Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Quando floresce o flamboyant

Originário de Madagascar, o flamboyant (Delonix regia) é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondoso, possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore.

O nome, originário do francês, significa flamejante, adjetivo justificado pela acentuada coloração vermelha de suas flores. A árvore, trazida para o Brasil no início do século 19, na época de D.João VI, adaptou-se perfeitamente ao clima e solo brasileiros. Hoje ela é mais comum na região Sudeste, e muito utilizada em projetos paisagísticos, sendo indicada para áreas abertas com grandes espaços que possibilitem seu desenvolvimento.

A cor flamejante que deu nome à árvore, entretanto, não é a única. Há variedades com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado-claro e salmão amarelado.

O crescimento é bastante rápido, chegando a 1,5 metro por ano, até a idade adulta.

Quando a árvore perde as folhas, surgem as inflorescências, compostas por flores grandes, o que ocorre na primavera e no verão.

As raízes do flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superfície, tornando-o impróprio para a ornamentação de calçadas, ruas ou nas proximidades de tubulações de água, esgoto, paredes e fiação elétrica. Sua beleza se destaca quando plantado, isolado ou em pequenos grupos, em áreas extensas, como parques, praças ou amplos jardins de residências, indústrias e sítios.



Na nossa cidade, a beleza irresistível desta árvore pode ser observada em vários pontos, como em algumas avenidas e ornamentando o prédio principal da ESALQ.

Antigamente, o flamboyant era classificado como Poinciana regia, mudou seu nome botânico para Delonix regia: délos = evidente e ónix = unha, em grego, uma referencia ao formato das pétalas. Começou a ser usado no paisagismo intensamente nos últimos 150 anos, especialmente nas regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo. As praças e avenidas de Moçambique, Sri Lanka, Burma, Jamaica, Nigéria, Bornéu, África do Sul, Egito, Tanzânia e Uganda se destacam graças à florada dela. Da mesma forma é cultivada no sul da Flórida e da Califórnia, Bermudas, México e aqui no Brasil marca presença inesquecível na Ilha de Paquetá, na Baia de Guanabara, onde o pintor Pedro Bueno dedicou várias telas  a essa árvore.

Floresce profusamente quando recebe Sol pleno, competindo com qualquer outra planta que fique sob sua copa, a não ser forrações mais rústicas como grama-preta, wedelia, zebrinas ou o botão-de-ouro (Unxia kubitzkii). O gramado normalmente se apresenta ralo. Sua madeira é pesada (830 kg/m³) e as flores apícolas, se colocadas na água e deixadas na geladeira por uma noite, se conservam mais tempo nos arranjos florais. Um dado curioso que li certa vez: quando se raspa a vagem seca do flamboyant produz um som muito parecido com o do típico reco-reco, comumente usado nos grupos de samba. Será que o flamboyant inspirou nossa música popular?

  • Sinônimos estrangeiros: flame tree, flame of the forest, gold mohur, gul mohr, julu tree, peacock flower, royal poinciana (em inglês);chivato, acacia roja, llamarada, clavellino, flamboyán, árbol del fuego, flor de pavo, guacamaya, josefina, tabuchin, morazán, poinciana (em espanhol); july-tree (nas Antilhas holandesas); chura, radha ( em bengali); mjohoro, mkakaya (em swhili); hang nok yung farang (em thai); phuong (em vietnamese).
  • Família: Fabaceae (Caesalpinioideae)
  • Características: árvore.
  • Porte: 12 a 15 m de altura, copa com 25 a 40 m de diâmetro.
  • Fenologia: Fim da primavera e verão.
  • Cor da flor: Vermelha, alaranjada e a variedade flavida, com flores amarelas.
  • Cor da folhagem: Verde claro.
  • Origem: Madagascar.
  • Clima: Tropical/ subtropical.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Texto de coautoria Raul Cânovas e Nancy Thame

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

328 Comments

  1. Comprei uma mudas de flaboyant uma abriu as galhas a outra la vai crescendo so pra cima sem abrir como faco pra ela desgalhar??

    • Oi Adriano,

      É importante que, antes de formar uma copa, a muda alcance uma altura razoável, algo assim como 1,80 m. Se já atingiu esse porte corte o broto apical (esse localizado na ponta), para que o flamboyant comece a bifurcar.

      Abraços

  2. Qual e a idade adulta desta arvore??

    • Bom dia Adriano,

      A idade adulta de um flamboyant é determinada quando alcança seu porte máximo. Isto acontece depois de mais ou menos 15 anos. Sua primeira florada surge com 4 a 6 anos.

