Agave attenuata
agave-dragão, pescoço-de-cisne, tromba-de-elefante, agave de folhas macias
Este é um singular agave, pela ausência de qualquer espinho nas suas folhas, seu nome attenuata deriva do latim “attenuo”, que significa reduzir, contrair em referência a diminuição gradual das folhas na medida em que são mais novas; estas se rasgam facilmente com as mãos. É fácil seu cultivo em regiões litorâneas, assim como a quase 2.000 metros de altura. Suas flores demoram de oito a dez anos e a planta morre quando isto acontece, deixando muitíssimas mudinhas, que progridem em solos arenosos. Não é afetada por pragas, a não ser, ocasionalmente, por lesmas e caracóis.
No paisagismo adequa-se bem em grupos, onde se destaca pela tonalidade e silhueta singular, combinando bem com plantas de forração, como o Sedum rubrotinctum (dedinho-de-moça-rubro) ou outras que lhe sirvam de contraste. Cabe destacar que, por ser rústica, é ideal em jardins públicos, onde não precisa de manutenção, assim como em telhados verdes, onde não há necessidade de regas muito frequentes nem adubações.
- Sinônimos estrangeiros: salm-dyck, fox tail agave, century plant, (em inglês); maguey del dragón, (em México); ágave atenuado, cola de zorro, agave del dragón, cuello de cisne, cola de león, (em espanhol); dr achenbaum-agave, (em alemão); agave à cou de cygne, agave à queue de renard, (em francês).
- Família: Agavaceae.
- Características: arbusto semi-lenhoso.
- Porte: 0,80 a 1,20 metros de altura.
- Fenologia: Ocasional, na primavera e no verão.
- Cor da flor: amarelada, com 3 m de altura, composta por várias florezinhas.
- Cor da folhagem: verde-acinzentada.
- Origem: Planalto do México central, Sonora, em Estados Unidos e Guatemala.
- Clima: subtropical e tropical árido. Não suporta temperaturas abaixo dos 10°C.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.