Hyophorbe lagenicaulis
palmeira-garrafa, mascarena
Sempre que preciso idealizar um jardim, que será frequentado por crianças, penso em plantas com formas divertidas, diferentes e, até, um pouco bizarras. O conceito estético delas é diferente daquele dos adultos e é estimulado pelas coisas caricaturescas e engraçadas, ou as vezes, quem sabe, um pouco terrificantes. Meninos não prestam atenção nas árvores que tem em comum, meramente, um tronco e uma copa, mas naquelas em que esse tronco tem um formato distinto e estranho ou uma fronde meio louca com folhas enormes como a embaúba ou a coccoloba.
É aí que a palmeira-garrafa torna-se imprescindível, nesses meus projetos. Seu tronco grotescamente inchado lhe confere um aspecto inconfundível, devido à dilatação que apresenta na sua base e é complementado pelas meia dúzia de folhas arqueadas e grandes que possui. O nome Hyophorbe, deriva do grego “hys, hyos” = porco e “phorbe” = alimento; lagenicaulis é a forma latina de “lagoena” = garrafa e “caulis” = tronco. Como se fossem poucas as curiosidades desta palmeira, sua origem é também curiosa. Ela é nativa de uma ilha desabitada, localizada à 22 km da Ilha Mauricio; Round Island, com pouco menos do que dois quilômetros quadrados, sofre com os ventos quentes e úmidos que elevam a temperatura, nas áreas abertas, aos 50º durante o verão, caindo, no máximo aos 22º no inverno. Por este motivo é indicada, apenas, para regiões quentes de restinga ou fundo de vales, com solos arenosos, podendo ser, inclusive, salinos. Como seu desenvolvimento é lento, as adubações orgânicas devem ser fracas e as químicas feitas com fertilizantes de liberação controlada.
- Sinônimos estrangeiros: Palma botella, (em espanhol); bottle palm, palmiste gargoulette,(em inglês); palmier bouteille, palmier bonbonne, (em francês); palackpálma, (em húngaro); palma bottiglia, (em italiano); flaschenpalme, (em alemão).
- Família: Arecaceae.
- Características: Palmeira com tronco bojudo e acinzentado.
- Porte: 3 a 5 metros, com 3 metros de diâmetro de coroa foliar.
- Fenologia: Primavera / verão, com frutos violáceos.
- Cor da flor: Alaranjadas e cheirosos.
- Cor da folhagem: Verde escuro, com o nervo central amarelo .
- Origem: Ilhas Mascarenhas, particularmente na Ilha Redonda (Round Island), no Sudoeste do Oceano Índico.
- Clima: Tropical / subtropical, mas não suporta geadas.
- Luminosidade: Pleno sol ou meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Bom dia, acho linda esta palmeira, mas tenho pavor de lagartas, será que esta espécie de palmeira dá lagartas
Oi Lu,
As lagartas proliferam quando há um excesso de luminosidade artificial durante a noite. Elas procuram brotos tenros para se alimentarem. Esta palmeira não é o atrativo principal delas.
As lagartas se transformam em bonitas borboletas, pense nisso!
Abraços