      Abraços

  3. Olá, Raul. Parabéns pelo blog e a atenção dada aos seus leitores.

    Eu adoraria plantar um flamboyant no meu jardim. Mas já vi em outras respostas que a minha área e pequena pra isso. Tenho um espaço de 7 metros entre o muro e casa.
    Te pergunto: existe outra que floresça e dê sombra assim como a flamboyant com raizes menos agressivas?

    Obrigada

    • Obrigado Thais,

      Claro que existe!Seguem algumas que desenvolvem bem na sua região e proporcionam uma boa sombra:

      – Hibiscus tiliaceus – algodão-do-brejo (FOTO);
      – Inga marginata – ingá-feijão;
      – Cordia trichotoma – louro-pardo.

      Abraços

    • Plantei sementes de flamboyant vermelho e germinou mas uma muda de um centimetro morreu.o que aconteceu de errado?
      Moro em São paulo na capital.

      • Nicolas,

        São muitos os motivos para o insucesso de uma mudinha pequena. E as outras estão vingando bem?

        Abraços

  4. Oi Raul!!

    Gostaria de saber mais o menos quantos metros de lonjura de um muro devo plantar o flamboyant?
    Preciso saber pois não quero danificá-lo, é um muro de contenção, bem forte, mas todo cuidado é pouco.
    Pesquisei bastante sobre o flamboyant mais fiquei com uma duvida, as folhas dele permanecem no inverno? Vi algumas fotos que aparentam estar na época do inverno e as folhas estavam verdes esperando a primavera para cair e nascer as flores.
    Aqui na minha região é muito quente no verão, chega rachar a terra , e no inverno as vezes é muito frio, alguma dica para ela não morrer no inverno? Pretendo semeá-la.

  5. Plantei uma semente de flamboyant no dia 21/03/2016,gostaria de saber quanto para n muda,plantei a semente dentro de uma lata de leite e margarina furando no fundo,esta correto?pretendo torna-lo no bosai.aagradeço! Abç.

    • Olá Edna,

      Não entendi sua pergunta. Poderia repeti-la, por favor?

  6. Vou me mudar para uma casa que já tem um flamboiã no pátio, ele tem cerca de 10 anos. Foi colocado pedras no piso do pátio, porém próximo as raízes as pedras levantaram.
    Gostaríamos de arrumar o piso. Poderamos cortar superficialmente essas raízes somente para emparelhar o piso? Não levantou muito mas dá para ver algumas pedras desniveladas.
    E o problema que não podemos deixar um entorno sem pedras pois é bem próximo a passagem do carro.

    • Olá Michele,

      As raízes dessa árvore são superficiais e continuarão crescendo na medida em que ela – ainda jovem – desenvolva. O corte pode lesar seriamente o flamboyant, comprometendo sua sobrevivência.

      Uma elevação desse piso poderia ser a solução e, ao mesmo tempo, uma adubação orgânica em profundidade incentivaria o sistema radicular a permanecer nas camadas inferiores, tolhendo seu surgimento acima do calçamento.

      Use o Forth Condicionador solos a partir de uma profundidade de 60 cm formando uma camada de 30 cm e, por cima dele, espalhe pedra britada nº 3.

      Abraços

  7. Parabéns pelo site muito bom mesmo.
    Mestre Raul, estou com um pé de Flamboyant que produzi a parti da semente, esta com dois mês.
    Gostaria de saber qual é a melhor situação para eu passar para a terra, em que época do ano, tipo de solo.
    O sitio fica em SP próximo a São Luiz do Paraitinga, em um vale. pensei em plantar a beira de um lago grande em a taboa esta dominando e ai quem sabe a sombra dela inibir o crescimento destas plantas que se espalha, mis tenho medo que o excesso de agua não seja boa para o Flamboyant. Agradeço desde já a sua atenção e parabéns novamente pelo Blog

    • Obrigado Antonio!

      O flamboyant aprecia solos úmidos, entretanto eles devem ser bem drenados, nunca encharcados.

      O transplante pode ser feito agora, na estação quente, usando 50% de um bom substrato, misturado com terra de superfície e acrecido de 600 g de Forth Plantio em um berço de 60x60x60 cm

      Abraços

  8. Meu flanboyan já tem dez anos e até agora nunca floriu? Quero saber se é normal demorar tanto tempo e se tem algum segredo p fazê-lo florir?
    Aguardo resposta
    Abraços, Célia

    • Olá Célia,

      O flamboyant, quando obtido a partir de sementes, pode demorar ate dez anos para florir por primeira vez. Uma adubação rica em fósforo feita na projeção da copa pode estimula-la. O fertilizante Forth Flores, associado à farinha de ossos, é indicado para essa função.

