Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Primula × polyantha

prímula-violeta, violeta-vermelha, barral, copinhos-de-leite, pão-e-queijo, pão-de-leite, flor-da-doutrina, rosas-de-páscoa, primavera

Foto de Ian Kirk from Broadstone, Dorset, UK, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Uma planta hibrida, resultado dos cruzamentos entre Primula veris e a Primula vulgaris, desenvolvida na Europa nos séculos XIX e XX, sendo muito chamativa graças a suas flores de cores intensas e suave fragrância. As folhas são rugosas, com bordas dentadas e nervuras bem marcadas, podendo variar em forma e tamanho, dependendo da variedade. Nos jardins luzem sob a copa das árvores e em canteiros sombreados, formando maciços, assim como em vasos e jardineiras, podendo se beneficiar de uma camada de cobertura morta para ajudar a reter a umidade do solo, uma adubação com farinha de ossos e cortando as flores murchas para estimular a nova floração.

Foto de Golden Polyanthus by Jonathan Billinger, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Uma lenda nórdica conta que esta prímula nasceu das lágrimas de uma fada que chorava pela perda de seu amor. As cores vibrantes da flor representam a alegria e a tristeza misturadas em seu coração. Na China, é vista como um amuleto da sorte, trazendo prosperidade e abundância para quem a cultiva.

Foto de Sue Welsh, Public domain, via Wikimedia Commons

É reproduzida por divisão da planta e por sementes colocadas para germinar em outono, que germinam em cerca de 25 dias, levando aproximadamente 6 ou 7 meses até a floração.

  • Sinônimos estrangeiros:  polyanthus primrose, false oxlip, (em inglês);  bàochūn huā, (em China); prímula policroma, (em espanhol);  primevère polyantha, (em francês); frühlings-primel, (em alemão); pervotsvet, (em russo); primula poliantha, (em italiano); sakura-sō, (em japonês); pierwiosnek, (em polonês); primula, (em holandês).
  • Família: Primulaceae
  • Características: planta herbácea perene, entretanto deve ser tratada como anual, já que perde a beleza com o tempo.
  • Porte: 10 a 25 centímetros de altura.
  • Fenologia: final do inverno, primavera, inicio do verão.
  • Cor da flor: roxa, rosa, vermelha, salmão, laranja, azul, branca, amarela, sempre com o centro amarelo. Há também cores em degradeé e mescladas, podendo serem simples ou dobradas.
  • Origem: Europa.
  • Clima: temperado e subtropical.
  • Luminosidade: sol matutino, meia sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments

  1. boa tarde amigo tem cementes dela para comprar???

  2. Eu quero comprar,onde compro aqui em porto Alegre?

Secured By miniOrange