Acer saccharinum
bordo-de-açúcar, bordo-açucareiro, carvalho-canadense, ácer-prata, ácer-prateado, bordo-prateado
Suas folhas são palmadas, com cinco lóbulos profundos e margens serrilhadas. A parte superior é verde, enquanto a inferior é esbranquiçada ou prateada, característica que dá o nome comum à árvore e famosa por mudar de cor no outono, criando paisagens espetaculares. As flores são pequenas reunidas em inflorescências pendentes. O tronco é forte e robusto, com casca acinzentada que se torna fissurada com o passar dos anos.
Prefere solos úmidos e férteis, frequentemente encontrados em margens de rios, pântanos e áreas baixas. Tolera solos mal drenados e resiste a uma ampla gama de climas, preferindo climas temperados, sendo resistente ao frio e tolerando inundações temporárias. O crescimento é rápido, o que o torna uma boa escolha para o paisagismo e recuperação de áreas degradadas, luzindo em parques e jardins amplos, entretanto as raízes são superficiais e podem causar danos a pavimentos, calçadas e estruturas subterrâneas. Seu crescimento acelerado pode resultar em uma madeira relativamente fraca e suscetível a danos causados pelos ventos.
É uma opção interessante para as regiões serranas do sul do Brasil, onde as temperaturas no inverno são baixas e com algumas nevascas, como Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Gramado, Urupema, São Joaquim e Urubici.
A seiva do Acer saccharinum é utilizada para a produção de xarope de bordo, um produto altamente valorizado na culinária, a substância açucarada e deliciosa e é extraída da seiva da árvore na primavera, dando sabor às panquecas e waffles, no clássico café da manhã norte-americano, realçando o sabor desses alimentos. É o emblema do Canadá, sendo amplamente utilizado como símbolo nacional.
Pode ser propagado por sementes. A melhor época para coletá-las é no outono, quando elas já estiverem maduras e começarem a cair da árvore, elas apresentam dormência, o que significa que precisam passar por um período de repouso antes de germinar, devendo ser guardadas em um ambiente úmido e frio por um período de 1 a 3 meses antes de ser semeadas. A germinação pode levar algumas semanas ou até meses.
- Sinônimos estrangeiros: silver maple, creek maple, silverleaf maple, soft maple, large maple, water maple, swamp maple, white maple, (em inglês); arce plateado, (em espanhol); érable argenté, (em francês); silber-ahorn, (em alemão); acero argentato, (em italiano); serebristy klyon, (em russo).
- Família: Sapindaceae;
- Características: árvore caducifólia;
- Porte: 15 a 25 metros de altura. No seu habitat pode alcançar quase 35 metros de altura;
- Fenologia: primavera;
- Cor da flor: avermelhada;
- Cor da folhagem: verde vibrante na primavera e verão e com tons de amarelo, laranja e vermelho no outono;
- Origem: Nordeste dos Estados Unidos e Sudeste do Canadá;
- Clima: temperado;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.