      Abraços

      • Bom dia Raul,

        Tenho 6 flamboyants plantados por mudas na fazenda ha mais de 7 anos e nunca floresceram.
        Já tem entre 8 a 12 mts de altura.
        Li que a altitude pode retardar o florescimento ou até mesmo nunca florir (a altitude é de aprox 650 mts). Existe alguma coisa que possa ser feita?

        • Boa tarde Rafael,

          Como já comentei em uma resposta anterior, a um dos nossos seguidores, eles podem demorar ate dez anos para florir por primeira vez. Sem dúvida as condições climáticas podem influenciar, já que se trata de uma espécie nativa e introduzida em regiões próximas de restingas, com boa umidade ambiente. Entretanto o clima de seu município é o tropical chuvoso quente e úmido, bom para essa espécie.

          Com um pouco de paciência poderá vê-lo florir daqui a pouco.

          Abraços

  9. 0lá, estou cultivando um pré bonsai de flamboyam.
    Desde a semente ele esta com 9 anos. Mas não floriu ainda. Faço podas anuais da raiz.
    quanto tempo será q leva p florir?

    • Olá Linus,

      Ele deverá florir a qualquer momento, já que mesmo de semente depois de sete ou oito anos começa a soltar flores.

      Uma adubação rica em fósforo pode estimula-la. Experimente o Forth flores, é um fertilizante com a fórmula 06-18-12 + micro, indicado para essa função. Apenas use uma dosagem menor do que a indicada nas recomendações de uso.

      Abraços

  10. preciso saber o tempo de vida desta arvore, tenho uma a 30 anos mas estou preocupada.
    Wanda
    wandadimigueli@hotmail.com

    • Não fique preocupada Wanda Maria, essa espécie vive mais de 70 anos dependendo, claro, das condições climáticas e do tipo de solo onde ela está habitando.

      Abraços

  11. Boa noite! Tenho uma arvore flamboyant plantada em meu jardim, com aprox 4 anos e com cerca de 4m de altura. Ocorre que no ultimo temporal da sexta feira passada, ela de desprendeu do poste onde estava amarrada e quebrou no meio. Somente permaneceu 20% da casca que nao foi danificada. Eu coloquei diversas presilhas amarradas em panos na tentativa de regeneração da árvore. Será que consigo? Como devo proceder? Me informaram que o melhor seria cortar onde ela quebrou para fazer nova brotação e daí viria inclusive mais forte. Não sei o que fazer. Posso mandar fotos. Se puderem me ajudar.. lhes agradeço muito! Abc, Alessandro. Fone: (51) 98.39.10.11

    • Boa noite Alessandro,

      É difícil lhe dar um parecer sem ver a muda. Sendo ainda jovem pode acontecer que unindo as partes elas unam e se consolidem. Corta-la pode estimular uma nova brotação, mas pode originar uma árvore disforme.

      Você pode-nos enviar fotos dela?

      Abraços

  12. Olá,

    Encontrei uns troncos de flamboyant cortados e gostaria de saber se eles serviriam para fazer esculturas. Pelo que andei lendo, parece que não, por se tratar de uma madeira mais mole e, portanto, mais sujeita à pragas.
    E uma outra questão: se eu lhe enviar a foto de um tronco, você saberia me dizer a qual espécie de árvore ele pertence?
    Obrigada,
    juliana

    • Oi Juliana,

      Qualquer madeira pode servir como matéria prima para um artista plástico, independente de sua dureza. A madeira balsa, por exemplo, é leve e excelente para se fazer esculturas. Tudo depende da finalidade e tratamento no acabamento do entalhe.

      É bastante improvável determinar o nome de uma espécie olhando a foto de um tronco, a não ser, claro, de alguns notáveis como o Eucalyptus deglupta, o Calycophyllum spruceanum ou da Ceiba speciosa.

      Abraços

  13. quantos anos leva para florir ?

    • Depende Vanir,

      Sua região enfrenta invernos bastante frios e o flamboyant prefere climas quentes e úmidos, onde floresce melhor é mais rapidamente.

      Se for cultivado a partir de uma semente pode demorar 8 a 10 anos; se for uma muda com 1,70 m e um DAP de 5 cm o tempo para soltar as primeiras flores fica reduzido a mais ou menos 4 ou 5 anos.

