Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Plumeria pudica

jasmim do caribe, frangipane-branco, buquê de noiva

A primeira vez que vi esta planta foi em Manaus e fiquei encantado com as flores brancas, contrastando com o verde escuro e brilhante das folhas. Depois a encontrei de novo em Recife, em Maceió e em outras cidades do Nordeste. Na região Sudeste e Sul é praticamente desconhecida, mas não vai demorar em se tornar frequente nos jardins. São muitas suas vantagens: floresce praticamente o ano todo, desde que receba bastante sol, cresce rápido, suporta a seca, não é atacada por pragas e doenças, dispensa adubações e pode ser cultivada em solos pobres, desde que bem drenados. Outra de suas qualidades é que, por ter uma forma colunar, não ocupa espaço, podendo ser cultivada em espaços estreitos, como corredores laterais. É um arbusto que forma normalmente um ou dois troncos finos ramificando desde a base, criando uma fronde compacta, transformando-a em espécie ideal para cercas. Quando plantada em vasos, pode ser podada para adquirir uma forma mais arredondada.

Em 2007 ganhou o prêmio da Planta do Ano, em uma exposição em Fort Lauderdale – USA, tornando-se uma verdadeira estrela no paisagismo da Flórida e do Caribe.

Mito parecida com o jasmim-manga, mas bem menor, sua multiplicação é facilitada quando feita por estacas, com uma polegada de diâmetro e 10 centímetros de comprimento. Aconselho que essas estacas descansem um par de dias, na sombra, para enxugar a seiva leitosa que possuem, antes de plantá-las.

  • Sinônimos estrangeiros: white frangipani, bridal bouquet, (em inglês); frangipanier pudique, bouquet de mariée (em francês); pomelia, frangipani, (em italiano); caracucha, frangipani , jasmim de Venezuela (em espanhol);
  • Família: Apocynaceae;
  • Características: arbusto;
  • Porte: 2 a 4 m de altura e largura de 1,50 a 2,00 m;
  • Fenologia: Primavera, verão, até o fim do outono, nas regiões de clima quente;
  • Cor da flor: Branco intenso, com o centro amarelo;
  • Cor da folhagem: Verde escuro e brilhante;
  • Origem: Colômbia, Venezuela, Panamá, Curaçao;
  • Clima: Tropical, Subtropical;
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

246 Comments

  1. Este planta é para sol pleno?

    • Lucia,

      Como é citado na matéria é: Luminosidade: Sol pleno.

      Abraços

  2. Muito interessante mesmo parabéns eu gostaria de receber um catálogo com nomes de arbustos meu e-mail é adilson.manoel@hotmail.com se possível grato

    • Bom dia Adilson,

      Que bom que você gostou! Não possuímos catálogos, apenas temos este canal de comunicação.

      Mas, que tipo de arbustos você precisa? Talvez possa lhe enviar uma relação por aqui mesmo.

      Abraços

  3. Boa noite! Plantei alguns galhos dela e eles estavam indo bem, o caule verde vivo e as folhinhas verdinhas e sempre aparecendo folhas pequeninas na ponta que continuavam crescendo. Mas depois o caule começou a ficar escuro (cor de tronco de árvore) e as folhas caíram todas. Será que morreu ou é o processo de amadurecimento?!
    Desde já agradeço.

    • Bom dia Rebeca,

      A Plumeria pudica precisa de muito sol e solo arenoso para desenvolver bem. Tente melhorar a drenagem adicionando areia média lavada e carvão bem triturado, regue apenas quando o solo estiver totalmente seco.

      Estou torcendo para que sua muda melhore!

      Abraços

  4. Boa tarde Miguel,

    Esse ramo é muito grande e não brotará se enfiado no solo. A multiplicação pode ser feita por estacas, com uma polegada de diâmetro e 10 a 15 centímetros de comprimento. Lhe aconselho que essas estacas descansem um par de dias, na sombra, para enxugar a seiva leitosa que possuem, antes de plantá-las.

