Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Litchi chinensis

Lichia, uva-chinesa, lechia, alexia, lichieira

O fruto tem um sabor pouco mais doce do que a uva-itália e é coberta por uma casca vermelha e enrugada, ele deve ser tirado da árvore quando está com a coloração vermelha bem acentuada, já que não ficam maduras depois de colhidas e é o momento ideal para cortar mais ou menos 20 centímetros dos ramos, isto estimula uma futura colheita farta desta árvore que chega produzir mais de 150 kg de frutos na sua fase adulta, requerendo solos úmidos. Ela foi  introduzida no Brasil, em 1810, como presente da China ao imperador D. Pedro I. Muito rica em vitamina C possui baixas calorias e 82% de água, portanto é indicada nas dietas saudáveis. É saboreada ao natural e em compotas, sucos, saladas de frutas ou em saladas verdes com frango. Na china, depois de seca, é usada para aromatizar o chá, dando-lhe um sabor especial.

A árvore é de crescimento lento e tem copa arredondada e ramos pêndulos, frondosa  e equilibrada, podendo ser usada ornamentalmente nos jardins já que quando frutifica é muito vistosa.

  • Sinônimos estrangeiros:  Lychee, leechee, lici, (em inglês); mamón chino, mamoncillo chino, litchi, lechia, (em espanhol); litchi, cérisier de la chine, lichia de chine, (em francês); dali, danli, huoshan, jingli, lizi, (em chinês); litchibaum, (em alemão); cây vai; tu hú; vai, (no Vietnã); alupag; arupag; letsias; mamata, (nas Filipinas); linchee; lichia; veja raaman, (em Tailândia).
  • Família: Sapindaceae.
  • Características: Árvore frutífera perene.
  • Porte: 6 a 12 metros.
  • Fenologia: Floração no início da primavera. Frutificação em dezembro.
  • Cor da flor: Amarela, inexpressiva.
  • Cor do fruto: Vermelho por fora e branco por dentro.
  • Cor da folhagem: Verde escuro.
  • Origem: Sul da China, na província de Cantão, norte do Vietnã e Camboja.
  • Clima: Subtropical/tropical.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

6 Comments

  1. Boa noite, tenho um pé de lichia bem frondoso no meu quintal em Curitiba, mas não produz e as folhas deformadas. O que eu poderia fazer para resolver isso?

    • Bom dia Tânia,

      Esse sintoma pode indicar uma infestação de ácaros ou de tripes.

      Para combater essas pragas faça pulverizações com calda de fumo
      Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
      água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
      diluir em 5 litros de água. Em seguida pulverize semanalmente por três vezes.

      Também alterne com pulverizações de enxofre.

      Faça uma adubação com torta de algodão, para estimular a frutificação.

      Abraços

  2. Como faço para obter Muda para eu plantar obrigada

    • Rosely,

      Para reproduzir a lichia o melhor sistema é o de de alporquia, um sistema vegetativo que implica em você ter um galho com gemas produtivas de uma árvore que mostre boa produção.

      Raspe uma parte do galho e amarre, em volta, um substrato para que esta parte do galho produza suas raízes. Quando as raízes estiverem formadas, você cortará o galho na parte mais próxima ao tronco e deverá transplantar essa muda enraizada em um vaso de 20 litros, pelo menos.

      Abraços

  3. Boa noite!. Como posso adquirir mudas de qualidade?. Poderia me indicar algum site de vendas de confiança?. Desde já agradeço o retorno.

    • Bom dia André,

      Lhe recomendo a Fazenda Citra, com Luis Bacher: Rodovia Limeira-Piracicaba, Km 117, Limeira – SP – Telefone: (19) 3451-1221.

      Eles são muito confiáveis!

      Abraços