Prosopis nigra
algarrobo
Árvore com cerne castanho escuro, muito pesado, com madeira nobre usada na marcenaria, especialmente na fabricação de móveis e barris. Rico em tanino, tem sido usado para curtir o couro desde a época colonial. Cresce nas margens dos rios, geralmente em solos profundos e alcalinos e até pedregosos, junto com a árvore vinalillo (Prosopis vinalillo) e sob as copas da palmeira-carandá (Copernicia alba). Assim como as outras espécies desse gênero, tolera clima árido, mas também pode sobreviver por muito tempo em terrenos alagados. O fruto, conhecido como algarroba, é uma vagem com uma pasta doce em seu interior, que moída e transformada em farinha, é logo fermentada para fazer uma bebida alcoólica conhecida como aloja. É uma árvore melífera que produz muito néctar, propício para atrair abelhas.
As sementes podem ser beneficiadas sendo escarificadas antes de serem semeadas, isto se logra despejando uma pequena quantidade de água quente nas sementes, mas não fervente para não cozinha-las, deixando-as de molho durante mais ou menos 18 horas nessa água morna. Em seguida podem ser semeadas em local parcialmente sombreado. A taxa de germinação é superior a 70%, com a semente brotando em aproximadamente 10 dias.
- Sinônimos estrangeiros: algarrobo negro, algarrobo dulce, algarobo morado, algarrobo amarillo, (em espanhol); black carob tree, (em inglês); aykaaha, vaitsiyuc, ijaichucurá, (no Paraguai).
- Família: Fabaceae-Mimosoideae.
- Características: árvore perene.
- Porte: 4 a 10 metros de altura.
- Fenologia: primavera.
- Cor da flor: creme esverdeada. Sem importância.
- Cor da folhagem: verde clara.
- Origem: norte e centro da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e sudoeste do Rio Grande do Sul, no Brasil.
- Clima: Temperado. Tolerante a geadas.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Bacana! Sabes como consigo mudas?
Olá Ricardo,
Talvez na Fazenda Citra: https://fazendacitra.com.br/ – (19) 3451-1221 – luisbacher.vendas@gmail.com
Abraços
Boa tarde. Tenho um algarrobo plantado este ano em Ijuí, RS. Quando ele frutifica ou floresce?
Boa tarde Roberto,
Como é mencionado na matéria, ele floresce na primavera, e frutifica no verão.
Abraços
Boa tarde mestre. Parabéns pelo trabalho. Onde consigo comprar sementes dessa variedade ?
Boa noite Antônio,
Eu sei que o Jardim Botânico de Porto Alegre, vende mudas de algarrobo, fale com eles: https://novamata.org/viveiro/jardim-botanico-de-porto-alegre/ ou pelo telefone:(051)3320-2028.
Abraços