    Abraços

    • Faremos isso.
      Muito obrigado, Raul.
      Aproveitando, temos uma árvore Tamboril adulta em nosso quintal com mais de 15 metros de altura. Fiz algumas pesquisas na internet e não consegui nenhuma informação sobre podas em Tamboril adulto. Gostaria de diminuir a altura dela que é muita, pois tenho crianças e já ocorreram quedas de galhos grandes. Você poderia me passar alguma informação?
      Grande abraço.

      • Olá Miguel,

        Você pode fazer uma poda dele, retirando os ramos mal-formados ou tortos, assim como cortando 1 metro da ponta de cada deles. Faça isto na lua minguante de junho, entre os dias 13 e 20 desse mês e na parte da tarde. Isto permitirá uma boa cicatrização, impossibilitando a entrada de patógenos.

        Abraços

  5. Boa tarde,
    Temos essa planta em casa e já está com um bom porte, mas um grande galho se quebrou hoje, conforme a foto em anexo. Gostaria de saber se para replantar esse galho, é necessário cortar em estacas ou se é possível plantar ele todo.
    Obrigado.

    • Boa tarde Miguel,

      Esse ramo é muito grande e não brotará se enfiado no solo. A multiplicação pode ser feita por estacas, com uma polegada de diâmetro e 10 a 15 centímetros de comprimento. Lhe aconselho que essas estacas descansem um par de dias, na sombra, para enxugar a seiva leitosa que possuem, antes de plantá-las.

      Abraços

  6. Bom dia! Gostaria de saber depois de quanto tempo depois que plantei uma muda de Buquê de noiva que a árvore vai dar flor ?

    • Bom dia Roseli,

      Isto depende do tamanho da muda. O buquê-de-noiva floresce no inicio da primavera e alcança 1,60 a 2,00 metros de altura. Ela prefere climas frios.

      Abraços

  7. Olá, sou artesã gostaria de saber se posso utilizar galhos e troncos dessa planta?
    Jasmim do caribe

    • Olá Telma,

      Não recomendo, já que a seiva é tóxica.

      Abraços

      • Ok! Muito grata 🙏🏼

        • Você merece, Telma!

          Abraços

  8. Excelente informações no site, parabens!
    Mudei para uma casa alugada, a Pluméria está com seus 3 metros de altura, clima quente, muito sol.
    A Pluméria em minha casa estava com ferrugem muito forte, todas as folhas da parte de tras, como se tivesse grãos amarelos.
    E nesse mês, depois de jogar bastante agua nas folhas para tentar remover a ferrugem, as folhas estão caindo muito. Hoje é 08/05/2020, teve uma Super Lua ontem, muito brilhante, não sei se afeta a esse ponto de cair folhas, associado com a ferrugem nas folhas.
    Queria aplicar CALDA BORDALESA nela, mas não acho que nesse estagio iria matar a ferrugem, talvez evitar em estágios iniciais.Ou após acabar com esse fungo. As perdas das folhas indicam que ela está morrendo? Será possivel reverter esse processo?

    • Bruno,

      O excesso de nitrogênio, no solo, pode ser o motivador para o aparecimento da ferrugem. Aconselho não molhar a folhagem e fazer uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água, para regar a muda. Repita isto mais duas vezes a cada 10 dias e faça três pulverizações, quinzenais, com Forth Cobre.

      Ela irá melhorar com estas medidas.

      Abraços

  9. Olá Raul.Conheci a plumeria pudica em Maceió há 4 anos. Trpuxe para o sul e a muda cresceu e floresceu. Entretanto, notei que ela é muito sensivel ao frio, tanto que perdi a principal no final de inverno, por uma fraca geada, da qual tinha protegido. Ainda bem que eu havia feito outras mudas que estiveram mais protegidas e continuam evoluindo. Faço este comentário para ajudar os gaúchos e catarinenses que queiram cultivar essa beleza.Abraço

    • Olá Roberto,

      Sim, ela é de clima tropical ou subtropical, não suportando frios intensos nem geadas.

      Muito obrigado pelo comentário!

