Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Eucalyptus cinerea

eucalipto-azul, eucalipto-prateado, eucalipto-argentino

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

Este eucalipto tem dois grandes atributos, a cor das folhas e o perfume que elas exalam. Ele se destaca entre as mais de 700 espécies do gênero e cresce habitualmente em solos pobres e arenosos e também ao longo dos rios. O tronco possui uma casca espessa e fibrosa, marrom-avermelhada, fendida longitudinalmente até os pequenos ramos. As folhas opostas e arredondadas, com dois centímetros de largura, fornecem cineol, muito indicadas no tratamento de resfriados, assim como na elaboração de perfumes e desinfetantes e os ramos são usados em arranjos florais. Suas flores são melíferas.

É uma das árvores, junto com o álamo (Populus nigra), mais utilizada como quebra-ventos, sendo rápido seu crescimento e resistente às pragas e doenças. A tonalidade azul-prateada da espécie, contrasta com o verde que predomina nos grupos arbóreos dos subtrópicos, quebrando a monotonia da paisagem, tanto nos jardins residenciais como nas áreas públicas, mas pode ser mantida com porte mais baixo, em cercas por exemplo, mediante podas, geralmente no início da primavera e complementadas com uma adubação organomineral.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

O Eucalyptus cinerea foi pormenorizado pelo botânico George Bentham (1800 – 1884), em 1867 e a descrição foi publicada na Flora Australiensis, um livro dedicado ao estudo da flora australiana. O nome cinerea é uma palavra latina que significa cor de cinza, referindo-se a folhagem da espécie.

É multiplicada por sementes que devem ser repicadas quando alcançam 3 ou 4 centímetros de altura.

Foto de Krzysztof Golik, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeirossilver dólar,argyle apple, mealy stringybark, blue peppermint, (em inglês); eucalipto ceniciento, e ucalipto plateado, eucalipto medicinal, eucalipto dólar, (em espanhol); gommier cendre, (em francês); eukalyptus silber, (em alemão); eucalipto d’argento, (em italiano).
  • Família: Myrtaceae
  • Características: árvore ornamental.
  • Porte: 6 a 10 metros de altura. No seu habitat encontram-se exemplares com mais de 15 metros de altura.
  • Fenologia: fevereiro, março e abril.
  • Cor da flor: creme.
  • Cor da folhagem: azul-acinzentado.
  • Origem: Norte e Leste da Austrália.
  • Clima: subtropical/temperado. Tolerante às geadas.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange