Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

971 Comments

  1. Boa tarde Sr. Raul!
    Meu sonho era ter uma hortinha em casa, realizei.
    Achava que era fácil cuidar e der verduras frescas a mão sempre que precisasse, porem não está sendo assim.
    Minha horta está sendo atacada por pragas e doenças constantemente.
    Meu último problema está sendo o alecrim e a sálvia, estão ficando com as folhas cheias de pintas brancas ao ponto de sumir completamente o verde das folhas do alecrim e da sálvia.
    Penso que por eu ter implantado minha horta onde não há muito verde esse pouco que inseri no ambiente seja o único alimento para as bragas e doenças do meu lar, que era um terreno de 300m2 totalmente impermeabilizado e que ao poucos estamos colocando o verde para habitá-lo. (mesmo que em floreiras)
    Pode me ajudar Sr. Raul?

  2. Olá mestre Raul tudo bem!
    Como a Joyce, tenho 02 problemas com minha medinila, notei algumas manchas arredondadas, com uma cor inicialmente amarelo e depois o centro vai ficando alaranjado e por fim com uma cor próxima ao ferrugem.
    Minha medinila está em campinas sob uma marquise, recebe poucas horas de sol por dia, no máximo 2 horas de sol direto, ou nem isso e luminosidade o dia todo.
    Tenho tentado fazê-la florescer e até o momento sem sucesso. Uso mensalmente adubo foliar da Bonsolo, Forth flores no solo e por último usei Forth orquídeas floração (aplicação foliar).
    Poderia me ajudar a solucionar esses dois problemas?
    Desde já o agradeço imensamente, a você e sua equipe por toda essa generosidade.
    Grande Abs,

  3. Boa TArde Dr. Raul, sou Joyce de Santa Catarina, Florianópolis, minha Medenilla esta com essas manchas,como salva-la?

  4. Boa TArde Dr. Raul, sou Joyce de Santa Catarina, Florianópolis, minha Medenilla esta com essas manchas, ocomo salva-la?

    • Boa tarde Joyce,

      Acho que sua Medinilla foi afetada por uma doença conhecida como Botrytis. Faça pulverizações com Forth Fungicida.

      Isto pode resolver.

      Abraços

  5. Gostaria saber a espécie dessa palmeira filhote foi vendida pra mim como dacklifera gostaria de sua ajuda para saber mesmo ela obrigado se encontramos no plantaram 2017 vc e elkis e csrol que evento e pompeo tm parabens a tds e a vc Raul ajudar a nos a prender mais abraços

    • Olá Renato,

      Não existe nenhuma palmeira com esse nome. Ela pode ser do gênero Phoenix, entretanto são mais ou menos 14 espécies as que pertencem a esse gênero. Com esse tamanho é muito difícil precisar qual delas é.

      Abraços

  6. Meu jasmim manga (plumária) começou a entortar as folgas há dois dias. Muitas estão amarelas e o caule cheio de manchas verdes claras. Sinto que está morrendo, estou arrasada e não sei o que fazer. Você ode me ajudar?

    • Anete,

      Se as folhas estão retorcidas pode ser um sintoma de ácaros. Outro dos sintomas são as verruguinhas que aparecem formando um empolamento na superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha.

      Neste caso faça três pulverizações, semanais, com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal virgem + enxofre). Também, por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, onde está plantado, inibe esses ácaros.

      Abraços

  7. Bom Dia. Adriano, São João do Oeste – SC
    Sr. Raul tudo Bem? Temos um Caso onde uma Plantação de Cycas Revoluta (15000 mudas aproximadamente) foi atingida por um Incêndio. Isso aconteceu em 2018… As Plantas pertenciam a um Viveiro. As Plantas rebrotaram mas estão com a Fuste carbonizada. Gostaríamos de Saber se estas plantas irão vingar (desenvolver satisfatoriamente) e qual a diminuição do Valor comercial destas plantas? Se é que possuem valor Comercial?

    • Bom dia Adriano,

      Acho que o tronco carbonizado não terá muito impacto visual na medida em que as brotações desenvolvam. Sinceramente não tenho experiencias sobre um fato como esse, mas imagino que, com o tempo, o resultado das queimaduras irão desaparecer.