      Abraços

  10. Boa tarde Sr Raul.
    Eu trouxe galhos dessa planta, de Maceió e um deles enraizou na água e plantei num vaso pequeno e depois de maior, passei para um vaso grande. Só que estou notando que as folhas do caule estão amarelando e caindo. Somente na extremidade têm folhas verdes e flores. Agora, decidimos planta-la na calçada da casa. O senhor poderia me orientar como devemos replanta-la, por favor? O que vamos precisar no plantio dela?
    Obrigada
    Simone

    • Bom dia Simone,

      Essa plumeria desenvolve bem a pleno sol. Faça um berço de 40 X 40 X 40 centímetros e prenha-o com 1/3 da terra de superfície, um terço de Forth Substrato Orquídeas e 1/3 de areia lavada, tudo isto bem misturado e enriquecido com 200 gramas de calcário dolomítico. Depois é só plantar a muda.

      Abraços

  11. Olá, Sr.Raul. Me apaixonei pela Plumeira.Onde posso encontrar muda?

    Gostaria de fazer uma cerca com ela na minha chácara em

    Indaiatuba. É de encher os olhos esse arbusto.Grata.

  12. Espione celulares sem pagar nada por isso. Acess agora mesmo https://meuspy.com e veja como é fácil.

  13. Olá!amigo! Minha Amelia pudica está com folhas bem vivas no alto e folhas murchas e amarelada na parte mais baixa do caule. O que acontece? Poderia cortá-la ao meio para fazer duas mudas? Uma da parte do caule sem folhas e preservar a parte que tem folhas?

    • Olá Nadja,

      Isto de deve a uma deficiência de molibdênio e cobre. Pulverize com o fertilizante foliar Ajifol CoMo e também com o Forth Cobre.

      Isto devolverá o verdor de sua Pluméria.

      Abraços

  14. Boa tarde!!! Posso fazer chá com a Flor? A Flor também é toxica? Obrigada.

    • Boa tarde Fernanda,

      Todas as partes da Plumeria produzem alcaloides venenosos, que afetam pessoas com pele sensível. NÃO toque e não coma flores ou quaisquer parte desta planta, pois elas podem causar irritação na pele ou dor de estômago leve e cólicas em algumas pessoas.

      Abraços

  15. Hola! Gracias. Hace años que veo esta planta. Primero en el nordeste y ahora apareció en Brasilia, donde vivo. Mucho. Se ve mucho.

    • Hola Gaby,

      Si y en Brasília la Plumeria pudica crecerá muy bien!

      Abrazos

  16. Bia tarde, quero plantar no meu quintal, mas estou com medo dos meus gatos se intoxicar! Será q tem problema?
    Obrigada

    • Bom dia Tri,

      Acho que seus gatos vão ficar longe dessa planta. Não vejo perigo, também tenho gatos e eles não beliscam folhas venenosas.

      Abraços

  17. Gostaria de saber se é possível fazer alporquia no jasmim do Caribe, já que tenho receio de não conseguir enraizar as estacas?

    • Neiva,

      É possível, mas essa planta é mais propícia de ser reproduzida por estacas na primavera. Insira essas estacas, depois de seca-las por dois dias, com cerca de 10 cm numa mistura com 50% de areia média lavada e 50% de um bom condicionador. Deixe-as na meia sombra até enraizar e mantenha o solo com pouca umidade.

      Abraços

  18. estive em Maceió e achei deslumbrante.

    • Ah, Zem, elas se dão muito bem nessa região.

      Abraços

  19. Meus parabéns ótimo trabalho sua matéria está excelente não vou perguntar nada por que vc ja respondeu tudo só com a matéria mais uma vez parabéns minha planta vai ficar linda Deus abençoe

    • Muito obrigado Priscila, sempre é bom receber comentários como o seu!

      Abraços

  20. Tenho essa planta é um arbusto estão no meu quintal está sempre florida, é muito linda mas tenho gatos gostaria de saber se a algum perigo p eles se por ventura ingeri-las folhas ou flores desde já lhe agradeço se puder me informar OBRIGADO

    • Neuza,

      A seiva desta planta é tóxica se ingerida, mas dificilmente seus gatos vão se atrair por ela.

