Campomanesia phaea
cambuci, ubucabuci, camocim, camuci, camoti
Seu potencial paisagístico é grande, com a copa cheia, em formato de guarda-chuva e o tronco descamante, cresce moderadamente e é resistente a geadas, vegetando normalmente em qualquer altitude. Prefere solos profundos, úmidos e ácidos, de formação arenosa e com boa fertilidade. O cambuci começa frutificar a partir do quarto ou quinto ano, precisando de regas diárias no primeiro e segundo ano. Os frutos, com formato de disquinhos voadores, são ricos em vitamina C, combatem os radicais livres e ajuda a combater o envelhecimento e ainda, tem a função de fortalecer o nosso sistema imunológico; podem ser consumida in-natura apesar de serem um pouco ácidos. A melhor maneira de aproveitá-los é na fabricação de geleias, sucos, batidas, licores e sorvetes, estes considerados o melhores entre as frutas existentes. Antigamente, comum na cidade de São Paulo, emprestou seu nome a um de seus bairros tradicionais.
Os principais propagadores do fruto, são as pacas, os cachorros do mato, as antas e os veados. Quando comem seus frutos espalham as sementes pelos locais por onde andam. Um cambuci adulto chega a produzir 200 kg de frutos por ano.
Dele se fazem vários subprodutos e os moradores de Paranapiacaba, em São Paulo, aproveitam o fruto do cambuci para fazer mousses, bolos, além do tradicional suco. Também fazem a cachaça-com-cambuci, uma aguardente perfumada com a fruta.
- Sinônimos estrangeiros: cambuci (em inglês); cambuci, (em espanhol).
- Família: Myrtaceae.
- Características: Árvore semidecídua com copa alongada e ereta.
- Porte: 3 a 5 metros.
- Fenologia: Floração agosto a novembro. Frutificação janeiro a março.
- Cor da flor: Branca.
- Cor do fruto: Verde.
- Cor da folhagem: Verde escuro.
- Origem: Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
- Clima: Subtropical/tropical.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
É Fácil conseguir mudas enxertadas em São Paulo ?
José,
Sim, em Limeira – SP, no Viveiro de Mudas de Plantas Ciprest – Telefone: (19) 3451-5824 – https://www.ciprest.com.br/
Abraços
Olá, raul! o cambuci pode ser utilizado na jardinagem?
Olá Mateus,
Sem dúvidas, ele também possui um valor ornamental e pode compor um bom cenário no jardim.
Abraços
A árvore de cambuci será adaptável ao clima dos Açores (Portugal) mais ou menos temperado marítimo a subtropical? Se sim, como adquirir dois exemplares dessa árvore?
Maria,
Sim, ela pode desenvolver bem nos Açores. O Marcos Bernardi, da Bioverde, aqui no Brasil, produz. Segue o link para contatos: http://www.bioverde.com.br/
Abraços
Existe alguma fruta parecida com o cambuci??Aqui na minha rua tem uma árvore carregada com frutos semelhantes a esses da foto.Como faço pra descobrir se é o verdadeiro?
Jairo,
Não conheço outra espécie com frutos parecidos com o do cambuci. Talvez seja a própria. Você pode nos enviar uma foto onde apareça o fruto e as folhas dela?
Abraços
Boa noite, Raul:::
Será que o cambuci também foi nativo da minha região?…
Moro no nordeste do estado de SP, na cidade de Guaíra, divisa com Minas Gerais.
Te agradeço desde já.
Abraços!!!
Bom dia Sandra,
Um prazer receber uma consulta sua! O cambuci é nativo da floresta atlântica de maior altitude do Rio de Janeiro, Minas Gerais e de São Paulo, portanto cresce naturalmente na sua região.
Abraços