há várias marcas: Trichodermil, Bio Trich, etc.).
Também faça uma adubação rica em magnésio, com farinha de ossos, cinzas de lenha, húmus de minhocas e cascas trituradas de ovos.
Abraços
Como fazer muda?
Ariana,
Ela e reproduzida por sementes dos frutos recém colhidos e secas
durante um dia. Em seguida devem ser semeadas em um substrato em local sombreado.
Abraços
Quanto que ela cresce em média por ano?
Bom dia Rodrigo,
Isto depende do clima, umidade ambiente e solo onde é cultivada.
Podemos considerar uma média de 50 centímetros de crescimento anual.
Abraços
Bom dato… saludos da Bolivia.
Mary,
Muchas gracias!
Abrazos