      Não vejo perigo em conviver com a Plumeria pudica.

      Abraços

  21. Olá Raul, obrigada por ter disponibilizado tanto conhecimento! Conheci em Maceio e me encantei.
    Mas me Disseram que sua seiva e venenosa. Esta informação é verdadeira? Pq tenho cachorro…

    • Olá Fabia,

      Sim, são plantas cujas folhas ou flores são levemente venenosas se ingeridas e podem irritar o trato digestivo. É a seiva que é irritante e alguns animais podem desenvolver erupções cutâneas quando a colocam nos lábios. Quando os animais ingerem flores inteiras, podem desenvolver salivação excessiva, vômitos e diarreia.

      Mas, dificilmente seu cachorro vai ser atraido pela seiva desta planta.

      Abraços

  22. Olá, meu pai tem câncer de pele, e um dos lugares é no nariz, ele passou o leite dessa planta e está secando, como ele não passa outra coisa és anos atribuindo a ela, pode ser???

    • Olá Walquiria,

      A seiva da Plumeria candida é cáustica e pode ser aproveitada para a remoção de verrugas, entretanto se tratando de um câncer você deveria consultar um especialista em medicina natural.

      Abraços

  23. Olá,
    Gostaria de saber se posso realizar poda com flores….E que altura posso podar…
    Obrigada.

    • Olá Eva,

      Eu não recomendo fazer essas podas quando ela esta com flores, é melhor esperar o inverno para fazer isto. Nessa estação corte as pontas dos ramos, retirando no máximo 20 centímetros de cada extremo.

      Abraços

  24. Fumar as folhas ou flores da jasmim do caribe é prejudicial?? Quais as substâncias q tem na planta??

    • Penso que sim, Kennedy, por ser uma planta da família das apocynaceae contem seiva tóxica.

      Abraços

  25. Bom dia !!
    Será aceita poda ?

    • Bom dia Roseli,

      A poda da Plumeria pudica não é necessária. Apenas deve ser feita para eliminar ramos mortos ou malformados.

      Abraços

  26. Qual o benefício do chá de Jasmim do caribe,o que a folha igual uma colher de pau e como preparar o chá das flores. Quantas flores e o relatório para que serve.
    Uma boa noite, 🙌🏻🙏🏼

    • Fernando,

      a Plumeria pudica não é comestível, mas as flores de Plumeria rubra podem ser usadas cruas em saladas, mergulhadas em um chá, fritas ou como ingrediente na fabricação de doces, geleias e omeletes.

      Abraços

  27. Trouxe um galho pra plantar na minha varanda no Rio de Janeiro. Será que vai pegar?
    Tenho sol,mas não tenho brisa marinha.

    • Suely,

      Sim, vai pegar, mas deixe a estaca de uns 10 cm descansar por 2 dias para enxugar a seiva leitosa, antes de plantar.

      Abraços

  28. Troxe um galho pra plantar na minha varanda no Rio.
    Será que vai pegar?Tenho sol mas não tenho brisa marinha.

    • suely

      • Suely Villela Bastos..FICAREI 8MENSAMENTE AGRADECIDO saber com9 está este seu exemplar de jasmin d9 Caribe..e da possibilidade de ganhar um galh8nho mesmo pequeno e s8mples.Sou do Rio e irei ou m8nha mãe até aí b7scar..seja qual for o bairro.Imenso abraço ao Raul Canôvas por deixe-me sem perg7ntas mediante tão b9as respos5as a tds..Suelly..estou n9 face como Fabiano CostaDeus.Pode me adicionar no Messenger.. ver meu face..e Fabiano CostaDeus..ZAP 21999977780.Cel.de minha mãe Denise..21999356482 e fixo nosso e 22684253.Imenso abraço e ansioso por resposta

    • Será um presente maravilhoso esse velhinho que te PEÇO..pois h9je é aniversário de São Paulo..e minha mãe e de lá.. há muito tempo no Rio..zap21999977780.Cel dela..Denise Meiri e 21999356482.fixo 2122684253

      • Ah, muito legal, Fabiano!