Calliandra brevipes
esponjinha-rosada, quebra-foice, manduruvá, angico, angiquinho, cabelo-de-anjo, sarandi

Foto de Forestowlet, CC0, via Wikimedia Commons
É uma espécie de arbusto inerme (sem espinhos ou acúleos), glabro e muito ramificado, com ramos finos e flexíveis, que habita naturalmente em locais úmidos e margens de rios, suportando a força das águas das enchentes e a submersão temporária. As folhas são compostas, com folíolos oblongos e as flores são pequenas, reunidas em inflorescências globosas que atraem beija-flores e borboletas, que auxiliam na polinização. O fruto é uma vagem, com sementes pequenas e negras.

Foto de Forestowlet, CC0, via Wikimedia Commons
A Calliandra brevipes é uma planta muito rústica, que pode ser plantada sempre a sol pleno, preferindo solos bem drenados e suportando períodos de seca. Ela também é resistente a doenças e pragas o que a torna ideal em espaços públicos onde não há manutenção. Sendo uma leguminosa, fixa nitrogênio atmosférico no solo, o que melhora sua fertilidade.

Foto de Forestowlet, CC0, via Wikimedia Commons
O nome Calliandra brevipes foi dado pelo botânico inglês George Bentham (1800 – 1884), em 1846, quando ele descreveu a espécie pela primeira vez. O nome genérico, Calliandra, é uma homenagem a John Lindley, um botânico inglês que viveu de 1799 a 1865. O epíteto específico, brevipes, significa “pés curtos” em latim, e refere-se ao fato de que os caules da planta são curtos e ramificados.
Pode ser propagada por sementes ou estaquia.
- Sinônimos estrangeiros: red powderpuff, red shower, red-hot poker, (em inglês); calliandre à fleurs rouges, calliandre à pompons rouges, calliandre du Brésil, (em francês); callandrita, esponjita, manduruvu, (em espanhol); rote flammenblume, rote pomponblume, (em alemão); calliandra rossa, calliandra a pompon rossi ,calliandra del Brasile, (em italiano); burajiru akashia, akai hana no akashia, kouka akashia, (em japonês); honghua cihuai, honghua citong, honghua dou, (em chinês).
- Família: Leguminosae.
- Características: arbusto lenhoso e ramificado desde a base.
- Porte: de 1,50 a 2,80 de altura e largura de 2,50 a 4 metros.
- Fenologia: primavera, verão.
- Cor da flor: rósea, com formato de pompom.
- Cor da folhagem: verde-escura.
- Origem: América do Sul, mais especificamente do Brasil, Uruguai e norte da Argentina.
- Clima: subtropical/ temperado (suporta geadas).
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Funciona como descrito, ajudou-me a manter as minhas plantas vivas depois de ter estado fora durante um fim de semana prolongado.
https://www.rainpointonline.com/