      Abraços

  14. Flamboyant pode ser plantado só na areia?

    • Oi Ricardo,

      O flamboyant desenvolve bem no litoral, em solos arenosos, tolerando a salinidade. Entretanto na areia pura não terá condições de se aprumar e nem mesmo de segurar a água e os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

      No berço, onde será plantado, adicione um pouco de terra e de qualquer matéria orgânica que tenha a disposição por perto (esterco, folhas secas, gravetos, restos de lixo decomposto), além de 500 g de torta de mamona e 500 g de farinha de ossos.

      Abraços

  15. Bonsais muito bonitos,mas quero ver um bonsai flamboyant.

    • Não entendi bem o que você quis dizer, Claudemir. Em todo caso segue a imagem de um flamboyant bonsai.

      Abraços

  16. Bom Dia,tenho vários pés de Famboyant, no jardim de casa, plantados a cerca de uns doze anos, mas nunca floreceram gostaria de saber o porque?
    atenciosamente
    Cintia.

    • Olá Cintia,

      Tenho ouvido ao respeito de árvores geneticamente modificadas que não florescem, para uma “melhora” visando produção de madeira. A procedência das sementes pode influenciar, tornando as árvores estéreis.
      Seus Flamboyant deveriam ter florescido com 3 ou 4 anos, retardamentos podem acontecer em áreas de clima mais frio ou de altitude, que não é o caso da região onde você está. Observe se há um bom espaço para o desenvolvimento deles, levando em conta que o diâmetro da copa alcança por volta de 20 a 25 metros e se algum calçamento possa estar impedindo que a água supra as necessidades deles. Procure saber, também, por alguma fonte de poluição, um vazamento de produtos químicos, por exemplo.

      Por último pode ser (mas acho difícil) que uma adubação rica em fósforo e potássio estimule a florada.

      Qualquer novidade nos coloque a par.

      Abraços

  17. isso e muito legal

  18. isso e muito interessante

  19. Olá,
    Acabei de comprar uma casa e na parte da frente tem um Flamboyant, estou preocupado pois a estrutura do muro danificou-se e tenho receio que atinja a casa também.
    Porém, se retirar a árvore, suas raízes não podem apodrecer danificando da mesma forma a estrutura da casa?

    • Oi André Luís,

      Se a árvore está localizada a uma distancia de, pelo menos, 15 metros das edificações, não vejo problemas em mantê-la. Caso contrário pode ser feita uma poda de raízes, mantendo um raizame de 20 metros de diâmetro. Uma valeta, com 80 cm de profundidade e 40 cm de largura, formando um círculo envolta da árvore, impedirá a invasão dessas raízes e deve ser preenchida com pedra britada nº 3.

      Tente manter esse flamboyant, ele, além das flores vermelhas, oferece um bem-estar incrível.

      Abraços

      • Obrigado pela atenção Raul.
        A localização da árvore é bem encostada no muro da frente, a uma distância de uns 2,5 a 3 metros da casa.Ao construir um muro novo a raiz continuará crescendo a ponto de danificar esse muro também?
        E a distância com relação a casa é preocupante ou nem tanto?

        • Olá André Luís,

          Infelizmente não é prudente manter essa árvore tão próxima da casa. Três metros e muito pouco para o desenvolvimento das raízes. Tente (se for possível) transplantá-lo.

          Abraços

    • nytjhtye6d

  20. Podem me informar qual a área de terreno que preciso para plantar flanboyant ? Isto é, quantos metros de diâmetro alcançam as raizes?

    Obrigada

    • Olá Wanda,

      A extensão das raízes depende do tipo de solo e do clima da região. Considerando que Viamão possui clima subtropical, com verões quentes e invernos frios, com chuvas bem distribuídas ao longo dos meses do ano e imaginando que o solo onde será plantado seja de boa fertilidade e pouco profundo, podemos calcular que, quando adulto, as raízes do flamboyant ocuparão um espaço cujo diâmetro alcançará 25 metros aproximadamente.

      Abraços

  21. Bom dia, SR. Raul.
    Retirei o flamboyant do solo com torrão completo, mas percebi que no momento que o retirei do solo as folhas começaram a murchar imediatamente e secando no outo dia. Será que vai nascer as folhas novamente?
    Estou tentando fazer um bonsai dela colocando no escorredor de macarrão com adubo orgânico e areia.

    • Olá Herison,

      O transplante dessa espécie é delicado por causa de possuir raízes superficiais e estendidas. É provável que tenham sido danificadas causando estresse à muda. Se irá se recuperar não sei, já que teria que vê-la para diagnosticar isso, mas mantenha a parte aérea úmida e não use, pelo menos por enquanto, nenhum tipo de adubo.

