Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Opuntia microdasys

Orelha-de-coelho, opúntia, palma-brava

Foto de Stan Shebs, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Uma cactácea com folhas em forma de artículos achatados e revestida por aréolas com minúsculos espinhos, formando pontos harmônicos, eles são quase imperceptíveis e não devem ser tocados, já que ficam aderidos, causando irritação e sua remoção é difícil. Surge em áreas arenosas e em encostas rochosas em Chihuahua e Texas, onde a umidade ambiente é baixa.

Foto de sergio niebla from Cd. Victoria, Tamaulipas, México, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

É um cactos primoroso para acrescentar na coleção de cactos e suculentas das pessoas que gostam dessas plantas que prosperam em solos muito bem drenados, talvez rochosos e a pleno sol, suportando invernos frios, com  temperaturas abaixo de 0º. O crescimento é lento e devem ser usadas luvas grossas no manuseio. Na propagação  é conveniente deixar o artículo achatado em local sombreado por alguns dias e somente depois enterrá-lo no solo. Deve-se usar um bom condicionador, pode ser o condicionador de solo para cactos e suculentas da Vitaplan, utilizando 50% dele misturado com outros 50% de areia média lavada.

O nome nopal cegador se refere à aréola espinhenta que pode causar cegueira ao rebanho, quando entra em contato com os olhos do boi e a denominação, Opuntia vem do grego usado por Plínio, o Velho, para uma planta que cresceu ao redor da cidade de Opunte, na Grécia e microdasys é um epíteto formado pelos termos gregos “mikros“, pequeno, e “dasus“, cabeludo, em referencia aos halos espinhosos.

Foto de Stickpen, Public domain, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeirosangel’s-wings, bunny ears cactus, bunny cactos, polka-dot cactus, (em inglês); nopal cegador, nopalilo cegador, nopal rojizo, (em espanhol); oreilles de lapin cactus, lapin cactus, ange cactus des ailes, figuier d’Inde à aréoles jaunes, (em francês); fuchsrote, goldopuntie, (em alemão).
  • Família: Cactaceae.
  • Características: cacto perene.
  • Porte: 40 a 70 centímetros de altura, excepcionalmente chega 1 metro.
  • Fenologia: verão.
  • Cor da flor: amarela.
  • Cor da folhagem: verde claro.
  • Origem: sul dos Estados Unidos, em Arizona e Texas e norte do México, em Coahuila, Durango, Nuevo León, San Luis Potosí, Zacatecas e Chihuahua.
  • Clima: subtropical e tolerante a seca, ao frio e a geadas.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

Secured By miniOrange