Saxifraga stolonifera
barba-de-judeu, begónia-morango, mãe-dos-milhares

Foto de Alpsdake, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A saxifraga forma uma roseta de folhas arredondadas e peludas, com nervuras marcantes, no dorso tem uma tonalidade avermelhada. Quando adulta emite hastes fininhas, com muitas plantinhas ao longo de seu comprimento, é uma planta muito fácil de reproduzir, graças a essas plantinhas. É ideal em jardins verticais e em cestas suspensas, mas pode ser cultivada sob a sombra das árvores, nas regiões do sul e sudeste do Brasil.

FOto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Durante os meses mais quentes deve ser regada diariamente, sem molhar as folhas, já no inverno deve diminuir a frequência, permitindo que o composto fique mais seco.

Foto de KENPEI, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O nome genérico vem do latim saxum, “pedra” e frangere, traduzimos como quebrar. Essas plantas são nomeadas por sua capacidade, segundo os antigos, de quebrar pedras com suas raízes fortes. Isso foi afirmado por Plínio o Velho (23 – 79 d. C.).
Você ser propagada a partir de sementes no outono, mas é preferível aproveitar os estolões que surgem nas pontas dos ramos.
- Sinônimos estrangeiros: strawberry begoni, mother of thousandsa, creeping saxifrage, (em inglês); begonia fresa, saxífraga de estolones, ramo de novia, madre de cientos, geranio de fresas o pelo de la virgen, (em espanhol); saxifrage stolonifère, (em francês).
- Família: Saxifragaceae.
- Características: herbácea perene.
- Porte: 20 a 30 centímetros de altura.
- Fenologia: verão.
- Cor da flor: creme.
- Cor da folhagem: verde escura com nervuras acinzentadas.
- Origem: China, Coreia do Sul e Japão.
- Clima: temperado/subtropical serrano. Suporta temperaturas baixas.
- Luminosidade: sombra, semi sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Quero sabermos o valor dessa planta
Elizabeth,
Não vendemos plantas.
Abraços