      Abraços

  22. Boa tarde!! Achei excelente esse tópico. A flamboynt sem sombra de dúvidas é a árvore mais bonita do verão!!!

    Sou de campo grande, moro em frente a uma praça que tem uma grande diversidade de árvores incluindo uma flamboynt, mas gostaria de plantar mais uma. Eu consigo a muda nessa árvore que já está plantada ou preciso comprar em algum lugar?

    Obrigado!!!

  23. Quando vou para Saquarema vejo também flores brancas, roxinhas e algumas quase azuis. São todas flamboyant?

    • Oi Adriana,

      Por qualquer motivo alheio a nossa vontade, sua pergunta ficou um tempão sem resposta. Pedimos desculpas.

      As distintas cores observadas nessas árvores indicam outras espécies. Certamente não são flamboaiãs.

      Abraços

  24. consegui,peguei bem filhotinha uma muda de Flamboynt mas agora ela esta com uns 30cm ,esta em um vaso ainda pois tenho receio de planta-la e nao aguentar o sol ,a minha duvida é exatamente essa , como planta-la no chao? é verdade que tenho que planta-la com cano de pvc de 1m para que a raiz entre mais facilmente pra terra e nao fique com raizes aereas.obrigado

    • Não faça isso, Laura!

      Nada de tubo de PVC. O flamboyant deve se plantado longe de qualquer edificação, já que suas raízes são invasivas e servem de sustentação a esta árvore.

      Abraços

  25. Itanhaém. Caminho para a praia. Flamboyant em flor.

  26. Minha árvore preferida

  27. Bom dia Raul!

    • Você sabe me informar se essa árvore é uma Flamboyant?

      Abraços!

      • Oi Crislaine,

        Que pena! A foto que nos enviou não está clara como para arriscar que árvore é essa.

        Abraços

        • Que pena Raul, infelizmente só tenho essa. Mas agradeço o retorno.

          Abraços,

          Crislaine.

  28. Gostaria de saber se posso plantar flamboyan em São Lourenço D’Oeste em Santa Catarina. No Inverno temos bastante geadas, será que ela resiste?

    • Olá Ângela,

      O flamboyant suporta o frio, incluindo geadas leves, entretanto por ser uma espécie Tropical/Subtropical não a recomendo para sua região, já que o desenvolvimento pode decepcionar.

      O Eucalyptus fiscifolia (FOTO) é mais indicado para sua região.

      Abraços

  29. Onde posso encontrar um pé de flamboyant adulto na cidade de são paulo?

    • Olá Claudio Luiz,

      Já observei muitos flamboaiãs na cidade de São Paulo: na USP, no Parque Ibirapuera, na entrada do Condomínio Ilhas do Sul,na Av. Diógenes Ribeiro de Lima, no Alto de Pinheiros, no Parque da Aclimação, No Largo do Arouche, em avenidas e ruas nos bairros de Morumbi, Alto da Lapa, Chácara Flora, etc.

      Aguarde a época da florada, eles vão aparecer de forma notável na sua frente!

      Abraços

  30. Temos um pé de flamboyant vermelho, que já tem 20 anos, e desde que viemos morar nessa casa, há 3 anos anos, ele nunca floresceu, apenas deu 2 flores no ano passado. Fizemos a limpeza dos galhos, colocamos uréia e adubo (o suficiente), e chove bastante aqui, não é falta de umidade. Já nos disseram que pode ser um macho, isso pode ser verdade? Ou qual pode ser o motivo que ele não floresce? Obrigado pela atenção e aguardamos resposta.

    • Bom dia Marlene,

      Sua região sofre invernos intensos e em regiões mais frias não floresce tão intensamente. Isto de macho é “folclore” mas pode acontecer que essa árvore floresça pouco pela sua caraterística particular, é normal que alguns floresçam menos que outros.

      Com respeito aos adubos quero deixar um alerta, eles podem causar um desequilíbrio nutricional dependendo da formulação. A ureia, por exemplo, possui 45% de nitrogênio, estimulando o crescimento das folhas e aumentando seu tamanho, quando este elemento predomina as plantas florescem menos, as raízes são pouco desenvolvidas e ficam mais propensas à pragas.

      Prefira a farinha de ossos que é rica em fósforo e estimula a floração.

      Abraços

      • Adorei tudo que li, neste ano também plantei meu flamboyan, espero que não demore muitos anos para florir, estou muito curiosa para saber sua cor…