Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Jacaranda cuspidifolia

jacarandá, caroba, carobão, caroba-branca, jacarandá-de-minas, jacarandá-preto

Com cerca de cem espécies, o gênero jacarandá, cujo nome significa fragrante em tupi, está espalhado por Brasil, Uruguai e Argentina. Esta é uma árvore de porte baixo ou médio, emparentada com os ipês e, como elas, luzindo floradas com formato de trombetas espetaculares no inicio da primavera. Os beija-flores adoram! Ocorre espontaneamente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo até o Paraná, sobretudo na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná. Similar a o Jacaranda mimosaefolia, que ocorre no noroeste da Argentina e nordeste do Paraguai e Bolívia, pode ser empregada na arborização de ruas, praças e parques, além de, claro, jardins residenciais, suportando áreas degradadas, longas estiagens e sol forte.

Para ocorrer uma floração intensa, perfumada e de cor fortemente violáceo, o inverno deve ser seco e frio, não sendo apropriada para a região litorânea, onde as temperaturas pouco variam. Dessa maneira, a árvore, com seus ramos nus se veste com folhas verde-claro junto às inflorescências roxo-azulado. Seus frutos são secos, de cor castanho e achatados, sendo chamados no Paraguai de “aplauso de mono” (ka’i Jepopete).

Lembro do poema da romancista Isabel Vieira de Serpa e Paiva:

Dona saudade andou, serena, colorindo
De roxo e de lilás as árvores da rua.
E as flores que, ao sabor do vento, vão caindo,
Tecem amplo cendal sobre a calçada nua.

Sinônimos estrangeiros: Tree genus, carob wood, (em inglês); jacarandá, jacaranda, gualanday, tarco, (na Argentina); Tarco, Gualanday, (na Bolivia); caroba, ka’aro, ka’i Jepopete, (no Paraguai).
Família: Bignoniaceae.
Características: árvore ornamental.
Porte: 5 A 10 metros.
Fenologia: setembro, outubro.
Cor da flor: roxa azulada.
Cor da folhagem: verde-clara.
Origem: Brasil.
Clima: tropical/subtropical.
Luminosidade: sol pleno (suporta meia-sombra na juventude).

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

7 Comments

  1. SR Raul,muito prazer em conhece-lo. Sou morador do rio de janeiro e me apaixonei pelo jacaranda de minas.Estou encomendando a uma loja local ,as maiores mudas q conseguir obter.Moro na região oceânica de Niteroi ao lado do lagoa de Piratinga,
    do outro lado da lagoa fica a praia.Vou plantar 4 mudas na calçada.Por favor o que devo fazer para garantir q elas sobrevivam e fiquem bonitas?Não me diga para plantar outra arvore,foi amor a primeira vista!!!Agradeço qualquer informação q o senhor puder dar obrigado.Meu endereço e av raul de oliveira rodrigues n 1691 piratininga niteroi tel 021 2619 2245 ou 2619 1593

  2. Lindo poema, Raúl. Você sempre surpreendendo!
    Abraço

    • Olá Claudio,

      Seu elogio é muito importante para mim!

      Abraços

  3. Quantos anos vive em media um exemplar de Jacaranda mimosaefolia (jacarandá mimoso)?

    • Olá Helena,

      O jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia) tem uma expectativa de vida de até 200 anos se plantado em áreas rurais, mas na cidade vive menos, especialmente em calçadas próximas de trânsito intenso.

      Abraços

  4. GOSTARIA DE RECEBER SOBRE AS PLANTAS OBRIGADO

    • Boa tarde Maria José,

      Sua pergunta não ficou clara. Que é o que gostaria de receber?

      Ficamos no aguardo.

      Abraços