      Abraços

  8. Olá Raul, bom dia!
    Eu sou o Tutu, sou filho do Cleofas da vila barroló aqui perto de Uberaba MG… tudo bem com você?
    Te sigo no face e reparei que sempre direcionas as dúvidas e fóruns pra cá.
    Estamos já há 10 anos morando no nosso sítio e a ambientação está se dando de maneira fluida e, com certeza, a medida que a família cresce a gente deseja construir um belo jardim aqui (inclusive em vasos).
    Nessa fase inicial estamos buscando informações sobre tipos de gramas e qual/quais seriam ideais pra gente.
    Temos uma que é espontânea aqui e que a medida que roçamos o terreno ela começa a tomar conta. Ela é chamada de boiadeira, mas noto que tem diferentes boiadeiras… esta é muito resistente ao pisoteio, mas não vai bem à meia sombra e não é muito macia pra criançada brincar.
    Enfim, pensamos em contar com você para nos passar algumas recomendações sobre gramados.
    Muito obrigado por enquanto.
    Abraços de toda a vila barroló

    • Bom dia José Arlindo,

      É um prazer receber noticias de vocês! A grama Zeon, tem um atributo importante de bom nível de adaptação em áreas semi-sombreadas, podendo compor bosques e áreas com projetos de arborização. Ela é muito bonita e macia.

      Já a grama boiadeira desenvolve bem em solos com bastante umidade, mas não me parece com bons valores estéticos.

      Abraços para vocês todos!

  9. Tenho um pé de Camélia na praia mas seu caule esta cheio de manchas como bolor e a planta está definhando ja3 troquei a terra e fiz várias aplicaçoes de remedios mas não vejo melhora existe tratamento adequado

    • Silvia,

      Diminua drasticamente as regas e faça três pulverizações semanais, com Forth Cobre alternando com Forth Enxofre. No total são 6 aplicações.

      Abraços

  10. Bom dia Raul! Sou de Brasília/DF e gostaria de saber se uma Congea tomentosa pode ser plantada em um jardim sobre laje. Suas raízes são vigorosas a ponto de atravessar o concreto e causar danos e/ou infiltrações?

    • Bom dia Anna,

      Acho que não, no tenho registros sobre o sistema radicular da Congea, mas não creio que afete o concreto.

      Abraços

  11. Olá Raul tudo bem?
    Como devo aplicar calcário nas minhas árvores frutíferas?
    Elas estão plantadas na grama
    Eu acredito que meu solo aqui é bem ácido
    Minhas mangas não ficam saudáveis e tenho pitanga acerola quero deixar meu solo bem saudável pra elas

    • Olá Carla,

      O modo correto de aplicar o calcário dolomítico nas frutíferas é fazendo furos oblíquos, com profundidades entre 5 e 30 centímetros, a dada 15 centímetros de distancia entre eles, na projeção da copa. A quantidade depende do pH do solo, mas normalmente pode ser de 300 gramas por m².

      Três meses após a aplicação do calcário, pode adubar suas frutíferas com o fertilizante Forth Frutas; isto irá revigorar suas árvores.

      Abraços

  12. Segue foto

  13. Bom dia Raul. Com muito custo consegui criar uma muda de manacá cheiroso. Agora as folhas se apresentam manchadas e acinzentadas. O que é isso? Como tratá-las? Obrigada

    • Boa tarde Olga,

      Isso é fumagina. Aparece em forma de uma camada escura e gordurosa, similar à fuligem e é causada por fungos que surgem nos excrementos de cochonilhas e pulgões.

      Lave as folhas com uma calda de sabão de coco e posteriormente pulverizar com óleo mineral a 1%. Repita a pulverização mais duas vezes com intervalos de uma semana.

      Abraços

  14. Bom dia Raul. Com muito custo consegui criar um pé de manacá cheiroso. Agora as folhas se apresentam acinzentadas. O que é isso? Como tratar?

  15. Bom dia, Sr Raul!
    Outro problema que estou tendo é um Pinheiro que as folhas do meio está morrendo. Consigo recupera-lo?

    • Oi Adriana,

      Esse sintoma pode indicar a presença de ácaros. Faça três pulverizações, semanais, com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal virgem + enxofre).

      Abraços