Viola x wittrockiana
amor-perfeito, amor-perfeito-do-jardim, violeta-borboleta
Com flores grandes, medindo até 10 centímetros de diâmetro, assomam mostrando, geralmente, duas cores, uma bem escura e a outra com diversos matizes, atraindo abelhas e borboletas. A espécie é um híbrido integrado por uma mescla de espécies, como Viola tricolor, V. lutea, V. altaica e V. cornuta, entre outras.
No paisagismo deve ser empregada na região Sul do Brasil ou em regiões montanhosas, onde o frio do inverno é mais longo. É lindíssima em canteiros, arrematando outras herbáceas mais altas ou arbustos. Também pode ser apreciada em vasos e jardineiras. O amor-perfeito agradece 250 gramas de farinha de ossos por m², no início do inverno e o NPK 4-14-8 durante a florada.
As pétalas são usadas na culinária, podendo aparecer, especialmente, em saladas, proporcionando um lindo colorido. Igualmente podem ser cristalizadas.
A propagação é feita por sementes que são disseminadas no outono e a germinação demora entre 10 e 20 dias, mantendo uma distância de 20 centímetros entre elas, em um substrato ou uma vermiculita levemente úmidos e protegido do sol direto.
- Sinônimos estrangeiros: pansy, garden pansy, (em inglês); pensamiento, (em espanhol); viola di wittrock , viola de tre colori; viola del pensiero, (em italiano); garten-stiefmütterchen, (em alemão); pensée des jardins, pensée de wittrock, (em francês); styvmorsvio, (em sueco); driekleurig akkerviooltje, (em holandês).
- Família: Violaceae.
- Características: herbácea anual.
- Porte: 20 a 30 centímetros de altura.
- Fenologia: inverno e primavera.
- Cor da flor: violeta, azul-violácea, róseas, amarela, vermelha, roxas ou brancas, quase sempre combinando duas cores.
- Cor da folhagem: verde escuro.
- Origem: Europa e Japão.
- Clima: temperado, subtropical.
- Luminosidade: meia sombra, sol da manhã.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Qual a diferença entre violeta e amor-perfeito ?
Marina,
As violetas são plantas herbáceas perenes, com folhas ovais ou lanceoladas e flores com cinco pétalas. As flores das violetas podem ser de várias cores, incluindo azul, roxo, branco e rosa. O amor-perfeito, por sua vez, é uma planta anual ou bienal, com folhas lanceoladas ou oblongas e flores com quatro pétalas. As flores dos amor-perfeitos podem ser de várias cores, incluindo azul, roxo, branco, rosa, amarelo e laranja, geralmente combinados.
Outra diferença entre as duas plantas é o seu habitat. As violetas são encontradas em uma variedade de habitats, incluindo florestas, campos e jardins. O amor-perfeito é encontrado principalmente em jardins.
Abraços