Fragaria × ananassa
Morangueiro, morango europeu

Foto de Skmunmun, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Este morangueiro é um híbrido, que resultou da hibridação natural entre as espécies Fragaria chiloensis e Fragaria virginiana, foi criado pela primeira vez na Bretanha , França, na década de 1750 e é o mais cultivado comercialmente, sendo também o mais apreciado no mundo inteiro. Ele produz frutos grandes e o nome ananassa se deve a sua semelhança com o perfume do abacaxi. Em 2019, a produção mundial de morangos foi de 9 milhões de toneladas, sendo a China o principal produtor, com 40% do total, seguida pelos Estados Unidos.

Foto de Olegivvit , CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O morangueiro desenvolve em solos com pH entre 5,5 e 6,5, adubados com componentes orgânicos, como: cama de aviário, esterco, composto orgânico, etc. e uma pulverização foliar com Bórax. Infelizmente é atacado por várias pragas, assim como infestado por doenças fúngicas, por esse motivo é importante sua exposição ao sol pleno, manter as folhas secas nas regas e uma adubação correta, sem exagerar nas fontes de nitrogênio e primando no potássio, este pode ser aplicado na forma de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria.

Foto de Loadmaster, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Os morangos podem ser consumidos em bolos, sorvetes, sucos, com creme chantilly ou mergulhados em conhaque, mas também podem ser plantados em canteiros e em vasos, nestes ficam muito bonitos. Acho que deveria ser mais e melhor aproveitado pelo paisagista, na Inglaterra seu uso nos jardins é muito comum.
- Sinônimos estrangeiros: garden strawberry, strawberry, (em inglês); frutilla, fresa común, (em espanhol); fraisier cultivé, fraise, (em francês); gartenerdbeere, ananaserdbeere, erdbeere, (em alemão); fragole coltivata, (em italiano); aardbei (em holandês); Ichibiko, Ichigo, (em japonês); tût ardî, (em árabe); jahodník ananasový, (em tcheco); poziomka truskawka, truskawka, ( em polonês); çilek, (em turco); jagodnjak, (em esloveno).
- Família: Rosaceae.
- Características: herbácea reptante anual.
- Porte: até 20 centímetros de altura.
- Fenologia: outono, inverno, frutificação na mesma época.
- Cor da flor: branca e frutos vermelhos.
- Cor da folhagem: verde escuro.
- Origem: Estados Unidos.
- Clima: temperado/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Olá Raul,
Primeiramente, admiro bastante seu trabalho e a forma como fala sobre tudo neste site.
Segundamente, qual a veracidade sobre o morangueiro não se dar bem com ventos? Qual a melhor forma de tampar esse vento, caso seja verdadeira a afirmação, sem atrapalhar o visual da horta ou vaso?
Olá Murilo,
Muito obrigado pelo elogio!
Em locais onde há ventos intensos, pode ser feita uma proteção com plantas, evitando o ressecamento das folhas do morangueiro, assim como o acúmulo de poeiras nos frutos. Igualmente os ventos fortes podem diminuir a frutificação.
Abraços