Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cynara cardunculus

alcachofra, cardo-coalheiro, cardo-leiteiro, cardo-manso

Foto de Magnus Manske, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Classificada também como Cynara scolymus, suas folhas longas dispostas em roseta são pendentes, carnosas e peludas, suas flores atraem abelhas e outros insetos polinizadores e os frutos são aquênios, ovais e com o apêndice plumoso.

A alcachofra é parente do cardo comum, tendo sido desenvolvido para o consumo humano há muito tempo. No Egito Antigo já era cultivado e começou a ser popularizada na Europa a partir do século XV. No Brasil é cultivado principalmente nos municípios paulistas de São Roque e Piedade, sendo que os maiores produtores mundiais são Itália e Egito.

Foto de Hyppolyte de Saint-Rambert, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

As partes aproveitadas para o consumo são as brácteas, localizadas abaixo da flor e precisam ser colhidas antes da abertura das flores, já que depois tornam-se muito duras. Elas podem ser feitas assadas e também cozidas, assim como em conservas. O Gruppo Campari fabrica o Cynar, um aperitivo feito principalmente com as folhas dela e também o Artichoke da Destilaria San Basile, bebido com destilados fortes ou frutas cítricas, em coquetéis como o Carciofi Shandy e o Bitter Giuseppe.

Foto de H. Zell, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Pode ser aproveitada nos jardins por causa de sua beleza e também como flor de corte, quando são usadas em arranjos florais secos e em artesanato. Suas folhas espinhosas são lindas e a planta é muito indicada para renques defensivos, ajudando a criar uma barreira natural contra o vento.

Éindicado para melhorar a função hepática e vesícula biliar, estimulando a secreção dos sucos digestivos, especialmente melhora a função hepática e da vesícula biliar, estimulando a secreção dos sucos digestivos, especialmente a bílis e reduzindo os níveis de colesterol no sangue.

Na mitologia grega Cynara era uma moça belíssima que vivia na ilha de Zinara. Zeus se apaixonou por sua beleza e tentou seduzi-la, tornando-a imortal e levando-a para o seu mundo. Mas ela sentindo saudades fugiu, deixando Zeus enfurecido que a transformou em uma alcachofra.

É reproduzida pelas sementes e também pela divisão das mudas formadas entorno da planta mãe. Seu cultivo deve guardar uma distancia de 90 centímetros entre as mudas

  • Sinônimos estrangeirosartichoke, globe artichoke, (em inglês);  alcachofa, (em espanhol); carciofo, (em italiano); artichaut, (em francês); srtischocke, (em alemão); kardinaal, (em holandês); karczoch, (em polonês); kharshūf fransāwī, (em árabe).
  • Família:  Asteraceae.
  • Características: herbácea perene.
  • Porte: 1,00 a 1,50 metros de altura.
  • Fenologia: inverno até o verão.
  • Cor da flor: azul arroxeada.
  • Cor da folhagem: verde, sendo a parte inferior clara e prateada.
  • Origem: bacia do Mediterrâneo e norte da África.
  • Clima: subtropical/temperado.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange